Ola treinadores, bem vindos a Delta Pokémon.

     Muito se fala sobre os formatos jogados no Pokémon TCG, Standard, Expanded, Unlimited. Mas e você jovem treinador, já os conhece ?. Nesta matéria vamos tentar explicar um pouco do que é cada um deles e como cada um funciona.

          O Pokémon TCG é jogado em dois formatos oficialmente competitivos, o Standard e o Expanded, e em duas variações do formato Unlimited não competitivas (pelo menos, não oficialmente), a U 150 e a Legacy. Além do formato exclusivo do Pokémon TCG Online, o Theme Deck (Deck Temático), e o formato jogado exclusivamente no Japão, o Formato Palace. Cada uma tem suas características que os tornam totalmente diferentes um do outro, fator esse que exige muito talento do jogador que decide se aventurar em mais de um formato de jogo.

 

FORMATO MODIFICADO (OU STANDARD)

 

         O Formato Modificado é atualmente um dos dois formatos sancionados oficialmente para torneios. Ele também é o principal formato utilizado no Pokémon TCG Online.

         O Formato Modificado foi introduzido ao o jogo na temporada 2001-2002 no qual era permitido usar apenas as cartas das coleções Team Rocket a Neo Genesis (com exceção de Sneasel (Neo Genesis, nº 25), que foi a primeira carta a ser banida no jogo), desde então a PLAY POKÉMON faz as rotações do formato após cada campeonato mundial. Normalmente os sets valem por cerca de dois anos dentro deste formato. Quando uma coleção é introduzida ao Formato Modificado ela só passa a ser válida em torneios após três semanas da data de lançamento nos Estados Unidos.

        Cartas que tiveram reprint (reimpressão), podem ser usadas quando seu efeito na atual coleção é similar a versão anterior, por exemplo a carta Poção, que antigamente removia 2 marcadores de dano de um de seus pokémons, e no texto atual a carta diz: cure 30 de dano de um de seus pokémons. Outras cartas que sofreram reprint, mas tiveram o efeito muito modificado, exigem que o jogador tenha uma cópia dela fora do baralho para casos em que surjam duvidas, por exemplo a carta Master Ball, que antigamente tinha o efeito da atual Great Ball.

Nats frança 7
7º colocado European Challenge Cup 2016

 

FORMATO EXPANDIDO (OU EXPANDED)

 

         O Formato Expandido é o outro formato sancionado válido para torneios. Este formato foi introduzido ao jogo na temporada 2014-2015 e atualmente abrange as coleções Black & White em diante. A vantagem deste formato é o incrível número de combinações de cartas que podem fortalecer as listas já consolidados, dar chances a decks não tão fortes anteriormente, ou simplesmente favorecer a criação de novas estratégias, assim como aconteceu com Shiftry (Next Destinies, nº 72), que se tornou um deck tão forte que precisou ser banido dos formatos competitivos para não desequilibrar o jogo. Esse formato também é utilizado no Pokémon TCG Online.

        Os Torneios em Formato Expandido ainda não são muito comuns, se limitando apenas aos Regionais nos Estados Unidos e a alguns torneios realizados na Europa exclusivamente com cartas do Formato Expandido, chamados ARENA CUP.

       Como no Formato Modificado, quando uma coleção é introduzida a algum dos formatos sancionados de jogo, ela só passa a ser válida em torneios após três semanas da data de lançamento nos Estados Unidos.

Ho-Oh Huntail
1º colocado Arena Cup Salzburg 2015

 

FORMATO ILIMITADO (OU UNLIMITED)

 

         O Formato Ilimitado do Pokémon TCG permite que você use qualquer carta que alguma vez esteve presente em outro formato (isto é, todos as cartas exceto Decks de Campeões Mundiais, Cartas Jumbo, Ancient Mew, Pikachu Happy Birthday, Shadow Lugia e cartas de outra formas não jogáveis), podem ser usados. Vale ressaltar aqui que muitas cartas foram banidas neste formato para que não se criassem decks invencíveis. Esse formato porém não é utilizado em torneios sancionados sendo valido apenas nas LIGAS POKÉMON e torneios da Liga, se assim autorizado pelo Líder da Liga (T.O).

