Olá amigos e amigas. Depois de um pequeno recesso para reorganizar as ideias pós rotação, estamos de volta com a corda toda. E para comemorar a volta à ativa, vamos começar com um deck que tem mostrado potencial ao longo dos testes do início desta temporada, Xerneas BREAK.

         Os pokémons fada ganharam um novo fôlego no fim da era XY, com cartas que ajudam acelerar sua montagem e com parceiros que os ajudam a causar muitos danos. Mesmo após a rotação ter levado um dos principais pokémon deste tipo (Aromatisse XY, nº 93) Xerneas ainda vem se destacando nesse começo de temporada, tanto na sua versão Break quanto na sua versão Rainbow Raod. E hoje vamos abordar um destes deck que prometem incomodar muitos jogadores ao longo da temporada, vamos aos cards:

 

A LISTA

XERNEAS BREAK / GIRATINA EX

Pokemon (14)

3x Xerneas BREAK xerneas-break-steam-siege-sts-82
4x Xerneas (XY, nº 96)
2x Giratina-EX
2x Latios-EX
2x Shaymin-EX
1x Jirachi (Promo, nº 67)

Trainer (33)

4x Professor Sycamore
3x N
2x Lysandre
1x Hex Maniac
1x Pokémon Ranger
4x VS Seekergiratina-ex-ancient-origins-aor-57
4x Max Elixir
4x Ultra Ball
1x Escape Rope
1x Super Rod
1x Special Charge
3x Exp. Share
4x Fairy Garden

Energia (13)

9x Fairy Energy
4x Double Dragon Energy

 

xerneas-break-giratina-ex

 

      Nenhum mistério sobre como se jogar com esta lista, nos primeiros turnos o foco é usar o ataque Geomancy para trazer muitas Fairy Energy’s para o campo, e ligar as D.D.E’s (Double Dragon Energy) nos dragões que estiverem no banco.

        Assim que houver um bom número de energias em campo, basta começar a atacar com o Xerneas Break, que causa o dano de 20x o número de energias ligada ao seus pokémons, permitindo danos altíssimos no midgame.xerneas-xy-96-ptcgo-1 Life Stream é um ótimo ataque e Xerneas Break tem um bom valor de HP, tornando-o um páreo duro de se nocautear com apenas um ataque. Outra parte da estratégia é manter as energias em campo por toda a partida, por isso temos uma grande quantidade de Exp. Share pois, com essa ferramenta, as Energias Básicas serão transferidas para os pokémons ao qual ela esta ligada, minimizando o impacto dos nocautes ao longo da partida, enquanto Max Elixir continua trazendo mais energias do deck para o Banco.

     Para reciclar e acelerar o jogo, os supporter’s N e Professor Sycamore serão muito necessários, sempre trazendo mais recursos do deck para a nossa mão. Fairy Garden é um bom método para evitar nocautes e manter o campo em movimento sem ter de descartar energias com os recuos. Super Rod e Special Charge é o que há de melhor para reaver energias do descarte sem usar o supporter do turno.

       Giratina-EX e Latios-EX podem ser bons atacantes secundários quando necessário, Giratina-EX consegue segurar muito bem as Mega Evoluções e o Latios-EX pode ignorar efeitos dos ataques do oponente, inutilizando Jolteon-EX por exemplo. Já Shaymin-EX e Jirachi dispensam apresentações, o primeiro serve para trazer cartas extras para a nossa mão e o Jirachi surge como opção para remover Energias Especiais do oponente e ganhar um turno a mais para se recuperar de um nocaute.

 

OPÇÕES

 

         Sempre pregamos que cada jogador pode e deve alterar as listas de forma a ajustá-la ao seu próprio estilo de jogo e ao meta que enfrentará,ninja-boy-steam-siege-sts-103 eu, particularmente, ao ver a dificuldade de se conseguir o Jirachi, optei por adicionar 2 Energy Switch a minha lista, assim, mesmo que o Shaymin-EX inicie a partida, é bem fácil de contornar a situação, ligando a energia no Pokémon Ativo, recuando e depois usando o Energy Switch para mover a energia para o novo Pokémon Ativo. Ninja Boy poderá substituir tranquilamente o Energy Switch, mas ainda não testei esta versão.

       Garbodor vem sendo o temor de muitos jogadores pra esse começo de temporada, porém já demonstrou não ter tanta força assim como a maioria dos jogadores esperavam, de qualquer forma, ele poderá ser um excelente aliado em partidas contra Volnaion-EX, Greninja Break, Serperior, Sceptile EX, entre outros. Caso opte por usa-lo, uma opção é a saída de Latios-EX e Jirachi para adiciona-los, alem da diminuição do numero de estádios para a entrada das Float Stones.

