Olá amigos e amigas, hoje vamos olhar para frente, ao invés do olhar costumeiro do que acontece no metagame, vamos ver uma lista que receberá (certamente) muitas adaptações para o nosso meta, estou falando do menino dos olhos de muitos que iniciam suas jornadas pelo universo Pokémon, Charizard.

A lista analisada hoje é a versão japonesa que conseguiu um certo êxito no Japão, combinando mecânicas conhecidas com as novidades que chegarão com a coleção Burning Shadows. Vamos lá?

 

A LISTA

CHARIZARD GX / HO-OH GX

Pokémon (15)

3x Charizard-GXCharizard-GX
3x Charmeleon
4x Charmander
1x Ho-Oh-GX
2x Tapu Lele-GX
2x Volcanion

Trainer (31)

4x N
2x Professor Sycamore
2x Blacksmith
2x Kiawe
1x Guzma
4x VS SeekerHo-Oh GX
4x Ultra Ball
2x Nest Ball
3x Rare Candy
2x Rescue Stretcher
2x Float Stone
1x Wish Baton
2x Scorched Earth

Energia (14)

2x Double Colorless Energy
12x Fire Energy

 

 

Primeiro é preciso dizer que Charizard-GX é o clássico Charizard do TCG, dano massivo, alta demanda de energia e descarte de energias, por isso, em alguns momentos teremos de alternar entre os dois ataques desta carta. O primeiro ataque é o Wing Attack que causa 70 de dano por 3 energias incolores, já o Crimson Storm causa absurdos 300 de dano, mas, precisa de 3 energias de fogo e duas incolores, além de descartar 3 energias de fogo deste Pokémon. Dito isso, vamos começar a explicação do core do deck.

Como estamos lidando com um Pokémon estagio 2, é obrigatório o uso de Rare Candy para acelerar a evolução do atacante principal, além dessa possibilidade,Kiawe temos o Ho-Oh-GX para trazer Charizard-GX para o Banco sem precisar evoluí-lo. Ho-Oh-GX tem o ataque-GX Eternal Light que permite trazer qualquer combinação de 3 cartas (Pokémon-GX do tipo fogo e Pokémon-EX do tipo de fogo) direto para o Banco, com isso, o midgame se torna menos complicado para montar atacantes extras. Volcanion e Tapu Lele-GX são cartas para suporte, permitindo que tenhamos mais controle do fluxo do jogo, tornando a lista bem mais constante.

As trainer’s que merecem destaques são as novas a serem introduzidas em S&M 3. Com a rotação de Lysandre (em breve), Guzma vem como um substituto para este slot, esse supporter substitui os Pokémon Ativos de ambos os jogadores, já que a maioria dos Pokémon aqui usados tem alto valor custo de recuo temos uma forma de lidar com este problema sem dependermos apenas de Float Stone. Kiawe é outro supporter novo para os Pokémon do tipo fogo, com ele, é possível ligar 4 energias de fogo direto do deck ao custo de encerrarmos o turno após o efeito da carta.

1311_U046_T_NEGAInoBATON.inddPor fim temos uma tool que me chamou bastante a atenção ao tentar entender o funcionamento da lista, estou falando de Wish Baton. Este item permite mover até 3 energias básicas para os Pokémon do Banco quando o Pokémon com esta tool for nocauteado na posição de Ativo, com isto, temos como acelerar, mesmo que um pouquinho, a montagem de outro atacante.

 

CONCLUSÃO

 

Apesar dos pesares o TCG é uma fonte de diversão, e as coleções novas trazem cartas que ficam naquele limbo de “divertida, mas não competitiva”. Charizard-GX pode cair nesse limbo por ter um alto custo para atacar, mas, com algumas adaptações para o nosso formato, esse deck pode render algumas partidas que virarão ótimas histórias para o futuro.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

doacao

paypal               pagseguro

Anúncios