Olá amigos e amigas. Apesar de Dragonite ser descrito como dragão ainda na primeira geração, o tipo Dragão só foi inserido no TCG a partir do bloco Black & White. Isso trouxe um pequeno desequilíbrio ao metagame, pois era preciso levar em conta a possibilidade de o oponente ter um desses no deck (e a Fraqueza do tipo Dragão na BW era apenas o próprio tipo Dragão). Por isso houve uma grande aposta em listas que continham Garchomp e Altaria.

      Garchomp sempre foi um pokémon forte no TCG, para quem jogou a era DP (Diamond e Pearl), sabe bem o quanto ele desequilibra um formato de jogo. E nesta lista não é diferente, ao lado de Altaria que tem a incrível habilidade de aumentar o dano dos pokémons dragões, Garchomp se tornou um deck sensação no passado e pode voltar com força total no Formato Expandido que vem crescendo mundo a fora. Sempre presente no Tier 1 do metagame japonês e adorado por muitos jogadores em outras partes do globo, ChompTaria ganha mais força a cada coleção lançada e com extrema velocidade, excelente poder de ataque e simplicidade de jogo, este deck de baixo custo pode te levar a vitorias esmagadoras contra adversários que subestimem seu poder.

A LISTA

GARCHOMP / ALTARIA

Pokémon (21)

4x Garchomp (Dragons Exalted, nº 90) garchomp-dragons-exalted-drx-90-ptcgo-1
4x Gabite (Dragons Exalted, nº 89)
4x Gible
4x Altaria (Dragons Exalted, nº 84)
4x Swablu
1x Bunnelby (Primal Clash, nº 121)

Trainer (29)

3x Professor Sycamore
3x Professor Birch’s Observation
2x Lysandre
2x Colress
1x Judge
1x Giovanni’s Scheme
1x Brigette altaria-dragons-exalted-drx-84-ptcgo-1
2x VS.Seeker
4x Level Ball
3x Muscle Band
3x Rare Candy
1x Super Rod
1x Escape Rope
2x Sky Field

Energia (10)

5x Fighting Energy
4x Double Dragon Energy (D.D.E)
1x Water Energy

 

ANALISANDO O DECK

 

         O ponto forte dessa lista é a sinergia entre as cartas, uma vez que comecemos a evoluir os pokémons, é difícil perder o ritmo. O atacante principal desse deck será o Garchomp ao longo das partidas, apesar de ser um pokémon estagio 2, ele possui ataques muito fortes e simples de se energizar. O primeiro ataque, Mach Cut, causa 60 de dano e ainda permite descartar uma Energia Especial do Pokémon Ativo do oponente, tudo isso por apenas uma Energia Lutadora e dando muita vantagem contra decks que usem D.D.E’s e D.C.E’s. Dragonblade também é um ótimo ataque, com duas energias, ou uma simples D.D.E, conseguimos causar 100 de dano ao custo adicional de descartamos 2 cartas do topo de nosso deck.

   gabite-dragons-exalted-drx-89-ptcgo-1    Outra peça fundamental para nossa estratégia é o Gabite. Sua habilidade Dragon Call permite buscar pokémons do tipo Dragão direto do deck para a nossa mão, acelerando, e muito, a corrente de evoluções e diminuindo a necessidade de ferramentas de busca no deck (como Ultra Ball’s e supporters com a mesma finalidade). Para terminar a explicação do esqueleto do deck, temos Altaria, cada um desses dragões em jogo aumenta em +20 o dano dos ataques de Pokémon do tipo Dragão, graças à sua habilidade , permitindo que o Dragonblade do Garchomp chegue aos 180 de dano (com os quatro Altaria’s em jogo).

      As trainer’s do deck tem a função de acelerar as evoluções dos pokémons, por isso temos Rare Candy para evoluirmos um Garchomp de forma mais rápida quando for necessário. Sky Field para aumentar a capacidade do Banco e permitir que coloquemos mais Altaria’s e Garchomp’s em jogo e ainda ampliar o poder de compra do supporter Colress. Os cards Professor Sycamore e Birch’s são opções boas para comprar cartas e renovar a mão de vez em quando, ação que pode ser necessária em alguns momentos da partida. Como nem sempre poderemos contar com Sky Field para ampliar o dano, temos como alternativa a tool Muscle Band e o supporter Giovanni’s Scheme, para completar os 20 necessários para abater pokémons EX e Mega Evoluções. Já para mexer com o Banco do oponente temos Lysandre e Escape Rope, diminuindo assim as possibilidades de revide do oponente.