 

Xerneas 2

 

     Uma segunda sugestão para se jogar com esse deck, vem agradar aqueles que não gostam de investir muito nas cartinhas. Toda a estratégia e setup desta versão são idênticas a da primeira analise, a diferença aqui fica por usar um segundo atacante e um acelerador de energias menos custoso.

 

A LISTA

XERNEAS BREAK / LATIOS EX

Pokémon (13)

3x Xerneas BREAK xerneas-break-steam-siege-sts-82
4x Xerneas ( XY, nº 96)
2x Latios-EX
2x Octillery
2x Remoraid

Trainer (34)

4x Professor Sycamore
3x N
2x Lysandre
1x Hex Maniac
4x VS Seeker
4x Max Elixer
4x Ultra Balllatios-ex-roaring-skies-ros-58
3x Trainer’s Mail
2x Super Rod
1x Special Charge
2x Fighting Fury Belt
1x Exp. Share
3x Fairy Garden

Energia (13)

9x Fairy Energy
4x Double Dragon Energy

 

xerneas-break-latios-ex

 

         Toda a estratégia aqui funciona exatamente como o deck I, porém, é mais centrado no próprio Xerneas Break, contando apenas com Latios-EX como segundo atacante ao longo da partida. Alguns pontos a se considerar nessa lista são: A diminuição da velocidade de montagem de setup, que fica mais focada ao midgame devido a troca de Shaymin-EX por Octillery; Uma maior dificuldade de se usar o segundo atacante, já que Latios-EX precisará de duas D.D.E‘s para atacar; E uma maior vulnerabilidade a Garbodor, pois toda a fluência da estratégia fica mais dependente da habilidade do Octillery.

    Fora esses detalhes, você deverá proceder exatamente como na primeira análise, começar o jogo atacando com Xerneas, para acumular energias no banco e depois de 2 ou 3 turnos, atacar forte com Xerneas Break.

 

OPÇÕES

 

        Com M.Mewtwo-EX e M.Scyzor-EX disputando a atenção dos jogadores competitivos, a entrada de Klefki pode ser decisiva contra estes decks.klefki-steam-siege-sts-80 A habilidade deste pokémon permite que, caso ele esteja em seu banco, você anexe ele a um de seus pokémons como uma tool, que previne qualquer dano causado pelas mega evoluções ao pokémon ao qual ele foi ligado, sendo descartada no fim do turno do oponente. Sem a habilidade de Giratina-EX, essa poderá ser a melhor forma de se proteger e levar vantagem contra esses decks.

     Outra mudanças menos custosas, ainda podem ser realizadas, mas sacrificando um pouco da eficiência do deck, por exemplo a substituição de Latios-EX por Hydreigon-EX, que tem o mesmo ataque mas custa 1 energia a menos e causa apenas 80 de dano. Também podemos trocar Octillery por Unow’s e Acro Bike’s (Uma opção que precisa ser muito testada). E também a entrada do item Energy Recicler, que embaralha 5 energias básicas da pilha de descartes de volta ao deck e pode diminuir sua preocupação com os descartes de energias durante a partida.

 

CONCLUSÃO

 

        Os decks fada sempre foram grandes opções no Formato Standard desde sua inserção ao jogo na era XY, mesmo com excelente potencial dificilmente conseguem se firmar no meta por muito tempo. Esse pode ser novamente o caso de Xerneas Break, que apesar de um excelente deck, ainda vai encontrar muitas dificuldades pela frente.

        Entre os grandes vilões da nossa estratégia estará M.Scyzor EX / Garbodor, M.Scyzor é muito forte, causa muito dano com pouca energia, ataca na fraqueza de Xerneas, descarta nossos estádios e as energias especiais nos pokémons dragão, e com a ajuda de Garbodor, consegue bater na Giratina EX. Tudo isso torna esta uma partida praticamente Auto-loss, independente da lista que usarmos. Vileplume também será um terror para nossa estratégia (principalmente na segunda versão), apesar deste pokémon esta correndo pelas beiradas neste inicio de temporada, ainda veremos muitos decks de Vileplume por ai (até mesmo de Tech para Xerneas Break / Giratina EX). Sem conseguir usar itens, acelerar e manter as energias em campo será extremamente difícil, nos colocando em uma situação muito desvantajosa contra qualquer deck de item locker.

     Este é um momento sem muitas opções no formato, e passamos por isso todos os anos, aqueles meses pós rotação que não temos muitas coleções disponíveis para jogar, mas, logo logo teremos mais uma coleção para ampliar o horizonte do metagame.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

doacao

paypal                      pagseguro

Anúncios