Olá pessoal, eu me chamo Igor Mazza e esse é a primeira vez que escrevo para o Delta Pokémon, desde já gostaria de agradecer pela oportunidade. Jogo desde a Base Set, mas só comecei a jogar de forma competitiva na era BW-On. Hoje trago a vocês um deck Rogue muito divertido e que qualquer um pode pilotar, trata-se de Garchomp / Talonflame.

       Garchomp é a principal estrela desse deck, ele é um pokémom estágio 2, com custo de recuo zero e que possui dois ataques muito bons:

         Turbo Assult (Turbo Ataque): Ao custo de uma energia você é capaz de causar 60 de dano ao Pokémon do seu adversário e ligar QUALQUER energia da sua pilha de descarte em QUALQUER um dos seus pokémons. Como estamos falando de um deck do tipo lutador, estamos falando de Strong Energy (Energia Intensa),strong-energy-fates-collide-fcl-115 você pode acelerar o seu jogo ligando uma Strong Energy da pilha de descarte a um dos seus pokémons. Ou seja, você pode descarta-las com Ultra Ball ou Professor Sycamore sem medo, pois Turbo Assault te ajuda a trazê-la de volta. Bite Off (Mordida Estraçalhante): Ao custo de duas energias você pode dar 80 de dano ao pokémon ativo do seu oponente, se ele for pokémon EX, você causa 80 de danos adicionais, ou seja, 160. Podendo chegar a 180 com uma Strong Energy ou 200 com duas, de dano ao pokémon EX do seu adversário!

      Mas com a rotação do formato standard dessa temporada para PRC-On, os decks do tipo lutador perderam cartas importantíssimas para se manterem competitivos perante os outros decks do metagame, cartas como:

     Korrina: Como Garchomp é um estágio 2, então, a única coisa que você precisava fazer era colocar um Gible em campo e no turno seguinte usar o supporter Korrina para pegar um pokémon do tipo lutador e uma carta item no deck. Estamos falando de Garchomp e Rare Candy, assim você podia ter um Garchomp de forma rápida e fácil.

     Fighting Stadium (Estádio de Combate): Com esse estádio os ataques de seus pokémons do tipo lutador causavam 20 de danos adicionais aos pokémon EX do seu oponente. Combinado com Strong Energy e Bite Off você era capaz de causar um dano altíssimo, 200 de dano com apenas uma Strong Energy ou 220 com duas.

      Focus Sash (Cinta de Foco): Se o Pokémon do tipo lutador ao qual está tool está ligada estiver com vida cheia e estiver prestes a ser nocauteado pelo ataque do seu oponente, ele não será nocauteado e sua vida se tornará 10. Essa carta impedia o 1 Hit K.O, isso era maravilhoso!

     Bom, você deve estar pensando que sem essas cartas não tem como esse deck ser tão bom. Mas calma, há algumas melhorias que ainda podemos fazer. As novas coleções nos mostraram cartas muito interessantesbursting-balloon-breakpoint-bkp-97 que nos ajudam muito a dar um novo fôlego ao GarchompTalonflame (Steam Siege, nº 96) possui uma habilidade incrível, se ele estiver na sua mão no começo do jogo, você pode coloca-lo como seu pokémon ativo. Ele tem 130 de HP, recuo zero e ao custo de uma energia ele dá 40 de dano e você pode procurar 2 cartas QUALQUER no seu baralho e colocar na sua mão. Ou seja, temos o efeito da Korrina, te ajudando a buscar uma Rare Candy e um Garchomp.

    Se Bursting Ballon (Estouro de Balão) estiver ligada ao seu pokémon Ativo e esse sofrer danos pelo ataque do oponente, coloque 6 marcadores de danos no pokémon Atacante. Contra atacantes não EX Bite Off causará apenas 80 de dano, o que não é suficiente para conseguir um K.O na maioria dos casos, então, 80+60 do Bursting Ballon pode vir a ser um K.O, combinada ainda com Strong Energy, esse dano pode ser ainda maior. Assim, Bursting Ballon te dá o dano que falta para nocautear um pokémon não EX ou pokémon EX com Fighting Fury Belt.

   Pensando nessas opções, montei uma lista que tem demonstrado uma grande consistência (lembrando que a lista abaixo é só uma base, um ponto de partida que deve ser testada e ajustada de acordo com o estilo de jogo de cada player e de acordo com as constantes mudanças do metagame).

