Estou de volta galera depois de algum tempo sem postar, motivo: falta de inspiração para fazer novos decks dentro da proposta principal da Delta.

        Hoje trago um deck principalmente para se divertir e ser usado na Liga Pokémon da sua cidade, trata-se de Ho-Oh EX e Yanmega, um deck com excelente potencial ofensivo que utiliza toda a velocidade do Yanmega junto ao poder de ataque do Ho-Oh EX.

 

ANALISANDO O DECK

 

     A estratégia deste deck é relativamente simples, fazer Yanmega no T1 e energizar o Ho-Oh EX no banco, depois trocar o Yanmega por Ho-Oh EX e atacar com Elemental Feather, minando o adversário com 130 de dano no ativo e 30 de dano no banco.

    “Mas Viana, como vamos fazer isso com velocidade, já que Ho-Oh EX precisa de 3 energias diferentes para atacar ?”

     Simples, pois temos muitas cartas que aceleram a nossa estratégia, e uma das principais é Max ElixirMax Elixir te permite olhar as 6 primeiras cartas do topo do seu deck e ligar uma Energia Básica encontrada lá em um Pokémon Básico no banco,max-elixir-breakpoint-bkp-102 essa carta tem sido a principal aceleração de energia no meta atual. A outra carta de grande importância para a estratégia é o Yanmega, pois graças a sua habilidade Sonic Vision ele pode ataca sem energia, desde que você tenha 4 cartas na sua mão, o que é tarefa relativamente fácil. O ataque Assault Boom não é ruim, causa 50+70 se o Pokémon defensor estiver equipado com uma ferramenta, em um meta onde Float Stone, Bursting Ballon e Fighting Fury Belt vem reinando, é quase certo que você sempre conseguirá aproveitar o máximo do ataque do Yanmega..

      E como vamos colocar Yanmega em jogo no T1 se para evoluir temos que esperar 1 turno com o básico em jogo? Isso e fácil de responder, porque o estádio Forest of Giant Plants permite todos os Pokémon de grama evoluir ignorando a regra da evolução.

     Bom agora só resta apresentar nosso principal atacante, para mim a carta mais bonita do jogo, a nossa querida fênix Ho-Oh EX (BREAKpoint, nº 92). Ela conta com a habilidade Purifying Fire, está maravilhosa habilidade faz com que o Ho-Oh EX cure 50 de dano todo o turno desde que tenha 1 energia de fogo ligada a ele. O ataque é pesado, apesar de custar 3 energias ele tem o peso de ser 1 de cada tipo, (uma de grama, uma de água e uma elétrica) entretanto é um ataque muito bom causando 130 de dano no ativo e 30 de dano em um pokémon do banco do oponente. Pode parecer pouco, mas acredite, isso é muito bom, uma vez que você vai deteriorando o banco do adversário turno a tuno e no late game seu oponente ficará sem resposta.

 

A LISTA

HO-OH EX / YANMEGA

Pokémon (14)

3x Ho-Oh EX (BREAKpoint, nº 92)ho-oh-ex-breakpoint-bkp-92
1x Yanmega Break
3x Yanmega
4x Yanma
1x Smeargle
2x Shaymin EX

Trainer (36)

4x Professor Sycamore
2x N
2x Judge
1x Ninja Boy
1x Pokémon Ranger
1x Lysandre
4x Vs.Seeker
4x Ultra Ballyanmega-steam-siege-sts-7
4x Max Elixir
4x Trainer’s Mail
2x Super Rod
1x Escape Rope
3x Fighting Fury Belt
3x Forest of Giant Plants

Energia (10)

3x Water Energy
3x Grass Energy
3x Lightning Energy
1x Fire Energy

 

ho-oh-ex-yanmega

 

        Bom, a partida perfeita se resume a conseguir montar Yanmega no T1 e conseguir ligar ao menos 2 energias em um de seus Ho-Oh EX no banco. Enquanto você não terminar de montar seu  o setup, vá causando danos com o Yanmega, já que graças a sua habilidade ele ataca sem energia. Abuse bastante de Yanmega para minar o HP dos pokémons adversários, e manter a troca de prêmios sobre controle.

