Olá amigos e amigas. A terra do sol nascente tem um metagame bem diferente do que estamos acostumados por aqui, e hoje veremos um upgrade de um deck usado com freqüência em nossas terras, mas pela ótica do oriente.

Para os menos desavisados, essa lista ficou no Top 8 da etapa de Aichi da Champions League no mês de maio.

 

A LISTA

HOUNDOOM EX / ORICORIO

Pokemon (10)

2x Houndoom-EXhoundoom-ex-breakthrough-bkt-21
4x Oricorio (Guardians Rising, nº 14)
2x Bunnelby
2x Tapu Lele-GX

Trainer (38)

4x N
4x Team Flare Grunt
2x Blacksmith
2x Team Rocket Handwork
2x Lysandre
1x Xerosic
1x Team Skull Grunt
1x Acerolaoricorio-guardians-rising-14
1x Professor Sycamore
4x Ultra Ball
4x VS Seeker
4x Crushing Hammer
2x Enhanced Hammer
1x Max Potion
2x Field Blower
3x Altar of Sunne

Energia (12)

3x Burning Energy
9x Fire Energy

 

 

Temos que começar esta análise com um pequeno comentário já repetido algumas vezes aqui, mas é sempre válido refazê-lo quando lidamos com decks japoneses: o Japão usa o mesmo formato standard do ocidente, porém eles contam com alguns sets de reprint’s das principais cartas do bloco XY. Dito isto, é hora de por as cartas na mesa.

bunnelby-primal-clash-pcl-121A estratégia da lista continua a mesma do ocidente, forçar um deck over no oponente para vencer a partida. Somando Melting Horn com outras cartas de descarte para remover recursos no deck do oponente e na mesa, atrasando a compra de prêmios dele, uma vez que nós não pegaremos prêmios suficientes para vencer a match.

Outros Pokémon que ajudam muito no processo de eliminação de cards são Bunnelby e o Oricorio (GRI, nº14). Bunnelby já é conhecido para os jogadores por estar bastante tempo no formato, por 1 energia Incolor ele nos permite descartar o topo do deck do oponente ou (no segundo ataque) voltar uma carta a nossa escolha da nossa pilha de Descarte para o nosso deck, e a ancient trait Ômega Barrage  nos permite essa combinação de ataques.

O Oricorio (GRI, nº14) da coleção Guardians Rising é uma das novidades dessa lista, pois, com uma Fire Energy ele permite puxarmos Pokémon Básico do deck para o Banco, mas o propósito dele na lista é usar o ataque Kindle quando necessário. O segundo ataque do passarinho descarta 1 energia do Pokémon Ativo do oponente se descartarmos 1 energia ligada ao Oricorio, uma boa forma de atrasar o oponente e remover Energias Especiais ou específicas. E para dar aquele gás nos primeiros turnos ou no lategame temos Tapu Lele-GX (que chamaremos de agora em diante de Top Lele), buscando os supporter’s apropriados para aquele turno, aumentando a performance do deck em muitos aspectos.

Para as cartas trainer’s, vale o destaque para as cartas mais recentes no formato. Team Skull Grunt é uma boa forma de espiar a mão do oponente e ver o que pode acontecer nos próximos turnos e ainda descartar energias no processo,Acerola -FacingNewTrial47 limitando as ações futuras do adversário. Acerola e Max Potion são formas de negar nocaute para o oponente. A Potion não é novidade, ela cura todo o HP de um Pokémon e descarta todas as energias ligadas a ele, mas como os atacantes trabalham com 1 ou 2 energias, é uma situação contornável, já Acerola é um “AZ” com um “plus a mais”, por permitir recolher para nossa mão um Pokémon e todas as cartas ligadas a ele desde que tenha contadores de dano, ótimo pra poupar recursos e evitar nocautes.

Para resolver problema da Fraqueza do Houndoom-EX, temos o estádio Altar of Sunne que remove Fraqueza dos Pokémon do tipo Metal e Fire, contornando assim Quad Lapras-GX, Alolan Ninetales-GX e Gyarados.

Por fim, Field Blower, um item obrigatório nos decks atuais pela sua versatilidade. Com ela podemos remover estádios inconvenientes e tools indesejáveis como Choice Band e Float Stone.

 

CONCLUSÃO

 

Como ressaltado anteriormente, o formato japonês é único, com decks novos aparecendo toda semana, e alguns com estratégias bem incomuns, por isso é sempre estar ligado no que ocorre por lá para antecipar o que pode surpreender por aqui.

Aproveito para agradecer o pedido do Helvets no post sobre o Top 8 de Aichi e respondê-lo aqui, é um deck divertido e que pode funcionar assim como sua versão anterior funcionou.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

 

Anúncios