Olá amigos e amigas. Hoje vou fazer uma coisa um pouco diferente do que vimos em muita coisa que escrevi por aqui nestes dois (divertidos e malucos) anos escrevendo para a Delta Pokémon.

      Neste artigo vamos tratar das cartas que estão em todos os decks do formato desde os tempos remotos, estou falando das Poké Ball’s, itens que facilitam muito a vida de qualquer jogador, e são responsáveis por acelera muito a montagem de diversos decks.

   Falarei do porque algumas funcionam bem e outras não, e tratarei isso de forma “cronológica” no formato Standard que vigora no momento, por isso, não estranhe se cartas da era BW aparecerem já no meio do texto, pois, contarei com o reprint da timeline Primal Clash-On para organizar o assunto.

     Di[t]to isso, vamos logo ao que interessa, certo?

ANALISANDO AS CARTAS

 

Dive Ball (Primal Clash)

dive-ball-primal-clash-pcl-125

     Este item já era atrativo no lançamento da coleção, naquele período Greninja (XY), Wailord-EX e Huntail vinham aparecendo como decks rougue nos formatos competitivos, o sapo no Standard e os peixes no Expanded (Baleia é um mamífero, mas vamos deixar assim para fins práticos). Com a chegada do novo Greninja junto com o Greninja BREAK e Volcanion-EX (este último em menor escala para a Dive Ball), essa ball ganhou o papel de destaque em muitas listas.

    A limitação da carta não é um problema se decidirmos usar um deck full water como, por exemplo, Water Box, Greninja, Gyarados ou Golduck. Enquanto não chegar a rotação, essa ball vai sumir e reaparecer no meta por mais alguns meses.

 

Repeat Ball (Primal Clash)

repeat-ball-primal-clash-pcl-136

      Pareceu interessante no início, mas não foi longe. Em um meta em que temos listas que jogam com muitos Pokémon diferentes no mesmo deck (como alguns decks dark), outras que tem mais de um tipo de evolução e algumas com menos de 10 Pokémon, esta carta acabou perdendo funcionalidade por ter um texto muito restrito.

    Como o texto da carta limita o seu poder de escolha a apenas Pokémon que o jogador tem em campo, eu consegui encaixá-la apenas em uma variação de Woobuffet / Bats no formato passado, hoje, talvez ainda consiga funcionar na lista do Passimian, mesmo assim há um TALVEZ bem grande pairando aí.

 

Team Magma Great Ball (Double Crisis)

team-magmas-great-ball-double-crisis-dcr-31

     Esta ball foi feita só para a coleção ou para um jogo de 4fun, não possuía nenhuma aspiração de entrar no meta. E assim ficou e ficará.

 

Team Aqua Great Ball (Double Crisis)

team-aquas-great-ball-double-crisis-dcr-27

Mesma situação do item anterior, não preciso me delongar no assunto.

 

Ultra Ball (Roaring Skies)

ultra-ball-roaring-skies-ros-93

     Um dos melhores métodos de buscar Pokémon da era BW, e por isso se encaixou em todas as listas desde então, com reprint’s para todos os gostos e bolsos.

     Acho até difícil imaginar um formato sem a Ultra Ball disponível, seu único limitador é a necessidade de descarte de 2 cartas da mão, mas permite buscar qualquer Pokémon no deck e ainda retirar cartas mortas da mão no processo, por isso, pegou como gripe no inverno.

 

Level Ball (Ancient Origins)

level-ball-ancient-origins-aor-76

     Outra carta muito boa vindo da era BW. Com ela é possível trazer Pokémon com baixo HP sem a necessidade de descartar nada, muito boa para economizar recursos. Esse item sempre se manteve indo e vindo no meta, pois, decks compostos por muitas cartas estratégicas sofrem com descartes fatais ao longo do jogo.

     Essa ball jogou com os primeiros fairy de suporte, alguns Bronzong (Metal Links) e Accelgor. Se a lista propõe muitos Pokémon chaves de baixa vida, é sempre conveniente ter esta carta por perto.

