Olá amigos e amigas. Hoje não vou apresenta uma novidade nesta análise, e sim uma repaginada de uma lista bem popular entre os adeptos do Formato Expanded. Flareon e Vespiquen são dois pokemons conhecidos por vingarem seus parceiros nocauteados, atacando forte para cada pokémon presente na pilha de descarte, e é nesse clima de vingança que começamos nossa análise de hoje.

      Ambos atacantes deste deck tem ataques similares, e já se mostraram excelentes para combater o meta deste formato. Com a vantagem de atacar forte com poucas energias, além de possuir cartas de fácil acesso este deck tem se tornado muito popular, e uma pedra no sapato de quem joga no Formato Expanded.

     Apesar de termos ligas formais e informais que utilizam este formato, infelizmente ele não é tão forte ou tão popular por aqui, com isso, o Standard ainda é o formato mais explorado no Brasil. Isso não quer dizer que devamos abandonar outras formas de jogo que ampliam os nossos conhecimentos sobre o Pokémon TCG. Vamos aos cards?

 

A LISTA

FLAREON / VESPIQUEN

Pokémon (28)

4x Flareon (Plasma Frezee , nº 12)flareon-plasma-freeze-plf-12-ptcgo-1
2x Eevee (Plasma Frezee, nº 90)
2x Eevee (Furious Fists, nº 80)
4x Vespiquen (Ancient Origins, nº 10)
4x Combee
2x Wobbuffet
2x Exeggcute (Plasma Frezee, nº 04)
4x Unown
1x Jirachi-EX
3x Shaymin-EX

Trainer (25)

3x Professor Sycamore
1x N
1x Colress
1x Lysandrevespiquen-ancient-origins-aor-10
1x Blacksmith
1x Hex Maniac
4x VS Seeker
4x Ultra Ball
4x Battle Compressor
1x Silver Bangle
2x Float Stone
1x Parallel City
1x Computer Search

Energia (7)

4x Double Colorless Energy
3x Fire Energy

 

Flareon - Vespiquen

 

    Como podemos ver, este deck tem uma quantidade de pokémons incomum se compararmos com outras listas, isto porque precisaremos de muitos pokémons na Pilha de Descarte, pois, ambos os atacantes da lista aumentam o dano do ataque de acordo com a quantidade de cards de pokémons  descartados.

       Se você joga este TCG a mais de um ano, já conhece o Flareon Plasma, caso jogue a menos de uma temporada, eu explico como ele funciona.double-colorless-energy-generations-74 O ataque Vengeance causa 20 de dano + 10 para cada pokémon que esteja em sua Pilha de Descarte, ataque muito semelhante ao Bee Revenge de Vespiquen, por isso esses dois formam uma bela dupla de caçadores de EX. Os ataques Bee Revenge e Vengeance tem o custo de duas energias incolores, algo muito fácil de se conseguir com uma Double Colorless Energy (D.C.E), tornando os dois atacantes muito rápidos, e Flareon ainda pode ser energizado através do supporter Blacksmith, movendo duas Energias Básicas de Fogo da Pilha de Descartes para um pokémon do tipo fogo, ajudando muito no late-game, pois estas energias não podem ser removidas com o supporter Xerosic.

      A dica é descartar o máximo de pokémons no início da partida, e manter apenas Shaymin-EX, Jirachi-EX e quatro linhas de atacantes alternados (uns 12 pokémons no deck e na mão) para maximizar o dano nas primeiras rodadas da partida. E sempre que possível comece a partida, pois assim você evoluirá seus pokémons primeiro causando um grande estrago na estratégia adversária a partir do T1.

        Unown, Shaymin-EX e Jirachi-EX são ferramentas muito úteis para compras extras ao longo do jogo, permitindo a busca por itens e supporter’s.shaymin-ex-roaring-skies-ros-77 Só é preciso ter cuidado na utilização deles, principalmente de Shaymin-EX, para evitar ficar sem cartas antes do fim da partida. Exeggcute é uma boa opção para se usar com Ultra Ball e Computer Search sem ter de descartas as cartas trainer’s que estiverem em sua mão, por isto, mantenha esses ovinhos no descarte sempre que possível, e os traga para sua mão quando for necessário. Já o Wobbuffet é muito bom para atrasar o oponente quando necessário, desligando as habilidades e forçando-o a desistir de Shaymin’s e outros pokémons de suporte através de habilidades. A lista de trainer’s pode parecer mirrada, mas, com Shaymin-EX, Jirachi-EX e VS Seeker, é bem fácil ter acesso às trainer’s, e depois de três Battle Compressor, muitas cartas estarão fora do deck, permitindo compras mais seletivas ao longo do jogo.