        Por causa da falta de restrição no formato Ilimitado, cartas que nunca fizeram parte do mesmo formato, puderam ser combinadas criando decks que são considerados TIER S (que tem grandes chances de vitórias contra qualquer outro deck), o mais alto tier dentro de qualquer jogo. Apesar da grande variedade de cartas disponíveis para se criarem boas estratégias, apenas 2 decks Unlimited estão nessa categoria, Porydonk e Mother Flygon.

       Oficialmente a Nintendo não tem um livro de regras específico para esse formato, o que dificulta a realização de torneios, pois com uma grande quantidade de cartas com variadas habilidades e efeitos de ataques bem diferente dos que estamos acostumados hoje, muitas dúvidas acabam surgindo durante o jogo e tornando as partidas muitas vezes sendo influenciadas por decisões diretas de juízes. Pode ate parecer exagero, mas desafio os jogadores mais novos a explicar qual a diferença entre Poké Power e Poké Body.

      No Japão existe uma variação do Formato Ilimitado chamada de PALACE. Por aqui no Brasil ele não é mais tão utilizado como a alguns anos atrás, muito pela popularização dos formatos mais competitivos e dos grandes eventos que os envolve. Na Europa este formato ainda tem muita força, com eventos regulares em vários países, com altas premiações, porém não valendo pontos para se disputar outros torneios oficiais como Nacionais e Mundial. Por lá as regras que gerem o formato ficam por conta da Pokémon TCG Unlimited 150.

Blastoise Ex

 

FORMATO ILIMITADO U 150 (UNLIMITED U150)

 

          A Pokémon TCG UNLIMITED 150 tem  um conjunto de regras específicas criadas para tentar equilibrar o jogo com as variadas coleções disponíveis, dentre elas algumas são muito diferentes do que estamos acostumados, por exemplo a quantidade de cartas no deck que passa de 60 para 100 e o número de prêmios que vai de 6 para 10, uma grande lista de cartas banidas e muitas outras que foram criadas buscando o equilíbrio do formato.

        Os torneios de U150 ainda se concentram na Europa, mais especificamente no Reino Unido, mas isso não quer dizer que este formato tenha poucos adeptos, pois mesmo não sendo um formato oficial costuma reunir um grande numero de jogadores de vários países do mundo, com altas premiações e alguns prêmios exclusivos.

regi mons

 

FORMATO PALACE

 

         Este é um formato que é jogado exclusivamente no Japão, por lá  ele é sancionado e tem eventos frequentes, mas seus torneio não somam pontos para o campeonato mundial. No Formato Palace são validas as cartas das coleções de DP (Diamond e Pearl) pra frente, o que torna este o formato sancionado mais abrangente do jogo e também o mais difícil do jogo.

         Como existe muitos tipos de cartas diferentes neste formato, como pokémons LV.X, Primes, Legends, EX’s e Breaks, além da diferença entre fraquezas e resistência entre as varias eras do jogo e as diferenças entre habilidades, Poké Power’s e Poké Body’s, muitas regras precisaram ser criadas para que se conseguisse equilibrar este formato, dentre elas a que mais chama a atenção é a que atribui um valor de estrelas as cartas mais fortes de cada coleção. De acordo com esta regra cada deck só pode possuir no máximo 4 estrelas, assim você só pode usar uma copia de uma carta 4 estrelas, ou uma copia de uma carta 3 estrelas e mais uma carta 1 estrela, ou duas copias de uma carta 2 estrelas, ou ainda 4 copias de uma carta 1 estrela, tudo isso sem desrespeitar nenhuma das regras básicas do jogo, como pokémons com nomes iguais, ou números de copias de uma mesma carta no deck.

index_fig_02

 

        Além das inúmeras regras extras, este formato também tem mais cartas banidas que os demais formatos do jogo, além de Lysandre’s Trump Card (Phanton Force, nº 99), Shiftry (Next Destinies, nº 72) e Tropical Beach (Pomo BW, nº 28 e 50), temos Kecleon (Rising Rivals, nº 67), Wonder Platinum (Promo DPT-P, nº 33) e outras duas trainer’s exclusivas do Japão. Se você se interessou por este formato, pode encontra todas as regras extras em inglês clicando aqui.

