Olá amigos e amigas. Os pokémons do tipo Gelo sempre me fascinaram, sendo raras as vezes que não tive um em minha equipe durantes os jogos. E, como fã desse tipo que sou, não podia deixar passar a oportunidade de apresentar a força desses blocos de gelo ambulantes. Vamos começar?

    Glalie-EX chegou ofuscado pela sua mega evolução, que é capaz de causar até 250 de dano. Porém este pokémon pode ser tão devastador quanto sua mega forma, conseguindo causar danos tão altos, que serão suficientes para derrubar grandes pokémons EX em apenas um ataque. Combinando cartas trainer’s com seu poderoso ataque e se aproveitando da baixa popularidade dos pokémons Metal no atual momento do jogo, Glalie-EX poderá te levar a inúmeras e incontestáveis vitórias. Mas antes de começarmos a demonstrar todo o seu poder, vamos conhecer a lista.

 

A LISTA

GLALIE-EX / REGICE

Pokémon (11)

4x Glalie-EXglalie-ex-breakthrough-bkt-34
2x Regice
2x Remoraid
2x Octillery
1x Shaymin-EX

Trainer (39)

4x Professor Sycamore
3x Judge
2x Giovanni’s Scheme
2x Battle Reporter
1x Xerosic
1x Hex Maniac
1x Lysandre
4x VS.Seeker regice-ancient-origins-aor-24
4x Ultra Ball
4x Trainer’s Mail
3x Red Card
2x Battle Compressor
1x Super Rod
1x Escape Rope
1x Switch
2x Rough Seas
3x Muscle Band

Energia (10)

4x Double Colorless Energy
6x Water Energy

 

Glalie EX - Regice

 

     Essa lista possui uma estratégia peculiar em termos de metagame atual, pois tentaremos manter a mão do oponente com a mesma quantidade de cartas que a nossa própria mão. Por quê? Porque isso possibilita altos danos causados com o ataque de Glalie-EX.

      O ataque Instant Freeze do Glalie-EX causa 50 de dano ao custo de duas Energias Incolores e uma Energia de Água, mas, se ambos os jogadores tiverem o mesmo número de cartas em suas mãos, temos um acréscimo de +100 ao dano final.battle-reporter-furious-fists-frf-88-ptcgo-1 Ou seja, 150 de dano por três energias, tornando o ataque bem destrutivo para o oponente. O segundo atacante do deck é também nossa defesa contra pokémons EX, Regice tem um ataque excelente, Resistance Blizzard (que ao mesmo custo de energias do ataque do Glalie EX) causa 70 de dano e deixa Regice totalmente imune ao dano e aos efeitos dos ataques dos pokémons Ex do oponente no próximo turno. Regice é excelente opção para se começar a partida contra alguns decks, te dando tempo suficiente para montar seus outros atacantes.

      Mas controlar a mão dos outros jogadores não é fácil, para isso contamos com trainer’s para alterar a configuração da mão do adversário e tornar o nosso deck mais linear ao longo da partida. A primeira delas é o supporter Judge, que faz ambos os jogadores embaralharem as mãos aos respectivos decks e comprarem quatro cartas, a segunda é o item Red Card, que obriga o oponente a embaralhar a mão no deck e comprar quatro cartas. Essas duas cartas serão a forma mais simples de você conseguir manter os dois jogadores com o mesmo número de cartas na mão, para que o Glalie-EX cause danos destrutivos. Como na maioria das vezes o oponente terá entre cinco e três cartas, temos ainda alguns artifícios para alterar a quantidade de cartas em nossa mão, buscando igualá-la em quantidade com a do adversário. Assim, contamos com duas cópias de Battle Reporter, que permite comprarmos cartas até termos o mesmo número que o oponente tem em sua mão, além disso, teremos a habilidade Abyssal Hand do Octillery, que uma vez por turno, permite que compremos cartas até termos 5 em nossa mão e com o supporter Giovanni’s Scheme com o mesmo propósito de compras.

         Para acelerar a compra de recursos úteis contamos com, Shaymin-EX e sua habilidade Set Up, que nos permite comprar cartas até termos 6 em nossa mão, apesar da excelente habilidade,octillery-breakthrough-bkt-33 Shaymin-Ex é um pokémon que pode acabar causando nossa derrota, graças ao seu baixo HP e ao uso do combo Lysandre / Target Whistler por parte do adversário (Use este pokémon apenas nos primeiros turnos de jogo, onde sua habilidade é mais útil, ou em casos extremos onde ela servirá para igualar a quantidade de cartas na mão do adversário e te ajudar a conseguir um nocaute). A lista também conta com, Professor Sycamore e Battle Compressor, que são meios bastante efetivos para remover cartas mortas no jogo e facilitar o acesso ao que precisamos no momento.