       Os supporter’s Judge e Brigette são ótimos para surpreender o adversário,level-ball-ancient-origins-aor-76 pois, a primeira carta pode ser usada para diminuir a mão do oponente, e a segunda para encher o nosso Banco de forma rápida. E para remediar a perda de recursos pelos ataques do Garchomp, estão presentes nessa lista o Bunnelby (para recuperar cartas ao fim da partida) e Super Rod (para recuperar pokémons e Energias Básicas). As Level Ball’s caem como uma luva aqui, pois permitem buscar pokémons no deck sem descartes, desde que eles tenham 90 de HP ou menos (mais da metade dos pokémons dessa lista). Já VS Seeker permite reutilizar supporter’s na pilha de descarte.

 

A ESTRATÉGIA

 

           A estratégia deste deck é muito simples, basicamente você deverá começar a partida (sempre que possível), assim será capaz de evoluir seus Gible’s já no seu segundo turno. Gabite é a carta chave da estratégia, sem ele nada funcionará, sua habilidade te permitira buscar outros Gabite’s (de preferência), Altaria’s ou Garchomp’s no deck e ter um atacante muito forte já no segundo turno, causando muitos danos no oponente antes mesmo que ele tenha começado a montar sua estratégia. O supporter Brigette e as Level Ball’s são de extrema importância nos primeiros turnos de jogo, para que você possa ter seu Gabite e mais alguns Gible’s e Swablu’s no banco, colocar muitos pokémons nos primeiros turnos será mais importante do que acelerar seu jogo, pois com pelo menos 2 Gabite’s em campo você será capaz de buscar os outros pokémons do deck e como seu principal atacante é um estagio 2, a montagem do seu set-up se torna mais importante do que a aceleração.

     A partir do momento que Garchomp entra em jogo, ele deve começar a atacar imediatamente, variando entre seus ataques de acordo com a necessidade da partida e com o numero de Altaria’s em campo. Você deverá usar Lysandre’s e Escape Rope, para derrubar os pokémons essenciais do adversário, impedindo que ele consiga revidar seus ataques massivos.

 

OPÇÕES

 

      Poucas modificações podem ser feitas, mas algumas são interessantes. Garchomp da coleção BREAKpoint não se aproveita da habilidades de Altaria e Gabite (por ser do tipo Lutador), mas permite recuperar qualquer tipo de energia da pilha de descartes, logo, é uma boa opção para energizar os pokémons.

  wally-roaring-skies-ros-94  Outra carta que pode ser interessante é o supporter Wally, que acelera evoluções e permite ter acesso ao Gabite no primeiro turno, de forma que você consiga montar todo o seu set-up mais rápido. Skyla também poderá ser uma opção pra que você consiga algumas cartas chaves para determinado momento de jogo, como Level Ball, nos primeiros turnos, Super Rod, para recuperar um Grachomp da pilha de descartes, Rare Candy para evoluir de forma rápida ou Muscle Band e Sky Field para aumentar seu dano.

       Uma tool que pode ser muito útil no momento é o Assault Vest, diminuindo o dano dos pokémons do oponente que tenha Energias Especiais, dando maiores chances de usarmos o ataque Mach Cut no próximo turno, para remover aquela Energia Especial.

 

CONCLUSÃO

 

      Garchomp / Altaria é um deck de estratégia muito simples, com poucas possibilidades de erros, chega a ser considerado por alguns um deck automático, onde, em todas as partidas, as jogadas serão sempre as mesmas. Mas mesmo previsível, ainda é um deck destrutível e difícil de se enfrentar.

      Como toda a estratégia depende de habilidades, cartas como Wobbuffet e Garbodor que desligam habilidades, são um pesadelo de se enfrentar, retirando nosso principal arma, que é a aceleração das evoluções e o aumento de dano. Assim como Seismitoad Ex, Vileplume e Zebstrika, que são pokémons que nos impede de usar itens e mesmo sendo menos devastador que os pokémons que travam habilidades, ainda atrasam nosso jogo consideravelmente. Decks Speed também trazem muita dificuldade para nossos Garchomp’s, M.Rayquaza e Night March são capazes de nocautear facilmente nosso pokémons antes que consigamos evoluí-los, nos impedindo de revidar.

    Quando a coleção Dragons Exalted foi lançada, a especulação sobre esse deck foi enorme, mas, com concorrentes fortes e algumas desvantagens do tipo Dragão (como a sua Fraqueza e não atingir a Fraqueza dos outros pokémons) tornou essa lista apenas mais um “campeão que nunca foi”. Mesmo assim, continua sendo um deck muito divertido e interessante de se ter, ainda mais se estamos com pouca experiência de jogo, ou queremos experimentar coisas novas.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

donates 1

Anúncios