M.SCYZOR EX – Garbodor ou Metal, Analisando as possibilidades de M.Scyzor EX no Metagame

 

              Ola treinadores, bem vindos a Delta Pokémon.

             A segunda coleção do bloco Break chegou e trouxe com ela alguns pokémons muito queridos pelos jogadores, Darkai, Greninja, Garbodor, e Raticate estão de volta, enquanto M.Gyarados e M.Scyzor fazem sua estreia no pokémon TCG como protagonistas desta coleção. O set BREAKpoint (Turbo Colisão) chegou como o mesmo padrão do set anterior BREAKtrough (Turbo Impulso), cheios de tech’s e com poucos pokémons que se tornaram atacantes principais, além de excelentes trainer’s que prometem mudar a forma de se construir um deck.

       Muitos jogadores têm ficado desanimados com as coleções BREAK’S, pois elas trazerem muitos pokémons que parecem competitivamente fracos. Os protagonistas deste set, assim como os pokémons Break’s desta coleção (exceto Greninja), são motivos de desconfiança para muitos. Mas, algumas cartas têm ótimo potencial de jogo e podem surpreender e até mesmo se tornarem fortes no metagame, principalmente após a rotação deste ano no Formato Standard.

       Hoje vamos trazer uma discussão sobre um Pokémon que divide opiniões dos jogadores, M.Scyzor-EX vem sendo crucificado na comunidade internacional, e por alguns Brasileiros, pelo seu baixo teto de dano, porém, parece que este fato está encobrindo suas vantagens e seus bons efeitos. A partir de discussões com alguns amigos que também se interessaram por M.Scyzor-EX, foi que chegamos a duas listas que apresentarei nesta matéria, são duas formas distintas para se jogar com este pokémon, que dará a você uma outra visão sobre esta carta. Vamos analisar seus pontos fortes e fracos para descobrir a melhor combinação para este pokémon.

 

A LISTA

M.SCYZOR EX / BRONZONG

Pokémon (17)

3x M.Scyzor-EXm-scizor-ex-breakpoint-bkp-77
3x Scyzor-EX
2x Heatran
1x Aegislash-EX
1x Zoroark
1x Zorua
3x Bronzong
3x Bronzor

Trainer (33)

4x Professor Sycamore
2x Professor Birch’s Observations
2x Lysandre
1x Judge
1x Giovanni’s Schemebronzong-phantom-forces-phf-61
4x VS Seeker
3x Ultra Ball
3x Level Ball
2x Battle Compressor
3x Float Stone
2x Muscle Band
3x Scyzor Spirit Link
1x Sacred Ash
2x Steel Shelter

Energia (10)

7x Metal Energy
3x Double Colorless Energy

 

           A primeira ideia para se jogar com M.Scyzor-EX partiu do básico de juntá-lo a outros pokémons do tipo Metal, se aproveitando da aceleração de energias de Bronzong, da defesa de Aegislash-EX e da boa troca de prêmios de Heatran.

        M.Scyzor Ex tem sido taxado como ruim por não conseguir causar K.O em outros pokémons Ex (exceto Shaymin-EX) com apenas um ataque, mas seu ataque Iron Crusher não é nada ruim, causando 120 de dano com apenas duas energias metálicas e te dando a opção de descartar uma energia especial ligada ao Pokémon defensor ou um estádio em jogo. Apesar das críticas, este Pokémon ainda é um atacante rápido, causa um bom dano com pouca energia, consegue se livrar de energias especiais (que estão presentes em quase todos os decks) e também pode descartar estádios como Sky Field, Rough Seas, Fairy Garden e Parallel City, que são usados estrategicamente em muitos outros decks.

       Por M.Scyzor-EX usar poucas energias para atacar, Bronzong não se torna extremamente necessário, assim com apenas um no heatran-phantom-forces-phf-63banco, você será capaz de energizar seus outros atacantes de forma eficiente, por isso a linha de 3-3 se torna suficiente. Heatran será seu segundo atacante neste deck, o primeiro motivo por escolhermos Heatran foi por ele ser um bom atacante não EX (o que vai te favorecer na troca de prêmios), o segundo motivo é por ele conseguir causar danos de até 150, que vão ser importantes para nocautear pokémons estágio 2, como Gallade e Empoleon, e para colocar uma pressão maior sobre o adversário.

