Olá amigos e amigas. Os decks Dark viveram tempos de glória ao longo do bloco BW com Darkrai-EX imperando por um longo período. Contudo, o novo Darkrai-EX somado ao Malamar-EX e companhia vem ensaiando um retorno, ainda tímido, mas que pode surpreender em algum momento futuro, vamos ver como funciona?

      Darkrai-EX é uma das cartas mais fortes da coleção BREAKpoint (Turbo Colisão), com dois ataques de enorme poder. Mas mesmo esse pokémon sendo querido por muitos no TCG e tendo poder de fogo pra se tornar figurinha carimbada no meta, os jogadores não vem apostando em Darkrai. Com os nacionais chegando nesse mês de maio, vale a pena conferir esse deck que já andou frequentando os tops do Regionais do Brasil, EUA e Europa, e quem sabe levar Darkrai EX novamente ao titulo de um grande torneio.

 

A LISTA

DARKRAI EX / MALAMAR EX

Pokémon (10)

3x Darkrai-EX (BREAKPoint, nº 74)darkrai-ex-breakpoint-bkp-74
2x Malamar-EX
1x Hoopa-EX
1x Shaymin-EX
1x Yveltal
1x Zoroa
1x Zoroark (BREAKtrough, nº 91)

Trainer (38)

3x Professor Sycamore
3x Professor Birch’s Obervations
1x Misty’s Determination
1x Lysandre
1x Delinquent
1x Pokémon Fan Club
1x Xerosic
3x VS.Seeker malamar-ex-phantom-forces-phf-58
3x Ultra Ball
3x Trainer’s Mail
3x Super Scoop Up
3x Max Elixir
2x Battle Compressor
2x Muscle Band
1x Trick Coin
2x Float Stone
2x Fighting Fury Belt
3x Reverse Valley

Energia (12)

4x Double Colorless Energy
8x Dark Energy

 

Darkai EX - Malamar EX

 

         Esse é, pelo menos acredito que seja, o deck mais enxuto da temporada, com poucos pokémons, muitas trainer’s e, ainda assim, bem consistente. O nosso atacante principal será o Darkrai-EX, pois, ambos os seus ataques são muito bons para serem usados. Dark Pulse causa 20 de dano +20 para cada Dark Energy que tenhamos em campo (como temos 8 dessas energias na lista, é possível conseguir mais de 100 de dano em alguns casos, com facilidade), ao custo de duas Energias Incolores, o que também é fácil de conseguir, graças à D.C.E. Porém, nosso foco será o ataque Dark Head.

      max-elixir-breakpoint-bkp-102Dark Head causa 80 de dano, e se o oponente estiver afetado pela condição especial Adormecido, o dano aumenta para 160, ao custo de uma Dark Energy e duas Energias Incolores. Com a ajuda do item Max Elixir, é possível conseguir todas as energias para atacar em apenas um turno, tornando Darkrai-EX um atacante rápido e com teto de dano alto, sem grandes problemas.

        Quando começaram os spoiler sobre essa coleção, os olhos se voltaram para o combo Darkrai-EX / Hypno, e muitos se esqueceram que existe outras formas de induzir a condição especial Adormecido no oponente, como por exemplo, o Malamar-EX. A habilidade desse pokémon EX funciona de forma simples, ligue uma Energia de sua mão ao Malamar-EX e o Pokémon Ativo do oponente está, instantaneamente, Adormecido. Outro ponto positivo para a escolha de Malamar, é a possibilidade de usá-lo como nosso segundo atacante quando necessário, como ele depende de lançar moedas para causar dano, a forma de ampliar a possibilidade de conseguir um bom ataque vem com a Tool Trick Coin, que permite relançar moedas, isso aumenta a chance de termos um bom dano com MAXamar.

      reverse-valley-breakpoint-bkp-110Contamos ainda com algumas figuras já conhecidas para completar a lista de pokémons, Hoopa-EX é o método mais efetivo de trazer os Pokémons-EX para o campo, Shaymin-EX para compras extras e Zoroark (Stand In + Float Stone) para dar mobilidade que o deck precisa. Os Super Scoop Up servem para reutilizar as habilidades de Hoopa e Shaymin, além de evitar nocautes e “curar” os atacantes, ou seja, aqui temos uma estratégia que demanda prática e observação do jogo para alcançar o sucesso.

         Agora vamos às demais trainer’s, Misty’s Determination permite uma compra extra, muito parecido com a habilidade Diving Draw do Empoleon (BW), descarte uma carta e compre outra (só que dessa vez podemos escolher uma entre as oito cartas do topo do deck), Delinquent para sumir com a mão do oponente, Pokémon Fan Club para retirar pokémons do deck e Reverse Valley para aumentar o dano dos Pokémons do Tipo Dark. Outras mecânicas para aumentar o dano dos atacantes também estão presentes, como Muscle Band e Fighting Fury Belt, dando aquele acréscimo necessário para abater os EX do adversário.

 

OPÇÕES

 

        Além do já citado Hypno e o estádio All-Night Party para fechar o combo da nova coleção, podemos lançar mão de algumas cartas do hypnotoxic-laser-plasma-storm-pls-123-ptcgo-1Formato Expandido para modificar a lista. A primeira opção é o acréscimo do Darkrai-EX (Dark Explorers), dando Recuo ZERO para todo o deck, e servindo como um atacante extra para a lista. Para as condições especiais, podemos recorrer ao Hypnotoxic Laser e ao Musharna (Next Destinies) para deixar o Pokémon Ativo do oponente Adormecido, mas lembre-se, ambos as opções dependem de moeda para funcionar.

        Para a energização, além do que já está na lista como Max Elixir e Yveltal, temos também a possibilidade dos Dark Patch, que resgatam Dark Energy da Pilha de Descarte, acelerando ainda mais o nosso jogo.

 

CONCLUSÃO

 

   Para citar algumas dificuldades enfrentadas por este deck podemos começar pela fraqueza, o tipo Fighting voltou a ganhar um bom supporter de acréscimo de dano, sendo capaz de derrubar todos os atacantes do deck em poucos turnos. Outro problema para este deck é a aceleração de energias, Max Elixir pode ser muito útil para subir o dano do primeiro ataque do Darkrai, porém não ativa a habilidade de Malamar EX dificultando muito os nocautes em um ataque. Assim o jogador deve optar já no começo da partida, se acelera as energias e causa danos médios e rápidos ou se atrasa o setup do deck para causar danos destrutivos.

       As listas Dark são interessantes a muito tempo, e comandaram o Pokémon TCG por um período não muito distante. Se vão reaver o monopólio? Não podemos dizer, mas, que ainda é divertido de se jogar com esse tipo, isso é indiscutível.

         No mais, é isso. Boa jogatina a todos, e nos esbarramos por aí.

 

 

donates 1

Anúncios