Olá amigos e amigas. Fim do ano se aproximando e, com ele, aquele isto de sentimentos de novidade/rotina vai chegando a medida que o calendário avança. Por isso, hoje vamos trabalhar com algo novo, mas não tão novo assim. É hora de buscar novidades, sem esquecer o que já temos.

    O deck de hoje é totalmente Forfun, uma proposta apenas para se jogar na Liga Pokémon de sua cidade ou em partidas onde se deseje apenas se divertir sem a pretensão exclusiva de ganhar. Não que este deck não tenha potencial de jogo, mas sim porque neste primeiro momento vamos abordar o lado menos competitivo dele. Então me acompanhe para entendermos como funciona esta versão do deck de Toxicroak.

 

A LISTA

TOIXCROAK / YANMEGA BREAK

Pokemon (18)

3x Toxicroaktoxicroak-steam-siege-sts-59
3x Croagunk
2x Ariados
2x Spinarak
2x Yanmega BREAK
2x Yanmega
2x Yanma
1x Octillery
1x Remoraid

Trainer (32)

4x Professor Sycamore
2x Judge
1x Giovanne’s Scheme
1x Switch
4x VS Seeker yanmega-break-steam-siege-sts-8
2x Ultra Ball
2x Super Rod
2x Acro Bike
4x Level Ball
2x Trainer’s Mail
1x Silent Lab
2x Chaos Tower
3x Bursting Balloon
2x Float Stone

Energia (10)

8x Fighting Energy
2x Double Colorless Energy

 

toxicroak-yanmega-break

 

        A ideia por trás do deck é bater todo turno sem levar dano no turno do oponente. Para isso contamos com o ataque leve do Toxicroak que, por 1 energia Fighting e 1 incolor ele causa 50 de dano e ainda pode envenenar o Pokémon Ativo do adversário, proporcionando um excelente combo com sua habilidade, Poison Enzyme, que o deixa invulnerável a Pokémon Envenenados. Assim por mais forte que seja o pokémon adversário, ele não conseguirá atacar o Toxicroak. Para envenenar o oponente sempre que necessário é que contamos com Ariados, sua habilidade Poisonous Nest, permite envenenar ambos os pokémons ativos que não sejam do Tipo Grama, ajudando o Toxicroak a não sofrer dano.

    Para aumentar a efetividade do deck temos como atacante secundário o Yammega BREAK, pois ele causa um bom dano com 3 energias incolores, ou mesmo, com ZERO energia ligado a ele caso o jogador tenha 4 cartas na mão, graças a habilidade de Yanmega.ariados-ancient-origins-aor-6 Isso permite que tenhamos a possibilidade de enfrentar decks que tenham Pokémon do Tipo Grama sem ficar de espectador, já que contra decks desse tipo não poderemos usar a habilidade do Ariados, e ficaremos totalmente dependentes da sorte para fazer nosso combo funcionar (tirando cara na moeda com o efeito do ataque do Toxicroak). E também para dar um pouco de dor de cabeça para os adeptos do Greninja BREAK, e outros Pokémon com Fraqueza ao Tipo Grama. O fato de conseguir atacar sem precisar de energias também nos da a vantagem de pegar oponentes desatentos de surpresa, revidando o nocaute de um Toxicroak. Além de nós permitir descartar energias quando for necessário usar um Professor Sycamore.

        Octillery é uma boa pedida para uma lista que não precisa de muitos recursos no T1, ajudando também na possibilidade de atacar com Yammega sem energias, pois basta usar 1 carta da mão após ter usado a habilidade de Octillery e Yammega pode atacar. E como não necessitamos do estádio Forest of Giant Plants, é mais benéfico termos Abissal Hand durante toda a partida do que Set Up nos primeiros turnos.