        Aegislash-EX é um Pokémon muito bom, sua habilidade Mighty Shield impede que ele sofra danos de pokémons que possuam energias especiais. Como quase todos os decks usam essas energias, Aegislash-EX será um pokémon importante em momentos de transição entre um M.Scyzor-EX nocauteado e a preparação de outro atacante. O motivo por se usar apensa uma cópia desta carta, é que o ataque do M.Scyzor-EX irá descartas as energias especiais do adversário, deixando sua defesa um pouco ineficiente, além do uso constante de Hex Maniac por parte de muitos jogadores.

           Zoroark entrou para a lista para cobrir o lugar deixado por Keldeo-Ex, sua habilidade Stand In permite que você substitua seu pokémon ativo por Zoroark e com Float Stone ligada a este pokémon, zoroark-breakthrough-bkt-91você terá recuo 0 durante toda a partida, assim não precisamos nos preocupar com custo de recuo de nosso pokémons, que é relativamente alto. O motivo por se usar apenas 1 Zoroark é o pouco espaço na lista e mesmo que precisemos recuar nossos pokémons ainda temos a habilidade de Bronzong para recuperar nossas energias, além das Float Stone’s para zerar o recuo dos pokémons mais pesados. Zoroark também poderá ser usado como atacante contra decks que usem muitos pokémons no banco, seu ataque Mind Jack causa 10+30 de dano para cada pokémon no banco do oponente, conseguindo chegar a danos superiores a 100 com enorme facilidade.

       A linha de trainer’s desse deck segue o padrão de outros decks metal, com muitas Ball’s, para se acelerar as evoluções e ter Bronzong em campo o quanto antes, os supporter’s básicos de todos os decks para uma aceleração de cartas, assim como os itens e o estádio Steel Shelter, para prevenir condições especiais.

 

OPÇÕES

 

            Durante nossas discussões sobre essa lista muitas cartas foram sugeridas, a maioria delas praticamente criaria uma outra vertente desse deck, porém algumas sugestões obvias podem fortalecer esta lista, dependendo do metagame de sua região.

         A primeira opção de mudança é a entrada de Shaymin-EX, a habilidade Set Up é excelente no early-game e, com certeza, trará mais agilidade para este deck. Mas quero explicar o motivo por este pokémon não fazer parte inicialmente da lista acima,shaymin-ex-roaring-skies-ros-77 Shaymin-EX tem uma habilidade excelente, cabe em todos os decks e deixa qualquer estratégia mais rápida, quanto a isso todos nós já sabemos, o problema dele é ser um EX com apenas 110 de HP. Até o fim do ano passado isso também não era problema, mas recentemente o combo Target Whistle / Lysandre tem deixado muitos jogadores preocupados, tanto que alguns deck’s já começaram a diminuir o número de Shaymin’s para evitar que sua derrota seja rápida. Esse combo tem demonstrado uma boa eficiência para acelerar sua vitória, de forma que já vi algumas listas de M.Mewtwo-EX usando até 3 cópias de Target Whistle e de Lysandre (um exagero, diga-se de passagem).

            Como esse deck precisa de todos os slot’s no banco e Shaymin-EX se tornou um alvo ainda mais fácil de ser derrubado, além de atrasar nosso set up no mid-game ocupando um lugar precioso no banco, foi que chegamos a conclusão que ele não deveria fazer parte do deck. Obviamente tudo vai depender do metagame em que você está jogando e se em sua cidade não há o perigo de Target Whistle / Lysandre, você poderá adicionar Shaymin-EX a sua lista, aproveite também para substituir o estádio Steel Shelter por Sky Field, assim você poderá colocar mais pokémons no banco e quando perder o estádio, se livrar dos Shaymin’s.

         seismitoad-ex-furious-fists-frf-20-ptcgo-1   A segunda sugestão de mudança para essa lista é a entrada de Seismitoad-EX. O sapo poderá ser mais útil que Aegislash-EX, atrasando o oponente nos primeiros turnos de jogo, enquanto você fortalece o seu campo. Porém a partir do mid-game o adversário já estará com o seu setup montado e Seismitoad-Ex não terá tanta utilidade quanto Aegislash-EX. Outra vantagem de se usar Seismitoad-EX é conseguir cobrir a Fraqueza do deck, deixando-o menos vulnerável contra Entei / Charizard-EX, M.Houndoom e outros decks de fogo.

           E se você pretende usar esse deck no Formato Expandido, Cobalion-EX e Keldeo-EX, praticamente se tornam obrigatórios essa lista, além liberar slots no deck estes dois pokémons são bons atacantes, deixando o deck mais ágil e mais forte.

