VESPIQUEN / ZOROARK – Uma grande opção para parar Greninja Break e outros decks do meta.

Olá amigos e amigas. Nem sempre podemos contar com muitas cartas de Pokémon EX, Mega Evoluções e cartas Ultra Raras, mas, isso não quer dizer que não podemos ter um deck minimamente competitivo em nossa deck box. Por isso vamos trabalhar com algo menos custosos e mais elaborado hoje.

Vespiquen é um excelente atacante, causando altos danos com pouca energia, pode evoluir muito rápido, além de ter a vantagem de ser uma carta de fácil acesso por ser incomum. Junte a lista outros atacantes secundários, também fortes e rápidos como Zoroark e Zebstrika, e você terá provavelmente o deck competitivo mais economicamente viável deste inicio da temporada.

 

A LISTA

VESPIQUEN / ZOROARK

Pokémon (27)

4x Vespiquen (Ancient Origins, nº 10)vespiquen-ancient-origins-aor-10
4x Combee
2x Zoroark (BREAKThrough, nº 91)
2x Zorua
2x Zebstrika (BREAKPoint, nº 49)
2x Blitzle
4x Unown (Ancient Origins, nº 30)
4x Klefki (Steam Siege, nº 80)
1x Mr.Mime (BREAKThrough, nº 97)
2x Shaymin EX (Roaring Skies, nº 77)

Trainer (29)

4x Professor Sycamore
3x N
1x Lysandre
1x Hex Maniac
1x Pokémon Rangerzoroark-breakthrough-bkt-91
1x Teammates
4x VS Seeker
4x Ultra Ball
2x Level Ball
4x Puzzle of Time
1x Escape Rope
1x Town Map
1x Float Stone
1x Parallel City

Energia (4)

4x Double Colorless Energy (D.C.E)

 

vespiquen-zoroark

 

Se você já viu um deck de Vespiquen jogando, já sabe muito bem como ele funciona. Cada pokémon na Pilha de Descarte do jogador aumenta o dano do ataque Bee Revenge em +10, podendo nocautear ate mesmo Mega Evoluções com um único ataque em algumas ocasiões. Mas a rotação do Formato Standard foi cruel com nossa rainha, a queda do Battle Compressor deixou o deck muito mais lento, porém esta lista traz soluções que equilibram este problema.

A Vespiquen será o atacante principal, mas, Zoroark e Zebstrika também têm essa função quando necessário. A Zebra é um ótimo meio de parar YveltalM.Rayquaza-EX, Talonflame da Steam Siege, além de fazer o oponente reconsiderar a utilização de Shaymin-EX para acelerar o jogo. Zoroark tem uma habilidade bem consistente permitindo movimentação livre em campo, evitando que seu oponente use Lysandre para travar um pokémon de alto custo de recuo como ativo, além de te ajudar a se livrar de condições especiais. Ele também adora quando o Banco do adversário está cheio, podendo chegar a 160 de dano com facilidade. E todos estes atacantes usam apenas 1 D.C.E para atacar.

Para acelerar e tornar o dano do ataque Bee Revenge alto, nós contamos com alguns pokémons que vão para o descarte depois que ativada as habilidades das respectivas cartas. Unown é o primeiro deles, este pokémon pode ser descartado quando estiver no nosso Banco e ainda gera uma carta extra quando isto acontece. É um card auxiliar muito importante para este deck, pois além de aumentar o dano de Vespiquen, ele tem papel importante como acelerador de draw.  O segundo pokémon é o Klefki, este pequeno chaveiro pode servir de tool para os nossos pokémon em jogo, tornando-os imunes a ataques de Mega Evoluções por um turno, e depois o Klefki deve ser descartado e, em certas ocasiões, podem render muita dor de cabeça para os oponentes. E quando se enfrentar decks que não usem Mega Evoluções você poderá anexar Klefki a um Unown, assim, usando a habilidade do Unown você consegue descartar dois pokémons ao mesmo tempo.

Como precisaremos de velocidade para montar o jogo, Shaymin-EX é essencial a este deck, trazendo compras extras no early-game (primeiros turnos). klefki-steam-siege-sts-80Fase esta na qual é essencial que consigamos comprar muitas cartas, pois manter mais do que 25 cartas no deck após o terceiro turno, dificultará muito nossa vitória, e ai passaremos a contar com o azar e/ou jogadas erradas do oponente. E o último pokémon da lista é apenas uma medida de segurança, pois, Mr.Mime previne ataque diretos ao Banco, e com o Mega Audino-EX rondado escondido no meta é sempre bom ter um meio de minimizar os ataques deste Mega ao nosso Banco.