 

A LISTA

GARCHOMP / TALONFLAME

Pokémon (13)

4x Garchomp (BREAKpoint, nº 70)garchomp-breakpoint-bkp-70
1x Gabite
4x Gible
4x Talonflame (Steam Siege, nº 96)

Trainer (38)

3x Professor Sycamore
4x N
1x Lysandre
1x Teammates
1x Hex Maniac
4x Rare Candy
4x VS Seeker
4x Ultra Balltalonflame-steam-siege-sts-96
3x Level Ball
3x Trainer’s Mail
3x Bursting Balloon
1x Eco Arm
2x Super Rod
1x Escape Rope
1x Silent Lab
2x Faded Town

Energia (9)

4x Strong Energy
5x Fighting Energy

 

garchomp-talonflame

 

ANALISANDO O DECK

 

  • 4 Talonflame:

       Nenhum mistério, são 4 porque essa é a carta ideal para começar a partida. Talonflame oferece uma velocidade de setup que nenhum outro Pokémon é capaz de oferecer, ou seja, colocar qualquer outro pokémon na lista irá afetar a consistência do deck, tornando o jogo mais difícil.

 

  • 4-1-4 Garchomp:

       A chance de você não abrir o jogo com Talonflame na mão inicial é de 50%, se isso acontecer você será obrigado a seguir o caminho mais difícil, pois os Talonflame’s não terão mais utilidade nenhuma na partida. Gible tem um ataque que permite comprar mais 2 cartas descartando uma da sua mão, o que é ótimo para tentar acelerar o seu jogo. E Gabite tem um ataque interessante, com uma energia ele causa 20 de dano e impede o pokémon Defensor de recuar, obrigando o oponente a gastar recursos ou, no melhor dos casos, atrasa o jogo do oponente. Como o lock de itens não está tão visado, utilizarei apenas 1 cópia de Gabite, mas se você quiser melhorar a consistência para não depender da sorte, use 2. Já Garchomp é o seu atacante principal, por isso 4 cópias dele.

 

  • 3 Sycamore, 4 N, 1 Lysandre, 1 Teammates:

       Como o início do setup é um pouco lento, use mais os N’s do que os Sycamore’s para evitar o descarte de recursos que farão falta no mid/late game. E usaremos apenas uma cópia de Lysandre para puxar aquele EX para o seu Garchomp dar o 1 Hit K.O.

      Teammates é importantíssimo nesse deck, pois ajuda o setup e não deixa que você fique para trás quando perder um dos seus atacantes. Como ela permite que você pegue 2 cartas quaisquer do seu baralho, você pode pegar as cartas que complementam o dano para o K.O (Strong Energy, Faded Town, Bursting Balloon) ou para colocar um novo Garchomp no jogo (Rare Candy e Garchomp).

 

  • 4 VS Seeker, 4 Ultra Ball, 3 Level Ball, 3 Trainer’s Mail:

      4 VS Seeker é padrão para qualquer deck. 4 Ultra Ball para pegar os Garchomp’s, e descartar os Talonflame’s que sobraram no deck e energias para acelerar o seu jogo com o Turbo Assault. 3 Level Ball para procurar os Gible’s (sempre tenha Gible’s em seu banco). 3 Trainer’s Mail para procurar as Level Ball e Rare Candy.

 

  • 3 Bursting Balloon, 1 Eco Arm:

       Bursting Balloon é fundamental nesse deck. Pois graças a ele você consegue completar os danos suficientes para nocautear os pokémons Não-EX e EX com Fighting Fury Belt. Com isso em mente, decidi transformar a quarta cópia em 1 Eco Arm, essa carta permite você pegar até 3 tool’s da pilha de descartes e volta-las para o deck, assim, podemos jogar com 4 a 6 Bursting Balloon’s durante a partida.

 

  • 2 Super Rod, 1 Escape Rope:

       Duas cópias de Super Rod por causa da consistência que ela trás. Você pode voltar uma linha inteira de Garchomp de volta para o deck, assim como as energias básicas.

       Você deve estar se perguntando para que Escape Rope, sem os principais pokémon tem recuo 0 ?

     Garchomp e Talonflame tem recuo 0” sim, verdade. Mas haverá situações onde o nosso oponente pode recuar um pokémon que ele não queira que seja nocauteado então, podemos força-lo a colocar ele de volta como ativo e com o recuo 0 de Garchomp e Talonflame, podemos colocar o nosso atacante de volta como ativo e conseguir o K.O. Por nós dar essa possibilidade, é  que temos uma copia na lista.

 

  • 2 Faded Town, 1 Silent Lab, 1 Hex Maniac:

      Silent Lab é ótima carta para atrasar o setup do oponente, trava as habilidades de Shaymin EX e Hoopa EX, e impede Volcanion EX de usar sua habilidade Steam Up. Hex Maniac só está aqui para termos uma resposta contra a habilidade de Greninja BREAK. Faded Town se torna importante para fechar o dano em partidas contra Mega Evoluções.

 

  • 4 Strong Energy, 5 Fighting Energy:

      4 Strong Energy é padrão para esse deck e 5 Fighting Energy são suficientes de energias básicas, uma vez que a lista possui 2 Super Rod e Garchomp recupera energia.

 

Garchomp 1

 

        Bom pessoal, é isso, espero que gostem. É um deck fácil de jogar, acessível e muito divertido. Acho que esse é um bom deck para quem quer começar entrar no mundo competitivo.

Até a próxima!

 

 

doacao

pagseguro               paypal

Anúncios