      Shaymin EX é para draw power, apesar do preço, é uma carta necessária nesta lista, pois ele te permite compras extras, o que te dá chances de dropar Max Elixir o quanto antes.fighting-fury-belt-breakpoint-bkp-99 Ninja Boy é uma boa carta para casos em que seu setup esteja travado ou para substituir algum pokémon que tenha energias anexadas por um Ho-Oh EX (um exemplo: se não começar com o Ho-Oh EX no banco mas tiver vários Max Elixir na mão, você pode usá-los para ligar energias em qualquer um dos básicos no banco e depois usar o Ninja Boy para trocar pelo Ho-Oh EX), e até mesmo para evitar o nocaute de um Shaymin EX, usando Ninja Boy para troca-lo por um Yanma por exemplo, e dando apenas um prêmio ao oponente.

      Pokémon Ranger está na lista para responder ao bloqueio de danos imposto por um Jolteon EX ou Regice. As Super Rod’s são principalmente para voltar suas energias para o deck (como o Ho-Oh EX depende de energias básicas diferentes, é crucial que se recupere sua energia que esteja em maior quantidade no seu descarte). Figthing Fury Belt é uma excelente carta e faz um ótimo combo com  a habilidade do Ho-Oh EX, transformando nossa fênix em um tanque de guerra. Smeargle também tem papel importante na lista, nos permitindo fazer bom uso da habilidade de Ho-Oh EX, visto que ele tem sua própria habilidade que nos permite trocar uma energia básica ligada ao nosso pokémon ativo, por uma outra energia básica que esteja na pilha descarte.

 

VANTAGENS

 

  • É um deck rápido que consegue causar danos com poucos recursos.
  • Tem uma boa resistência aos ataques, devido a forte poder de cura de Ho-Oh EX.
  • A estratégia e simples, exigindo apenas atenção do jogador no momento de ligar as energias, para evitar ligar duas energias do mesmo tipo em um pokémon.
  • O custo do deck é baixo, tendo apenas Vs.Seeker (indispensável a 97% dos decks no formato) e Shaymin EX (que pode ser substituído por Octillery) como cartas caras.
  • Ho-Oh EX é um excelente sniper, podendo nocautear até dois  pokémons ao mesmo tempo, te dando ótima vantagem na troca de prêmios.

 

DESVANTAGENS

 

  • Depende muito de habilidades para funcionar.
  • Garbodor está muito forte no formato é consegue sozinho parar todo o setup do deck. Se você não conseguir montar um Ho-Oh EX logo nos primeiros turnos a partida estará praticamente perdida.
  • Não conseguir acelerar as energias através de Max Elixir, gera um prejuízo substancial e um atraso enorme à estratégia.
  • Montar um segundo Ho-Oh EX não é uma tarefa muito simples. Montar um terceiro em uma mesma partida, só com talento ou sorte.
  • Duas energias do mesmo tipo no prêmio pode ser fator determinante para sua derrota.

 

CONCLUSÃO

 

     Além das desvantagens já citadas, algumas partidas serão praticamente auto-loss para este deck, vencer M.Mewtwo (Y) / Garbodor ou Greninja Break, será apenas sorte, pois ambos os decks atacam no ponto fraco de nossa estratégia. Trevenant (BREAKpoint, nº 65) não está muito popular, mas também será uma partida dura, já que a habilidade do Trevenant aumenta o custo de ataque dos nossos pokémons básicos, nós fazendo depender muito de Yanmega.

     Se você procura diversão e um bom deck para jogar em sua cidade ele é uma boa escolha, o deck tem um bom early game e um bom late game, mas, depende muito da habilidade do jogador para o rodar bem

      Com isso termino mais uma análise até a próxima.

 

doacao

 

paypal                   pagseguro

Anúncios