Mega Scizor 1

          A versão full Metal desse deck até que nos agradou em um primeiro momento, mas parecia que ainda faltava alguma coisa para M.Scyzor-EX se tornar mais competitivo e, como disse acima, muitas sugestões de cartas foram dadas para fortalecer a lista de acordo com o estilo de jogo de cada um e entre todas as ideias, uma em particular me agradou muito. Garbodor é um pokémon que já se cansou de ganhar títulos em todos os campeonatos do mundo e após permanecer alguns meses de castigo fora do Formato Standard, ele está de volta. Sua habilidade favorece muito decks com atacantes rápidos ou Locker’s e como M.Scyzor-EX se encaixa nessas duas categorias, passamos a trabalhar em cima da ideia de uni-los em um novo deck que tem tudo para ser muito forte. Assim chegamos a essa lista:

 

A LISTA

M.SCYZOR EX / GARBODOR

Pokémon (13)

3x M.Scyzor-EXm-scizor-ex-breakpoint-bkp-77
3x Scyzor-EX
2x Garbodor
2x Trubish
2x Shaymin-EX
1x Jirachi (XY Promo 67)

Trainer (37)

4x Professor Sycamore
3x Skyla
2x Judge
2x Lysandre
1x Giovanni’s Scheme
1x Team Flare Grunt
4x VS Seekergarbodor-breakpoint-bkp-57
4x Ultra Ball
4x Crushing Hammer
2x Switch
3x Float Stone
3x Scyzor Spirit Link
1x Sacred Ash
3x Reverse Valley

Energia (10)

6x Meta Energy
4x Shield Energy

 

         Nessa versão a estratégia passa a ser voltada para dificultar a vida do adversário, descartando suas energias e o impedindo de usar habilidades. Tudo aqui é muito similar a forma de jogar de Seismitoad-EX / Garbodor, a diferença fica por conta da velocidade em que podemos conseguir nosso nocautes. Como diria um amigo meu, “Gardodor é um câncer no Pokémon TCG”, a habilidade Garbotoxin impede que qualquer outros pokémons em campo, na pilha de descartes, em sua mão ou no deck, possam usar habilidades, isso quando Garbodor tem uma tool ligada a ele. Para que você possa ter uma noção do quanto esse pokémon é destrutivo, sozinho Garbodor é capaz de travar mais de 60% dos setup’s dos outros decks do Formato Standard, transformando o jogo em quem ataca mais forte e mais rápido. Podemos até dizer que este pokémon é o parceiro ideal para M.Scyzor-EX.

          Com o retorno de Garbodor ao formato, o item Startling Megaphone também deverá voltar a cena do metagame, isso desestabiliza um pouco essa estratégia, mas não se preocupe,jirachi-xy-promos-xy67 com M.Scyzor-EX precisando de apenas dois ataque para nocautear qualquer pokémon do formato (exceto Wailord-EX) e descartando as energias do adversário, além das trainer’s Crushing Hammer e Team Flare Grunt, que também vão te ajudar a atrasar o contra ataque do oponente descartando mais de suas energias em campo, Garbodor será mais uma distração, obrigando o adversário a lutar em duas frentes e batalha (contra o bloqueio de habilidade e o descarte de energias), do que um pokémon chave para nossa vitória.

        Diferente da lista acima que precisava de todos os slots no banco, essa versão necessita de Shaymin-EX, para que você consiga montar Garbodor no T2. A habilidade Set Up será crucial nos primeiros 3 turnos da partida, garantindo toda a aceleração do deck para que você possa montar Garbodor e M.Scyzor-EX, antes que o oponente consiga por em prática sua estratégia de jogo. Jirachi é uma outra forma de descartar as energias do adversário, seu ataque Stardust causa 10 de dano e descarta uma energia especial ligada ao pokémon defensor, se conseguir descartar a energia, Jirachi fica imune a todos os efeitos de ataque e ao dano causado pelo oponente no próximo turno dele. Essa pode ser uma forma de você conseguir ganhar um turno a mais, para montar outro M.Scyzor-EX para o ataque.

       Para proteger nossos atacantes e dificultar mais a partida para o oponente optamos por usar Shield Energy’s e Reverse Valley, ambas as cartas tem o mesmo efeito, reduzindo em 10 o dano causado aos pokémons Metal, evitando que seu M.Scyzor-EX seja nocauteado rapidamente. Uma observação muito importante, é que você deve tomar cuidado com o estádio Reverse Valley quando for enfrentar pokémons Dark, este estádio tem um duplo efeito, reduzindo o dano causado aos pokémons Metal e aumentando o dano dos pokémons Dark.