         Os Eevees diferentes têm uma função bem específica na lista, pois, é preciso lembrar que Archeops está presente e forte no Formato Expanded, e ele impede evoluções diretas de sua mão. Quando Archeops entra em cena, a melhor opção é o Eevee da Furious Fists para forçar evolução através da habilidade Energy Evolution, em outros cenários, o Eevee da Plasma Freeze se torna mais indicado por ter mais HP que a outra opção.

 

OPÇÕES

 

       Este deck é extremamente agressivo e rápido, logo, pouco pode ser mudado sem alterar uma destas características, porém, o Audino da coleção Boundaries Crossed tinha lugar na versão antiga deste deck e pode voltar para a lista, caso o jogador sinta necessidade de algo que remova Condições Especiais, principalmente causados pelo Hypnotoxic Laser somado ao Virbank City Gym, que causa grandes danos a estes pokémon de HP relativamente baixos.

        Outras eeveelutions também podem ser de grande ajuda para nossa estratégia,audino-boundaries-crossed-bcr-126-ptcgo-1 Jolteon da Ancient Origins tem a habilidade de acrescenta o tipo elétrico a nossos pokémons estagio 1, sendo uma ajuda considerável para bater na fraqueza de Yveltal, Shaymin-EX, M.Rayquaza EX entre outros. Espeon da Dark Explore, tem uma habilidade muito útil contra decks de Accelgor e Trevenant, sua habilidade Solar Revelation deixa seus pokémons que tenham energias ligadas imunes a efeitos de ataques do oponente, dando a você uma certa tranquilidade para jogar contra esses decks.

         Mr.Mime também é uma opção a se considerar para proteger o banco. Assim como o Entei (nº 14) da Ancient Origins, que pode entrar como excelente opção de  terceiro atacante, já que manter o banco cheio é uma característica marcante no Formato Expanded. Dito da Boundaries Crossed também pode ser de grande ajuda nessa lista, podendo ajudar a evoluirmos nossos pokémons mais rápido, ou somar dano para nossos atacantes. Mas a carta que poderia fazer mesmo grande diferença nesta lista é Puzzle of Time, permitindo à você recuperar duas cartas da pilha de descartes, diminuindo sua preocupação em descartar os atacantes ou energias.

 

CONCLUSÃO

 

           Para abordarmos um pouco das dificuldades desse deck, vamos começar pela já citada acima. O baixo HP dos nosso principais pokémons é uma grande desvantagem aqui, tornando esse deck muito vulnerável contra outros deck que espalham dano pelo campo. Outro problema a se enfrentar é o bloqueio de itens, como uma lista focada em aceleração a base de itens, este deck terá extrema dificuldade para descartar os pokémons necessários, tanto para montar seu setup, caso o oponente consiga te impedir de usa-los já nos primeiros turnos de jogo. Além deste dois problemas, temos no Formato Expanded Archeops, esse pokémon nos impede de jogarmos cartas de evolução da mão para evoluirmos nossos pokémons, o que nos deixa com apenas dois Flareon’s como possíveis atacantes, isso se conseguirmos evoluí-los usando a habilidade dos Eevee’s, se você sabe que vai enfrentar este pokémon, considere usar apenas Eevee’s da Furios Fists, para que possa pelo menos contar com mais Flareon’s para combater o adversário.

         Sim, conseguir 3 Shaymin-EX no momento é um custo bem elevado para uma lista que joga apenas em alguns lugares, mas, as vezes este investimento já foi feito e vale a pena fazer uso deles em todo o seu potencial e, aqui entre nós, se só lhe falta os Shaybeis, umas proxies para jogar no fim de semana nunca matou ninguém meus caros amigos.

           No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

doacao

paypal                        pagseguro

Salvar

Anúncios