Olá amigos e amigas. Os grandes torneios desta temporada estão em curso, os Nacionais e os últimos Regionais para garantir classificação para Nacionais ainda não realizados. E hoje abordaremos uma lista que tem roído pelas bordas o formato atual, Latios-EX e Vileplume, atrapalhando o oponente em muitos pontos ao longo do jogo.

        Esse deck traz a força do locker de itens, junto aos ataques rápidos de Latios-Ex, pressionado o oponente desde o primeiro turno de jogo, e até mesmo conseguindo alguns donks. Com essa combinação destrutiva, este deck tem potencial para se tornar um dos mais utilizados na próxima temporada e até mesmo surpreender nesta, conquistando alguns dos grandes torneios que ainda estão por ser disputados. Eis a lista:

 

A LISTA

LATIOS-EX / VILEPLUME

Pokémon (20)

3x Latios-EXlatios-ex-roaring-skies-ros-58
3x Vileplume
3x Gloom
3x Oddish
1x Giratina-EX
1x Hydreigon-EX
2x Shaymin-EX
4x Unown

Trainer (34)

4x Professor Sycamore
1x Lysandre
1x AZ
4x Ultra Ball
3x Level Ballvileplume-ancient-origins-aor-3
4x Acro Bike
4x Trainer’s Mail
2x Battle Compressor
1x Red Card
3x Float Stone
3x Muscle Band
4x Forest of Giant Plants

Energia (6)

2x Psychic Energy
4x Double Dragon Energy (D.D.E)

 

Latios EX - Vileplulme

 

         Já ouviu falar do “Do or die”, ou “Vai ou racha”? Pois é exatamente isso que a lista pede. Arriscado? Sim, sem dúvidas, mas com Top 8 no Nacional Alemão, e colocações regulares nos Tops na Europa e EUA em termos de Regionais, provam que essa aposta pode ser crucial para uma boa classificação final em um evento.

       forest-of-giant-plants-ancient-origins-aor-74 O deck tem como objetivo atacar rápido, conseguir nocautes no early game e melar o deck do oponente. Para atrasar o adversário temos o Vileplume a ser montado ainda no T1 da partida, e impedir que o adversário tenha acesso a itens no decorrer do jogo, impossibilitando o acesso a VS Seeker, Ultra Ball, Trainer’s Mail, Puzzle of Time, entre outros, por ambos os jogadores. Como já estamos preparados para isso, esse lock não vai ser desagradável para nós, e só para nós.

        Para ter acesso ao Vileplume contamos com vários meios de buscá-lo no deck, como Level Ball para as pré evoluções, Ultra Ball, Trainer’s Mail, Acro Bike, Unown e Forest of Giant Plants. Isso é suficiente para a primeira parte da estratégia. Para os ataques contaremos com algo mais simples de fazer. Latios-EX é o atacante principal para as partidas, Fast Raid pode ser executado no T1, mesmo que tenhamos começado a partida, um bom recurso para eliminar Pokémons com baixo HP, e com a Muscle Band, conseguiremos um total de 60 de dano, fazendo muitos Pokémons Básicos irem para o descarte no 1º turno de jogo. Do segundo turno em diante, o foco será o segundo ataque do Latios, Sonic Ace, que causa 110 de dano e previne efeitos de ataques do oponente ao Latios-EX.

        Os outros assistentes são Giratina-EX para segurar as mega evoluções e Hydreigon para diminuir o custo de recuo e ajudar a mover os pokémons do tipo Dragões em campo.unown-ancient-origins-aor-30 Ambos são apenas medidas redundantes para situações mais específicas, e quase não entrarão em jogo, exceto para garantir a vitória. Shaymin-EX e Unown tem a função de garantir compras extras, mesmo que Vileplume já esteja em campo. Sem podermos contar com VS Seeker, a lista de supporter’s fica limitada, por isso, a compra via habilidades é essencial durante o andamento da partida. E o Red Card é uma ótima forma de reduzir a mão do oponente logo no início do jogo, levando em conta que nós comecemos a partida e o oponente tenha cinco ou mais cartas na mão.

 

OPÇÕES

 

      Como as compras extras podem ser a diferença entre a vitória e a derrota, um Shaymin-EX a mais pode ser importante para adquirir uma energia ou um supporter que precisamos. Mas tenha em mente que Shaymin’s são muito atraentes para Lysandre’s, por isso, pense bem no meta, para saber se vale a pena ou não somar mais um à lista.

          shaymin-ex-roaring-skies-ros-77Caso opte por acrescer mais um Shaymin-EX ao deck, também será interessante usar pelo menos um Parallel City para removê-los quando possível. Muitas listas jogam com apenas um Lysandre, mas existem os que preferem usar dois Lysandre, ou mesmo um Hex Maniac para desligar habilidades, por isso, remover Shaymin’s pode ser crucial no mid game, para evitar dissabores.

 

CONCLUSÃO

 

            Essa forma de jogar pode não agradar muitos jogadores, por depender de um pouco de sorte, ou por ser o tudo ou nada, contudo, entrar em qualquer jogo não é apostar na penumbra? A grande desvantagem deste deck é justamente sua maior vantagem, impedir o oponente de usar itens te coloca em uma situação vantajosa durante toda a partida, mas não poder usar itens pode te custar muito caro caso o oponente consigo puxar seu Vileplume sem Float Stone para a posição de ativo. O que realmente fará a diferença nessa lista é a familiaridade que temos com ela e o nosso conhecimento de jogo. Por isso, se deseja apostar alto, treine incessantemente e estude como contornar as outras listas que poderão surgir em seu caminho.

            No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

 

doacao

 

paypal                    pagseguro

Anúncios