Ola treinadores, bem vindos a Delta Pokémon.

    Os Estaduais americanos estiveram repletos de decks divertidos e eficientes, com estratégias intrigantes e eficazes em sua proposta. E foi partindo de uma estratégia diferente, tentando combater o meta e surpreender os adversários, que JW Kriewall, levou seu deck incomum de Giratina EX ao 5º lugar do estadual do Tennessee.

     Este torneio foi o mais disputados da segunda semana dos Estaduais americanos, e com uma aposta diferente para combater o meta, JW consegui um excelente resultado ficando em primeiro nas rodadas de suíço e em quinto no Top 8.

 

A LISTA

RESHIRAM / GIRATINA EX

Pokémon (13)

4x Reshiram (Roaring Skies, nº 63)reshiram-roaring-skies-ros-63
3x Giratina EX
2x Hyderigon Ex
2x Shaymin EX
1x Flareon EX
1x Hoopa EX

Trainer (35)

4x Professor Sycamore
2x Lysandre
1x Giovanni’s Scheme
1x Pokémon Center Lady
1x Judge
4x Vs.Seeker
4x Ultra Ballgiratina-ex-ancient-origins-aor-57
4x Trainer’s Mail
3x Max Elixir
3x Super Scoop UP
2x Switch
2x Fight Fury Belt
1x Muscle Band
1x Escape Rope
1x Sky Field
1x Paralell City

Energy (12)

4x D.D.E
8x Fire Energy

 

Reshiram - Giratina EX

 

     O interessante nessa estratégia é o uso dos esquecidos Reshiram’s para acelerar energias para seus pokémons. A habilidade Turbo Blaze do Reshiram, permite que você liguem uma energia básica de fogo de sua mão a um de seus pokémons dragão, caso Reshiram seja seu pokémon ativo, assim, com muitos Scoop Ups, Switch’s e com a habilidade do Hydreigon Ex que reduz o custo de recuo de seus pokémons dragão caso haja estádio em jogo, você pode trocar seus Reshiram’s ativos e conseguir montar seus atacantes em apenas um turno.

      Nesta lista Reshiram não é apenas um acelerador de energias, ele se beneficia da própria habilidade e das Double Dragon Energy’s para se tornar o atacante não Ex do deck, causando 110 de dano, ele consegue nocautear a maioria dos pokémons do jogo em apenas 2 ataques.hydreigon-ex-roaring-skies-ros-62 Hydreigon EX não terá apena a função de diminuir o custo de recuo de seus pokémons dragões, como seu ataque Shared não é afetado por nenhum efeito no pokémon defensor, ele se torna a melhor forma de passar por cima de barreiras como Aegislash EX, Regice ou Jolteon EX, evitando que o oponente fique em vantagem. Já Flareon EX esta na lista como tech para combater decks de Vileplume e Sceptile EX, e também por ser um atacante rápido. Apesar de necessitar de 3 energias de fogo para causar um bom dano, a habilidade desse pokémon puxa uma energia de fogo em campo para ele e com 3 copias de Max Elixir, prepara-lo para o ataque em apenas um turno, será fácil na maior parte das vezes.

        Toda a estratégia é montada para acelerar Giratina EX, que é o grande pokémon do deck, sua habilidade a torna imune a Mega evoluções, o que garantiu a JW Kriewall algumas vitorias tranquilas contra decks de M.Manectric EX e M.Rayquaza EX. Mas é o seu ataque que a transforma no melhor anti-meta do formato Standard, Chaos Weel, impede o oponente de jogar Tools, Energias Especiais e Estádios da mão dele, e em um formato onde 90% dos decks do meta necessitam de energias especiais para o funcionamento de suas estratégias, conseguir impor esse bloqueio logo no primeiro ou segundo turno, já é um grande passo para a vitória.

        O problema de Giratina EX é o pesado custo para usar seu ataque e seu alto custo de recuo, fazendo com que o jogador sempre precise de 2 Reshiram’s e 1 Hydreigon EX em campo para uma aceleração eficiente de energias. Outro problema deste deck é a vulnerabilidade a itens e supporter’s que descartam energias, apenas uma D.D.E descartada ou presa nos prêmios já pode trazer um grande prejuízo ao setup do deck, devido ao fato de que todos os pokémons do deck, com exceção de Flareon Ex, necessitam delas para atacar.

     Com relação as trainer’s, não há nenhuma surpresa, tudo dentro dos padrões de consistência de um deck standard.parallel-city-breakthrough-bkt-145.jpg O que podemos destacar é o uso dos estádios, com a necessidade de ter muitos Reshiram’s, Hydreigon EX, Shaymin EX e Hoopa EX e as Giratina’s EX em campo, Sky Field se faz muito útil a esta estratégia, e se o oponente trocar o estádio, a vantagem ainda é sua de poder descartar Hoopa EX e Shaymin’s EX, retirando alvos fáceis do campo. O outro estádio da lista também tem papel importante na estratégia, Parallel City diminui o espaço no banco do oponente para 3 slots, evitando que ele use vários Shaymin’s EX ou outros pokémons importantes, facilitando assim sua vitória. Lembre que o ataque da Giratina EX impede que o oponente jogue outro estádio, deixando-o em uma situação difícil, para fugir de seu lock.

         Um outro fato a se considerar foi que JW não utilizou Puzzle of Time, uma carta que poderia minimizar muito as dificuldades de ter poucas energias especiais no deck. Mas isso não parece ter sido um fator tão decisivo, já que com uma bela aposta contra o metagame e uma lista focada na aceleração da Giratina EX, JW conseguiu um grande resultado, ficando em primeiro nas rodadas do suíço e em quinto no Top 8 do estadual do Tennessee.

Ate a Próxima !

 

 

donates 1

 

REFERÊNCIAS

GRABT MANLEY, “Gallery of Rouges” – Discussion and Analyses of Competitive Rouge Decks for the Standard Format, SixPrizes, 03/11/2015. [Link]

Speed Tina – Giratina/Reshiram deck analysis (Standard), OmniPoke Youtube Channel, 12/10/2015. [Link]

 

       Assista ao Gameplay abaixo e entenda toda a mecânica deste incrível deck. Não se esqueça de se inscrever no canal da Delta Pokémon e deixar seu like.

Anúncios