        A linha de trainer’s é bem leve e fácil de se conseguir, sem ter de gastar muito dinheiro com isso.chaos-tower-fates-collide-fcl-94 Temos Level Ball para montar os Pokémon e Ultra Ball para puxar os BREAK’s, Acro Bike e Trainer’s Mail para acelerar o deck com draw extra, Super Rod para resgatar Pokémon e energias na Pilha de Descarte e Bursting Balloon para causar dano de forma passiva, facilitando muito nossos nocautes. Os supporter’s são poucos e voltados para a reciclagem da mão, e podem ser reutilizados graças aos VS Seeker’s, tornando o deck leve e de fácil “jogabilidade”.

       Referente aos estádios, temos Silent Lab para desligar habilidades como Dragon Road do Hydreigon-EX, Set Up do Shaymin-EX e My Way de Cresselia, habilidades essas que prejudicam muito o desenvolvimento da partida para Toxicroak, pois permitem ao oponente uma grande mobilidade de seu deck e seu campo. Já Chaos Tower é essencial para não envenenar Toxicroak ao usarmos a habilidade do Ariados, por isso, esteja sempre atento ao jogo para evitar erros.

 

OPÇÕES

 

        A melhor opção para este deck, e que acelera muito o jogo é Shaymin-EX. Se houver oportunidade e fundos suficientes, é possível colocar 2 na lista, removendo a linha de Octillery, contudo, abrimos brecha para os oponentes explora-los com Lysandre’s e a aceleração será apenas para os primeiros turnos, deixando o restante do jogo mais lento.

     Strong Energy pode ser adicionada à lista também, só é necessário lembrar que as Energias Básicas tem a intenção de serem recicladas pelo Super Rod e para serem ligadas ao Yammega em casos de necessidade, e Strong Energy não se enquadra em nenhum dos dois casos.

       Outras mudanças podem ser feitas na linha de atacantes, Yanmega Break,raticate-break-breakpoint-bkp-89 foi uma escolha para tentarmos jogar contra outros deck de Grama, mas ele pode ser substituído com louvor por uma Linha de Raticate Break, que facilitará muitos nocautes contra a maioria dos deck, ao mesmo tempo que dificultara muito as partidas contra decks de Grama. Machamp-EX, e Sceptile-EX também são ótimas opções de segundo atacante para adicionarmos ao deck.

      Outra opções muitas validas seriam para levar este deck para o Formato Expandido, com a entrada do combo Virbank City Gym e Hypnotoxic Laser, a adição de Gengar-EX, Virizion-EX e Munna (Boundaries Crossed, nº 68), e até mesmo 1 Toxicroak (Boundaries Crossed, nº 66) para ajudar em partidas contra deck Psíquicos usando seu ataque Revenge para derrubar pokémons EX em 1 hit.

 

CONCLUSÃO

 

      Mesmo estando no início da temporada competitiva, muitos jogadores preferem abdicar dos grandes torneios para jogar de forma mais relaxado com os amigos. E apesar das dificuldades que este deck enfrentará contra os deck tier 1 do meta, sempre há possibilidades de vencê-los.

      Sobre os problemas deste deck, imagino que muitos pontos já tenham se mostrado óbvios. Enfrentar Garbodor e simplesmente autoloss para nosso sapo, sem habilidades este deck não funciona. A fraqueza também é um grande problema que enfrentaremos, Mewtwo’s costumam bater muito rápido eliminando nossos básicos antes que consigamos montar nosso setup. E o maior de todos os problemas para o momento atual do jogo, é jogar com um deck cheio de evoluções, onde muitos player’s estão testando decks repletos de EX básicos visando o competitivo.

    É sempre bom voltar às origens, e espero que vocês também tenham gostado desta opção bem mais em conta e, ainda assim, bastante divertida para se jogar. Tenha em mente que este deck não é competitivo e por isso irá sofrer muito em partidas contra os deck do meta, mas em partidas contra decks forfun, você terá ampla vantagem.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

doacao

 

pagseguro              paypal

Anúncios