1.jpg

 

FORMATO LEGACY

 

          O Formato Legacy é o mais novo formato no Pokémon TCG. Implantado em março de 2016, este formato usa apenas as coleções Heart Gold & Soul Silver (todos os sets), Call of Legends (todos os sets) e Black & White (todos os sets).

       Planejado apenas para o Pokémon TCG Online este formato ganhou muitos adeptos rapidamente e consequentemente muitos torneios pelo mundo, mesmo não sendo um formato sancionado, já é muito frequente ver torneios de LIGA POKÉMON usando este formato de jogo.

       A lista de cartas banidas e a regra sobre cartas reprintadas (reimpressas) são as mesmas do outros formatos do jogo. Oficialmente não se tem noticias de que a PLAY POKÉMON possa fazer deste um formato valido para torneios, ao menos, não por enquanto.

Reshiphlosion

 

 

CONCLUSÃO

 

          Não que este artigo necessite de uma conclusão, mais vou deixar aqui uma opinião sobre cada formato de jogo.

            O Formato Modificado (Standard) é o principal formato do jogo, é dentro dele que os principais torneios são realizados, se você pretende se tornar um “pro player” tem que acompanhar de perto tudo o que acontece nele, resultados e reports de torneios, datas de eventos, conhecer todas as cartas presentes no formato, próximas coleções a serem lançadas, quais as principais cartas do formato, todos os possíveis combos entre inúmeras outras coisas. É também um formato que exige muito investimento, tempo e dedicação, e não estou só falando de gastos com aquisição de cartas, você também terá gastos com viagens, além de precisar de tempo para treinar e estudar o metagame, e acompanhar tudo o que o rodeia.

         O Formato Expandido (Expanded) é a válvula de escape para quem não tem grana nem tempo pra investir no jogo. Como ele abrange uma grande quantidade de coleções recentemente lançadas, mas já fora do formato modificado, adquirir estas cartas é tecnicamente muito mais fácil, como também montar bons decks, pois a comunidade já conhece os grandes decks presentes dentro deste formato sendo fácil de montá-los e adaptá-los.

         Por ser um formato recente e ainda não consolidado no Pokémon TCG, temos poucos torneios e poucas referências do que está jogando neste formato, mas a situação deve mudar rapidamente, pois a PLAY POKÉMON pretende expandir e fortalecer este formato de jogo no mundo todo.

        O Formato Ilimitado (Unlimited) é o mais divertido de todos, cheios de combos e decks incríveis. É provavelmente o mais jogado no mundo todo, pela sua liberdade de uso de qualquer carta. Infelizmente acabou sendo deixado de lado pela PLAY POKÉMON, sem regras específicas os torneios neste formato são muito raros, se limitando apenas a uma forma de inserir os novos jogadores ao Pokémon TCG nas Ligas Pokémon.

     Os formatos alelos ao Unlimited, Legacy, Palace e U150, são muito divertidos e interessantes, mas se restringem muito a determinas regiões do mundo. Em partes pela falta de apoio da Play Pokémon em fortalecer estas formas de jogar, em partes pela forma como são feitos os contratos com os distribuidores dos produtos em cada país, priorizando sempre a vendas de cards mais novos e abandonando as coleções antigas. Até mesmo no Pokémon TCG Online os jogadores encontram muitas dificuldades para conseguirem as cartas do Formato Legacy, mesmo o formato tendo sido criado exclusivamente para o jogo.

Dark Tyranitar Dark Ampharos

 

        Eu jogo pokémon desde 2003 e, particularmente, sou fã do Formato Unlimited, no qual posso usar cartas e decks que foram muito bons no passado. Espero muito que este formato se torne sancionado um dia e que ganhe o mesmo prestígio que o Standard tem nos dias de hoje.

 

        Espero que Tenham Gostado. Ate a Próxima!

 

 

donates 1

Salvar

Anúncios