Olá amigos e amigas. Desde a queda da Aromatisse (XY,nº 93) que movia as Energias de Fada livremente pelo campo, os Pokémon do Tipo Fada perderam bastante espaço, sobrando poucos decks que os usem como atacantes.

   Gardevoir-EX (e suas Mega Evoluções), Xerneas (e sua versão BREAK) são as duas opções que ainda estão fortes no formato, enquanto os demais estão em pastas e mais pastas ao redor do mundo. Hoje vamos tirar alguns destes Pokémon rosados para jogar, estão prontos e prontas?

 

A LISTA

M.ALTARIA EX / JYNX

Pokemon (12)

3x M. Altaria-EXm-altaria-ex-fates-collide-fcl-69
4x Altaria-EX
2x Jynx
1x Sylveon-EX
1x Diancie-EX
1x Meowth

Trainer (36)

4x Professor Sycamore
4x N
2x Misty’s Determination
2x Lass’s Special
1x Lysandre
1x Hex Maniac
1x Skyla
4x VS Seekerjynx-furious-fists-frf-37-ptcgo-1
4x Ultra Ball
4x Fairy Drop
2x Trainer’s Mail
1x Super Rod
3x Altaria Spirit Link
3x Fairy Garden

Energia (12)

4x Fairy Energy
4x Double Colorless Energy (D.C.E)
4x Rainbow Energy

 

deck-maltaria

 

     Esta lista singular tem a intenção de negar K.O.’s para o oponente a todo custo, derrubando os Pokémon oponente em dois ou três turnos com danos médios ou baixos, porém, constantes. Este deck tem alguns pontos muito positivos a seu favor, primeiro pelo valor dos cards somados ser um investimento razoável, segundo por não usar Shaymin-EX evitando o enfarte de muitos players, e por último tem um bom rendimento contra listas mais tradicionais por contar com o fator surpresa.

      Com exceção de Jynx’s que será apenas suporte,diancie-ex-fates-collide-fcl-72 todos os outros Pokémon são atacantes em potencial para as partidas, sendo úteis em umas e descartáveis em outras, tornando a lista bem flexível para o jogador. O atacante principal e a peça chave da lista é o Mega Altaria-EX, este Pokémon causa 100 de dano com seu ataque Mist Purge e se houver Energias Especiais ligadas ele causa +30 de dano e ainda cura 30 de dano em todos os nossos Pokémon em jogo, podendo remover até 150 de dano da mesa por turno. Algo fantástico não é mesmo ?

      Diancie-EX é uma boa opção para iniciar as partidas pois ela reduz em 30 o dano dos ataques do oponente através de sua habilidade Sparkle Veil, e causa 60 de dano mais um acréscimo de 50 de dano caso haja um estádio em campo, o que ocorre com muita regularidade no formato atual. O Sylveon-EX seria um atacante mais veloz caso os outros atacantes sejam nocauteados ou haja algum contratempo, Sylveon consegue atacar com uma simples D.C.E e causa 30 de dano com o acréscimo de +30 caso tenha uma ferramenta pokémon ligada a ele.

        O Meowth merece uma atenção especial de nossa parte sempre que formos usar este deck contra listas com Recuo zero ou com algum tipo de mobilidade como Zoroark, Keldeo-EX e Float Stone. Este gato marginal não costuma ter cartas jogáveis, e deve haver (pelo menos) seis cartas distintas só no bloco XY, mas este aqui é especial de verdade. Ele consegue fazer um milagre tremendo com apenas uma D.C.E, causando 50 de dano em qualquer Pokémon do opoente em jogo que já tenha Contadores de Dano. Assim é muito interessante ter esta arma secreta para quando o oponente recuar o Pokémon-EX que já tenha sido atacado pela Diance-EX ou pelo Mega Altaria-EX, tomando prêmios do adversário de surpresa.

        Para aumentar o poder regenerativo do deck nós contamos com o item Fairy Drop que cura 50 de dano de 1 Pokémon que tenha 1 Fairy Energy ligada a ele, com isso, podemos curar mais de 100 de dano de um Pokémon,fairy-drop-fates-collide-fcl-99 tornado a vida do oponente muito complicada. Outras trainer’s que merecem destaque são Misty’s Determination e Lass’s Special. A primeira serve para trazer cartas específicas do deck para nossa mão ao descartarmos uma carta morta de nossa mão, isto é uma boa forma de trazer uma energia, estádio ou qualquer outra carta relevante para o turno. A segunda é uma ótima forma de ter cartas extras, sem abrir mão dos recursos que já estão em nossas mão, pois Lass’s permite comprar 1 carta extra para cada Pokémon Básico do oponente no Banco. Isto gera um impacto psicológico interessante em certas partidas, porque alguns oponentes começam a controlar o próprio Banco para evitar um novo Lass’s.

       As demais cartas são bastante conhecidas dos jogadores em geral, por isso dispensam apresentações longas, Sycamore e N para reciclar mãos ruins, Lysandre para puxar Pokémon do Banco adversário, Hex Maniac para desligar habilidades e Skyla para trazer trainer’s do deck direto para nossa mão. Ainda temos Trainer’s Mail para comprar mais trainer cards, VS Seeker para reutilizar supporter’s da Pilha de Descartes, Super Rod para recuperar Pokémon do Descarte para o deck, e Ultra Ball para trazer os Pokémon para o jogo. O estádio Fairy Garden serve para remover os estádios do oponente e zerar o recuo dos nossos pokémon, permitindo assim que seja feito troca de atacantes sempre que necessário.

 

OPÇÕES

 

      Levantaram a hipótese de uso da Wonder Energy nesta lista, embora tenha parecido vantajoso a princípio, durante os testes isso se mostrou um problema na energização de Altaria-EX que é do tipo incolor, atrasando o andamento do jogo em muitas partidas, por isso foi descartado.

      lugia-fates-collide-fcl-78Uma boa opção seria a inclusão de outro atacante não EX para evitar problemas com Regice e Giratina-EX, ambos podem ser nocauteados e contornados, só levando tempo e estratégia para que isso ocorra. Desses outro atacante não EX,  Lugia (Fates Collide, nº 78) surge como exemplo, por usar energias incolores para atacar e por ajudar muitos em alguns partidas contra decks repleto de Pokémons-EX

 

CONCLUSÃO

 

      Listas que fazem 1 Hit K.O como M.Mewtwo-EX e Yveltal-EX, ou decks do Tipo Metal são praticamente autoloss para nossas M.Altarias-EX, porém, as demais listas podem ser derrubadas com paciência e jogadas inteligentes, como trazer Pokémon sem energias do Banco do oponente para ativo ou curando os Pokémon certos na hora certa.

    Este pode não parecer um deck muito vantajoso a primeira vista, mas com o valor de Shaymin-EX é possível montar toda a base de Pokémon, e ainda infernizar a vida dos oponentes com os contadores de dano sumindo da nossa mesa.

        No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

doacao

 

pagseguro      paypal

Anúncios