      E como é mais fácil descartar do que comprar novas cartas, procuraremos sempre manter uma quantidade grande de cartas na mão e ir utilizando-as aos poucos, e, sempre que  precisar, utilizar Ultra Ball, Trainer’s Mail e Super Rod para equilibrar o número de cards em nossa mão. Por fim, temos Rough Seas, estádio que permite durante o seu turno curar 30 de dano de cada um dos seus pokémons de Água e Elétricos em campo, uma boa forma de resistir mais algum tempo para montarmos outros  atacantes, seja outro Glalie-EX, ou Regice para forçar o oponente a desistir de usar pokémons EX. Uma dica importante, o combo Muscle Band e Giovanni’s Scheme é uma ótima opção para nocautear pokémons EX, por isso, vamos ficar atentos a essa alternativa de ataque.

 

OPÇÕES

 

        Com a chegada do coleção BREAKpoint (Trubo Colisão), dois pokémons podem trazer ainda mais força, velocidade e estabilidade para este deck. Palkia-EX, tem um ataque que busca 2 energias de água em seu deck e liga a um de seus pokémons no banco, esse ataque será de excelente ajuda para que você conseguia montar dois ou três atacantes rapidamente, antes de começar à atacar. Manaphy-EX tem uma habilidade incrível, Aqua Tube retira o custo de recuo de cada um de seus pokémons que tenham energias de água lidadas a ele, essa carta é uma adição praticamente essencial a lista, já que todos os pokémons tem um alto custo de recuo.

     Empoleon também é uma adição interessante a lista, sua habilidade Dignified Fighter aumenta em 20 o dano dos seus pokémons básico, assim, com Empoleon, Muscle Band e Giovanni’s Scheme,empoleon-breakthrough-bkt-38 Glalie-EX poderá causar até 210 de dano, o que é suficiente para nocautear em apenas um ataque, mega evoluções como M.Manectric-EX e M.Gardevoir-EX. Regice também se beneficia do pinguim imperador, fazendo com que você consiga nocautes mais tranquilos com esse pokémon. Se optar por adicionar Empoleon a sua lista, adicione também o supporter Archie Ace In The Hole, esse supporter só pode ser jogado se ele for a última carta em sua mão, mas permite que você coloque um pokémon do tipo water direto da pilha de descartes em seu banco e ainda compre 5 cartas, sendo uma forma muito mais simples de coloca-lo em campo do que evoluindo-o.

      Deixando o Formato Standard um pouco de lado, temos outras cartas que ajudam muito essa estratégia, e uma delas é o supporter Copy Cat, esse card tem texto semelhante ao Battle Reporter, permitindo-nos comprar cartas até termos o mesmo número que o oponente tem em mãos. Outra carta (dessa vez mais conhecida) que pode nos ajudar a controlar a quantidade de cartas na mão do adversário é o N, supporter que obriga ambos os jogadores a embaralhar a mão no deck e comprar cartas igual a quantidade de prêmios que possuem.

copy cards

    E se você não tem ou não gosta de Octillery, pode tentar usar Delphox (XY) ou dar preferência ao Electrode (Plasma Freeze), pois ambos os pokémons tem habilidades que permitem compara cartas extras durante o turno, ajudando você a manter sempre um número de cartas na mão igual ao do oponente.

 

CONCLUSÃO

 

       Glalie não é um pokémon muito popular e nunca teve um card tão forte quanto sua versão EX, os tipo Gelo também nunca tiveram excelentes representantes no Pokémon TCG, mas como já mencionamos em outras matérias, jogar com um pokémon que você goste pode ser muito divertido e prazeroso, muitas vezes, até mais do que jogando com um deck competitivo.

       Durante a matéria não citei as dificuldades que este deck vai enfrentar, por achar que elas já estão bem visíveis. O alto custo de recuo de todos os nosso pokémons é o nosso maior problema, a lista não conta com muitas energias, por isso, o ato de recuar será sempre um prejuízo incalculável e com apenas duas cartas que te ajudarão a substituir seus pokémons, causar altos danos constantemente será a sua melhor forma de se defender. A outra grande dificuldade deste deck é conseguir manter o controle das cartas na mão do adversário, por mais que a lista conte com um arsenal de cartas para isso, ainda será muito difícil manter a mesma quantidade de cartas na mão que o oponente durante toda a partida.

     Cada um tem seu próprio estilo de jogo e seu tipo pokémon que mais gosta, já abordamos decks praticamente temáticos, voltados para o tipo Voador, Fogo, Venenoso, Metal, entre outros. Como tenho grande simpatia pelo frio, não podia deixar de fazer uma pequena homenagem ao tipo Gelo e espero que tenham gostado dessa ideia. Trabalhar em cima de estratégias alternativas, para transforma-las em competitivas, requer muito tempo de estudo, treino e dedicação, mas o prazer de ver seu pokémon favorito, jogando de igual para igual com um  deck do metagame, é o que faz com que esse jogo seja tão incrível e especial.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos, e nos esbarramos por aí.

 

 

donates 1

Anúncios