 

OPÇÕES

 

     Não acho que essa versão necessite de muitas alterações, apenas um ajuste na quantidade de cartas utilizadas, por exemplo uma linha a mais de Garbodor, mais ou menos martelos, acrescentar uma cópia a mais do estádio, esses detalhes. Mesmo não acreditando na necessidade de mudanças, Seismitoad-EX pode trazer uma força maior a essa lista, pelos mesmos motivos que já comentei na versão anterior.

      cassisu-xy-115-ptcgo-1    Uma carta que pode ser muito útil a esse deck é o supporter Cassius, depois que você joga Shaymin-EX para o banco, ele acaba se tornando apenas um alvo para o adversário te vencer mais facilmente (ainda mais agora com o uso crescente de Target Whistle), Cassius permite que você embaralhe um de seus pokémons em campo com todas as cartas ligadas a ele de volta em seu deck, assim você tira seus Shaymin’s de campo para usá-los novamente em algum outro momento, ou até mesmo colocar Garbodor no deck, para que você possa usar um Shaymin-EX.

CONCLUSÃO

 

             M.Scyzor-EX pode até não parecer competitivamente forte neste momento do jogo, mas sem dúvidas é uma carta que se deve respeitar. Muitos são os parceiros para jogar com este pokémon, Vespiquen, Bats, Vileplume, Garbodor ou outros pokémons Metalicos, basta você testar e descobrir qual versão se encaixa melhor ao seu jeito de jogar.

         Com relação as dificuldades enfrentados por este deck, teremos a fraqueza como nossa inimiga mortal, Entei é um Pokémon que se popularizou muito nos últimos meses e ambas as versões que estão jogando (com Charizard-EX ou com Pyroar) são devastadoras para M.Scyzor-EX, sendo praticamente uma partida perdida contra este adversário. Yveltal-EX também é uma partida difícil, já que a primeira versão desse deck conta com alguns atacantes pesados, e este pokémon consegue elevar seu dano muito rapidamente. Outro problema deste deck é o custo de recuo do M.Scyzor-EX (2), que pode dificultar muito em momentos ruins onde você se encontre sem energia.

  Com uma coleção nova chega também muitas novas possibilidades, ha sempre a expectativa sobre qual carta vai vingar e qual vai decepcionar, assim como ha aquelas cartas com grande potencial que acabam ficando em segundo plano e demoram um pouco para aparecer. A coleção BREAKpoint, vem repleta de novas possibilidades, muitas delas pouco exploradas nesses meses que antecederam seu lançamento, mas, sem dúvida, está é uma coleção que pode mudar de vez o jeito de jogar Pokémon TCG.

Até a Próxima.

 

Salvar

4 comentários em “M.SCYZOR EX – Garbodor ou Metal, Analisando as possibilidades de M.Scyzor EX no Metagame

Adicione o seu

  1. Eu fiquei interessado em montar um deck de M. Scizor EX e comecei a juntar algumas ideias como o Metagross da “Maré de Ferro” que tem a habilidade de fazer uma switch a cada turno antes de atacar, fazendo valer o segundo ataque do Scizor EX e pensei em combar a habilidade do Bronzong om o Registeel da mesma expansão no lugar do Heatran.
    Por enquanto to trabalhando no core, mas assim que terminar gostaria de enviar pra vocÊs avaliarem se possível!

    Curtir

    1. Muito interessante as ideias! estamos aguardando essa sua lista Ranger Lukyen. Com esse meta cheio de Gerdevoir GX, M.Scyzor EX pode fazer muito estrago.

      Curtir

  2. Gostei muito da versão com Garbodor, porém consideraria algumas pequenas mudanças. Removeria as energias especiais de metal pois elas não são tão úteis a ponto de valer a pena usar, utilizaria de 4 max elixir para conseguir dar o ataque do Scizor EX já no primeiro turno, e substituiria o Reverse Valley pelo Estádio que previne as condições especiais deixando-o imune a alguns decks do formato.

    Curtir

    1. Reversey Valley e as energias especiais foram uma forma de tentar transformar um possível 1 Hit K.O em 2 Hit K.O, mas não está sendo tão eficaz. Já quanto a Max Elixir, eu acho que seja uma escolha mais pessoal, eu por exemplo, sempre acho cartas mais uteis do que ela pra minhas listas! Acho que Max Elixir só se encaixa bem em decks que tenham Gallade ou com mais de 10 energias básicas.

      Curtir

Deixe sua opinião

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