O número de cartas trainer’s é bem enxuto, com o mínimo necessário para o bom andamento do deck. Por temos muitos Pokémon aqui, logo, será importante manter atenção ao jogo e pensar bastante antes de cada jogada, para evitar cometer um missplay que nos custe o jogo. O estádio tem utilização clara, diminuir o Banco do oponente ou o nosso Banco quando necessário, removendo nossos Shaymin-EX ou até mesmo as evoluções caso queira aumentar o dano da Vespiquen, por isso contamos com uma cópia de Parallel City.

Os itens da lista vão ajudar a trazer pokémons para o Banco de forma rápida (com Ultra Ball e Level Ball) e a reutilização de supporter’s (com VS Seeker). Já Puzzle of Time ajuda muito em trazer recursos de volta para a mão, seja energias, pokémons ou outras cartas que foram descartadas por necessidade, ou por nocautes. “Cuide bem destes itens, pois eles terão valor chave em algumas partidas”.

 

OPÇÕES

 

Esta lista foi pensada para o formato Standard atual, tentando combater os principais pokémons do meta, porém, é possível fazer algumas modificações caso haja necessidade. Uma delas e a adição de um terceiro Shaymin-EX, permitindo uma Setup a mais na partida. Talonflame (Steam Siege, nº 96) também entra como grande opção para este deck, seu ataque permite pegar duas cartas quaisquer no deck, nos dando uma ótimo controle da estratégia e buscando as cartas importantes desde os primeiros momentos da partida.

A soma de uma ou duas cópias de mais um estádio para acelerar a evolução das vespas, no caso o Forest of Giant Plants,forest-of-giant-plants-ancient-origins-aor-74 poderá ser a mudança mais eficaz a esta lista, nos permitindo partir para o ataque forte já no primeiro turno e ajudando a remover cartas do deck com maior facilidade. Revitalizer é outra carta que pode agregar grande valor a lista, permitindo que você descarte seus Combee’s e Vespiquen’s com menor preocupação para poder usar este item e recupera-los posteriormente. Uma outra carta que também pode trazer vantagens para este deck é Bursting Ballon, esta tool pode ajudar a ganhar um turno ou gerar danos extras, facilitando muito para que nossa vespa consigam seus nocautes.

E deixo também uma recomendação, evite substituir os Puzzle of Time por Special Charge. A princípio pode parecer mais interessante, mas o Special Charge se limita e reaver Energias Especiais, e ainda as devolve para o deck, já Puzzle pode reaver qualquer dupla de cartas da Pilha de Descarte, somando-as a nossa mão. Caso queira usar Special Charge, recomendo usar apenas 1 copia, mantendo os Puzzle of Time.

 

CONCLUSÃO

 

Este talvez seja um dos decks mais baratos para se tentar jogar um torneio, pois, tirando os Shaymin-EX e VS Seeker, não tem mais nada de realmente caro na lista. Zebstrika e Klefki são razoavelmente fáceis de conseguir, e os Zoroark também tem um preço baixo se compararmos com os pokémon EX mais visados no momento.

Os aspectos negativo ficam por conta das partidas contra Volcanion-EX, pois este deck tem uma aceleração e aumento de dano incríveis, além claro de bater na fraqueza de Vespiquen. E listas que usam Garbodor, já que sem habilidade todo o draw power do deck fica desativado e ainda perdemos nossa vantagem contra as Mega Evoluções. Jogar contra Garbodor será o maior terror para este deck, mas, não dá pra ser 100% imbatível, certo?

No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

 

 

 

 

4 comentários em “VESPIQUEN / ZOROARK – Uma grande opção para parar Greninja Break e outros decks do meta.

Adicione o seu

  1. Otima lista, dá até vontade de voltar a jogar de Bee (apesar de ter sido um jogador fiel ao Yveltal), mas como você disse a rotação foi muito cruel ç_ç . acho que poderia botar a opção de Octelery no lugar dos shaymin. O deck é realmente barato, comparado aos que estão usando garbodor, como Mewtwo ou Scizor (que estão custando um Rim). anyway Otima decklist XD

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado Watanabe-san, estamos trabalhando muito para trazer opções mais viáveis para os jogadores pró ou mesmo os casuais. Os testes foram feitos com Shaymin para acelerar o número de descarte de PKMN logo no T1. Não chegamos a testar a versão com Octillery, mas nada impede de que jogadores tentem adaptar esta versão. Mais uma vez, agradecemos o seu comentário e as dicas dadas. =D

      Curtir

Deixe sua opinião

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