Olá amigos e amigas. Tempos sombrios se aproximam com mais um reprint de Yveltal (Oblivion Wing) válido em nosso território. Já estamos acostumados a ver Yveltal-EX e Darkrai-EX nas mesas junto com baby Yveltal, mas hoje vamos lidar com uma outra possibilidade de deck dark para uma jogatina diferente.

      Eis as cartas que vamos usar:

 

A LISTA

YVELTAL BREAK / HOOPA

Pokemon (14)

3x Yveltal (XY, nº 78)yveltal-break-steam-siege-sts-66
1x Yveltal (BREAKtrough, nº 94)
3x Yveltal BREAK
2x Hoopa (Steam Siege, nº 51)
1x Yveltal-EX
1x Spiritomb (Steam Siege, nº 62)
1x Absol (Roaring Skies, nº40)
2x Shaymin-EX

Trainer (35)

4x Professor Sycamore
2x N
2x Lysandre
1x Giovanni’s Scheme
1x Hex Maniac
4x VS Seekerhoopa-steam-siege-sts-51
4x Ultra Ball
4x Max Elixir
3x Trainer’s Mail
2x Battle Compressor
1x Escape Rope
1x Super Rod
1x Switch
3x Muscle Band
2x Reverse Valley

Energia (11)

2x Double Colorless Energy (D.C.E)
9x Darkness Energy

 

yveltal-break-hoopa

 

       Este é o clássico deck “energiza e bate”, pelo menos nos primeiros turnos. E a intenção é espalhar o máximo de dano pela mesa antes de começar a atacar com Yveltal BREAK para causar 120 de dano no ativo e mais 30 de dano em cada Pokémon que já tenha Marcadores de Dano (haja dados para dar conta).

      yveltal-ex-xy-79-ptcgo-1Apesar de Yveltal BREAK ter um ataque muito pesado, usando 3 energias Darkness Energy para atacar, ele pode render múltiplos nocautes em um único turno, tornando-o um bom atacante para o fim do jogo. Outra vantagem é ter muita sinergia com o Yveltal (Oblivion Wing), que traz energias básicas Darkness para o Banco, acelerando a energização do BREAK.

       Mas nem só de Yveltal’s vive esta lista, existem outras formas de gerar dano no oponente. A primeira delas é o Hoopa. Este Pokémon gera 2 Marcadores de Dano em 2 Pokémon do oponente, e por ter um bom valor de HP para um Básico, ele pode atacar duas vezes ou mais antes de ser nocauteado ou de recuar. Outra opção é a utilização de Yveltal-EX para aumentar o dano aplicado ao oponente de forma rápida e, por último, temos o apoio de Absol para mover danos através de sua habilidade. Para acelerar um pouco o jogo nos primeiros turnos nós contamos com o Shaymin-EX, depois disso o deck consegue andar com as próprias pernas.

      spiritomb-steam-siege-sts-62 Spiritomb passou desapercebido por muitos jogadores, mas seu segundo ataque é muito bom para esta lista, ele consegue mover Contadores de Dano nos Pokémon do oponente como desejarmos, e podemos fazer duas aplicações com isto: podemos espalhar mais o dano que já está na mesa ou podemos juntá-los para conseguir prêmios nocauteando os Pokémon chaves do oponente.

     A seleção de trainer’s é bem “básica” para decks do Formato Expanded, temos Sycamore e N para reciclar mãos ruins, Escape Rope e Switch para trocarmos o nosso Pokémon Ativo quando necessário, Lysandre e Hex Maniac para dar aquela chacoalhada na estratégia do oponente. Max Elixir e Battle Compressor (somado ao Oblivion Wing) para acelerar a energização no Banco, sem esquecer Super Rod para recuperar recursos descartados. Pensando em aumentar o dano dos ataques, temos as saudosas Muscle Band’s, e Giovanni’s Scheme que ainda pode servir para comprar mais cartas caso seja necessário.

 

OPÇÕES

 

     A lista foi pensada para funcionar no formato XY-ON, contudo, podemos utilizar também algumas cartas da era BW para compor a lista. Dark Patch é uma ótima opção para acelerar a energização dos Pokémon sem depender apenas do Yveltal ou da sorte com Max Elixir.

      dark-patch-dark-explorers-dex-93-ptcgo-1 Para gerar mais dano por turno podemos usar os estádios Frozen City (Plasma Freeze, nº 100) Faded Town (Ancient Origins, nº 73) e Team Magma Secret Base, porém, é preciso lembrar que estes estádios geram dano para ambos os lados e é preciso ter cautela na utilização deles.

 

CONCLUSÃO

 

        Todos os Yveltal’s desta lista estarão como ativo em algum momento da partida, seja o Oblivion Wing para energizar, seja o Pitch-Black Spear para gerar danos em Pokémon-EX e desacelerar as Mega Evoluções ou o Yveltal-EX para conseguir altos danos rapidamente.

    Para aproveitarmos os pontos positivos desta lista, devemos observar o deck do oponente para tirar o máximo de vantagem das cartas do nosso próprio deck para vencer as partidas.

        No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

Doação.jpg

 

pagseguro              paypal

 

 

 

 

Anúncios