Ola Treinadores, Bem Vindos a Delta Pokémon!

    Jogos competitivos de card game sempre são ditados por um metagame, assim você escolhe se joga com o meta ou se tenta quebrar o meta. Quem acompanha a Delta sabe que nós somos do time que gosta de surpreender no metagame, e tentamos passar isso para nossos leitores. E é com essa idéia de buscar decks diferentes que chegamos hoje com um deck que causou certo alvoroço neste fim de semana na comunidade internacional.

    Que Wobbuffet é a melhor forma de contornar o principal item locker do momento ninguém discorda, mas já pensou o estrago que 4 deles poderiam causar? E foi apostando nessa idéia que Grant Manley conseguiu um absolutamente incrível, segundo lugar no Regional da Virginia. Mas antes de falarmos sobre o deck e o evento, vamos conhecer a lista.

 

A LISTA

WOBBUFFET / JOLTEON EX

Pokémon (10)

4x Wobbuffetwobbuffet-phantom-forces-phf-36
2x Jolteon EX
1x Glaceon EX
1x Araquanid
1x Dewpider
1x Shaymin EX

Trainer (40)

4x Professor Sycamore
4x N
3x Team Flare Grunt
2x Lysandre
2x Ninja Boy
2x Team Skull Grunt
2x Pokémon Center Lady
4x Vs Seekerjolteon-ex-generations-28
4x Ultra Ball
3x Trainer’s Mail
3x Enhanced Hammer
1x Buddy-Buddy Rescue
2x Fighting Fury Belt
2x Float Stone
2x Rough Seas

Energy (10)

2x Lightning Energy
4x Rainbow Energy
4x D.C.E

 

Wobbuffet - Jolteon EX
Foto Por: Facebook Oficial page Team ARG Pokémon-TCG

 

    Para começarmos analisar o quão incrível foi este deck ter chegado ate a final, saiba que o torneio contou com mais de 600 jogadores na categoria Máster e Grant enfrentou nada menos que 8 decks de Decidueye GX / Vileplume. A partir deste ponto podemos perceber que o metagame foi totalmente favorável ao sucesso do deck, já que Wobbuffet anula completamente as habilidades de Vileplume e Decicueye GX.

    Além de Wobbuffet, Glaceon EX é o outro Pokémon que se beneficia muito nessa partida. Seus dois ataques podem dificultar muito a vida de Decidueye GX,glaceon-ex-fates-collide-fcl-20 Crystal Ray é o mais utilizado e apesar do dano muito baixo (70 de dano) deixa Glaceon EX imune a todo o dano causado por ataques dos pokémons evoluídos do adversário, fazendo com que ele sofra apenas o dano causado pela habilidade do Decidueye GX, dano este que pode ser facilmente curado pelo estádio Rough Seas. O ataque Second Bite é o que torna Glaceon realmente perigoso para as corujas, causando um dano de 20+10 para cada marcador de dano no pokémon defensor, este ataque faz com o oponente pense duas vezes em colocar a coruja como pokémon ativo, já que acumular marcadores de dano dos ataques do Glaceon EX pode significar a morte prematura de um Decidueye GX.

    Jolteon EX e Araquanid são duas tech’s para contornar os outros dois decks em alta no metagame. Jolteon EX é essencial contra M.Rayquaza EX / Gunshoos GX, sua principal função é bater na fraqueza de Rayquaza causando um dano pré-eliminar para que Glaceon EX ou Wobbuffet possam nocauteá-lo posteriormente. Jolteon também é arma importante para nocautear facilmente os Shaymin’s EX do adversário.

   Já Araquanid tem uma única função, inutilizar completamente Volcanion EX. Este Pokémon esquecido por todos tem uma singela habilidade,araquanid-sun-moon-46 Watter Bubble previne todo o dano causado a o Araquanid pelos pokémons de fogo do adversário, deixando os decks de Volcanion sem nenhuma reação além de passar os turnos até vir um Lysandre para nocautear outro Pokémon no banco. A única forma de Volcanion EX passar por cima desta habilidade é usando Hex Maniac (carta essa que quase nunca entra na lista de Volcanion EX), caso o deck não possua esse supporter, Araquanid consegue vencer sozinho uma partida contra o deck queridinho dos brasileiros.

   Quanto a linha de trainer’s do deck não tem muito que se falar, ela segue o padrão dos decks control com um alto números de trainer’s que removem energia e atrasam o jogo do adversário. Destaque apenas para o excesso de supporter’s (19 no total) que busca evitar que o deck fique travado por um item locker, tendo sempre uma forma de causar disrupt no adversário.

 

CONCLUSÃO

 

    O deck é incrível sim e conseguiu um resultado mais do que excelente, porém as partidas enfrentadas por Grant foram quase todas favoráveis ao seu deck. Infelizmente isso não nos da a idéia de como este rogue se sairá contra outros grandes decks que sempre estão presentes nos tops, como Darkrai EX, Giratina EX, M.Mewtwo EX e M.Gardevoir EX, Lapas GX entre outros.

   O setup deste deck parece apenas voltado para enfrentar os decks citados no artigo, e com a eminente chegada de outros pokémons de SM 2 Guardians Rising aos grandes torneios, Wobbuffet / Jolteon EX não parece ter vida longa no metagame. Só nos resta aguardar para ver se este foi apenas mais um rogue de oportunidade de meta, ou se Grant conseguiu mesmo quebrar o meta.

    Até a Próxima!!!

 

doacao

paypal                  pagseguro

Anúncios