Olá amigos e amigas. Em tempos de crise e de instabilidade a opção por decks mais for fun e mais acessíveis é uma boa pedida, seja para gastar menos ou para começar a caminhada no universo Pokémon.

        E não é que o bloco Sun & Moon resolveu trazer umas idéias bem boas deste tipo de lista. Hoje vamos voltar para a Gen 1 e que o poder da Misty nos ajude neste deck. Segue a lista:

 

A LISTA

GOLDUCK / STARMIE

Pokémon (16)

4x Golduckgolduck-sun-moon-29
4x Psyduck
2x Starmie
2x Staryu
2x Octillery
2x Remoraid

Trainer (36)

4x Professor Sycamore
3x N
2x Lysandre
1x Fisherman
1x Teammates
4x VS Seeker
4x Trainer’s Mailstarmie-evolutions-evo-31
4x Dive Ball
2x Level Ball
2x Super Rod
1x Professor’s Letter
1x Energy Retrieval
2x Float Stone
3x Bursting Ballon
2x Silent Lab
Energia (8)

1x Splash Energy
7x Water Energy

 

golduck-starmie

 

      A idéia é bem simples e “basicona”, atacar com o Golduck o mais rápido possível e manter o ritmo sempre. Golduck é um Pokémon estagio 1 com apenas 90 de HP, mas compensa a baixa vida com uma montagem muita rápida, além de ser fácil de evoluí-lo (por ser estagio 1), o pato só precisa de uma Water Energy para atacar e causar até 120 de dano no Pokémon do oponente com o ataque Double Jet.

       Para causar dano, o jogador precisa descartar até duas Water Energies de sua mão (cada energia soma 60 de dano) por turno, o que é muito arriscado para o andamento do jogo. octillery-breakthrough-bkt-33Para contornar este cenário contamos com uma dupla que da um suporte de peso para manter o fluxo de energias na mão, são eles: Starmie e Octillery. Starmie com sua habilidade Space Beacon (hum, bacon), permite reaver duas energias por turno para a mão do jogador ao descartar uma carta da nossa mão, assim, tiramos cartas mortas do jogo e ainda conseguimos as energias para os ataques do Golduck. E como o número de cartas em nossa mão estará sempre baixando, Octillery é uma ótima opção para fazer compras extras ao longo do jogo, através da sua habilidade Abyssal Hand. Evitando também, problemas com N, Delinquente, Red Card, Martelos e outras cartas de controle usadas pelo adversário.

      Este é um dos poucos decks do formato que não contam com Ultra Ball, e o motivo é simples, Dive Ball e Level Ball dão conta de comprar qualquer Pokémon do deck sem a necessidade de descarte, e para evitar o descarte desnecessário de cartas essenciais em nossa mão. Todos os Pokémon aqui presentes tem 90 de HP ou menos e todos são do tipo água, assim, todos eles são cobertos pelas Ball’s listadas acima.

     dive-ball-primal-clash-pcl-125A lista de Trainer’s é bem parecida com a que convivemos desde “sempre” (leia-se desde o ano passado) no Standard, ressaltando que a opção da utilização do estádio Silent Lab que serve para parar os possíveis Shaymin’s EX do oponente, e como os Pokémon da lista raramente viverão para tomar dois ataques, não há necessidade de usarmos Rough Seas.

      Outro detalhe importante fica na parte do gerenciamento de recursos por parte do jogador. Existem muitas cartas para isso, mas alguns cuidados precisam ser tomados, como a utilização de Super Rod, e voltar Energias para o deck quando elas são necessárias para atacar, ou, ligar um Bursting Balloon de forma equivocada. Cada carta usada no momento errado vai dificultar bastante sua vida no lategame. A cópia única de Splash Energy tem como objetivo poupar o trabalho de ter de usar uma Super Rod para apenas um ou dois Pokémon e ainda ter de cavar o deck por eles, assim, o processo de montagem dos Pokémon fica muito mais fácil, se usarmos Splash na hora certa.

 

OPÇÕES

 

        Algumas modificações podem ser feitas por quem está jogando no Formato Expanded, para ajudar no setup da lista.

      exeggcute-plasma-freeze-plf-4-ptcgo-1A dupla Battle Compressor e Exeggcute’s são uma aquisição valiosa, permitindo que nós possamos descartar energias e Egg’s, para depois usar Propagation para trazer os Exeggcute’s pra mão e descartá-lo para recuperar as energias através da habilidade de Starmie.

       E para quem quiser ser mais hardcore, poderá substituir o Octillery por Oranguru, mas, é preciso lembrar que serão necessárias mais alterações para que o símio seja útil nesta lista.

 

CONCLUSÃO

 

        Como estou pensando em algo mais voltado para a diversão e para o for fun, presumo que o número de Garbodor’s será mínimo nesta vertente do jogo, assim, vale a pena apostar em habilidades para este formato, pois Garbodor torna o deck quase impossível de ser utilizado.

       Mas, sempre lembre que existe luz além do competitivo e vale muito à pena procurar um pouco de diversão além dos resultados e contabilização de PP’s e CP’s no Pokémon TCG.

         No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

 

doacao

 

paypal                             pagseguro

Anúncios