 

Heavy Ball (BREAKtrhough)

heavy-ball-breakthrough-bkt-140

       Mais um reprint da BW que jogou um bocado com Landorus-EX e muitos Pokémon do tipo Metal. Seria um reprint muito bem-vindo para o formato futuro que, ao que parece, terá um elevado custo de recuo no bloco Sun e Moon, fica ai a sugestão para uma possível opção de busca no deck.

 

Great Ball (BREAKpoint)

great-ball-breakpoint-bkp-100

       Nunca foi uma carta muito boa, mas não é tão ruim assim também. Quando comecei a jogar, e a Ultra Ball era cara toda vida porque ela tinha acabado de sair, a Great Ball foi a minha alternativa para ter um deck minimamente jogável.

       É preciso dar um desconto, pois eu não tinha carta alguma, logo, comecei com cartas ruins e medianas para hoje ter cartas de medianas para muito boas.

      A Great Ball teve uma série de reprints pouco exploradas da BW em diante, e, talvez, só vá figurar entre os iniciantes mesmo, ainda mais com preço da Ultra Ball super em conta depois de tantos reprints num curto espaço de tempo.

 

Poké Ball (Generation)

poke-ball-generations-67

      Hoje ela é uma das piores ball’s do formato por um simples motivo, depender de uma cara na moeda para funcionar. Esse item está aí desde a coleção Base Set, com artes muito bonitas e só. Mesmo existindo Pokémon que combem com esta carta, ela só serve para coleção, nem no 4fun ela teria um bom aproveitamento.

 

Nest Ball (Sun e Moon)

nest-ball-sun-moon-123

    Essa ball chegou já cavando seu espaço no jogo, e talvez apareça mais à medida que o bloco andar. Em um meta em que muitos decks rodam com apenas Pokémon Básicos, esse item poderá ser um ótimo auxiliar para a Ultra Ball após a rotação das demais opções. É cedo para tentar prever o futuro, mas é sempre uma boa idéia estar precavido, por isso, não é tão ruim apostar na Nest Ball agora e ver o que acontece.

 

Timer Ball (Sun e Moon)

timer-ball-sun-moon-134

    Sofre do mesmo problema da Poké Ball, depender de moedas para funcionar. Por isso é uma boa aquisição apenas para a pasta, e olhe lá.

 

MENÇÕES HONROSAS

 

Dual Ball (Unleashead)

dual-ball-unleashed-ul-72-ptcgo-1

     Parece loucura, mas a Dual Ball era uma ótima carta em seu respectivo tempo. Era um item que permitia trazer até 2 Pokémon para a mão jogando moedas, e, a menos que você seja muito azarado, em 50% das vezes se conseguia pelo menos 1 cara na moeda. Como não havia muito que fazer, era o famoso “é o que tem pra hoje” da época.

 

Master Ball (Plasma Blast)

master-ball-plasma-blast-plb-94-ptcgo-1

   Não foi nem de perto a melhor ACE Spec da era BW, mas era uma das mais úteis das ACE’s de segundo escalão e uma das mais funcionais de seu tier. Usei bastante essa carta e não me arrependo de tê-la colocado em várias das minhas listas na época, valeu cada centavo investido nela.

 

CONCLUSÃO

    Esse texto não teve a intenção de ser um tratado super-técnico sobre o assunto Poké Balls, ele foi feito para lembrar que existem mais coisas no formato do que nos lembramos e que algumas são realmente ruins para entrarem no jogo. Outras não são tão ruins, mas ficam no vale do médio funcionando apenas no 4fun, e nunca saem de lá.

     Em comemoração aos 2 anos da Delta, vamos tentar trazer mais posts deste tipo para comemorar esse período ímpar do ano.

    No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

doacao

 

pagseguro                paypal

 

      Complete seus decks no Pokémon TCG Online. Compre cartas avulso a preços baixos na maior loja de cards virtuais do Brasil. Clique na imagem e conheça o site.

2046dcf8-c115-4b2a-9cfc-2df2723aa94f

Anúncios