Olá amigos e amigas. Nos últimos tempos cheguei a conclusão que o melhor investimento para os jogadores do Pokémon TCG é contratar um chaveiro, são tantos locks no formato que anda difícil conseguir mais de três partidas seguidas sem nos depararmos com algum tipo de estratégia que inviabilize algum aspecto dos decks mais “básicos”. Hoje vamos ter de apelar para isso.

        O mais recente representante desses pokémons irritantes para quem os enfrenta é Jolteon EX. Essa eeveelution tem um efeito de ataque que a deixa imune a danos de pokémons básicos, se tornando uma arma contra 80% ou mais do metagame competitivo.

 

A LISTA

JOLTEON EX / M.MANECTRIC EX

Pokémon (14)

3x Manectric-EX jolteon-ex-generations-28
3x M.Manectric-EX
3x Jolteon-EX
2x Raikou
2x Shaymin-EX
1x Hoopa-EX

Trainer (36)

4x Professor Sycamore
2x Lysandre
1x Judge
4x VS Seeker
3x Battle Compressor
4x Trainer’s Mail
4x Ultra Ball
2x Max Potion m-manectric-ex-phantom-forces-phf-24
2x Max Elixir
1x Super Rod
3x Manectric Spirit Link
2x Assault Vest
1x Switch
1x Silent Lab
2x Rough Seas

Energia (10)

2x Flash Energy
8x Lightning Energy

 

jolteon-ex-m-manectric-ex

 

        A ideia aqui é bem simples de ser explicada, o foco da lista é usar o Jolteon-EX para bloquear os Pokémons Básicos do oponente, incluindo os Pokémons-EX. O ataque Flash Ray do Jolteon-EX tem, como efeito, prevenir todo o dano causado por ataques de Pokémons Básicos, além de causar 70 de dano ao Pokémon Ativo do oponente, tudo isso por uma Energia Elétrica e duas Incolores (sem complicação).

    Como não contaremos com D.C.E‘s, a melhor mecânica para a energização é o M.Manectric-EX,max-elixir-breakpoint-bkp-102 voltando Energias Básicas da Pilha de Descartes, somado aos Max Elixer, que traz  uma energia Básica das 6 cartas do topo do seu deck para o Banco. As D.C.E‘s foram postas de lado nessa lista devido ao grande número de meios de remoção de Energias Especiais no momento, tanto por itens quanto por supporter’s, além de ataques e habilidades que travam essas energias na mão do jogador. Mas, podemos usar duas D.C.E‘s no lugar das Flash Energy caso desejem, só que isso torna o deck muito vulnerável a decks do tipo Lutador, lembrem disso.

       Raikou é um dos melhores atacantes não EX do tipo Elétrico, pois, além do bom dano (50 + 20 para cada Energia Elétrica), o combo Shining Body + Assault Vest proporciona uma absorção de dano considerável (-60 de dano). Raikou será sua arma contra decks que usem Regice. Hoopa-EX vem demonstrando uma enorme eficácia para montar seu jogo nos primeiros turnos, buscando no deck os pokémons Ex essenciais para montar seu setup. E Shaymin-EX é a melhor forma de comprar as cartas necessárias nos primeiros turnos para não atrasarmos nossa estratégia, ambos serão nossos Pokémons de suporte, proporcionando recursos extras quando necessário.

       Battle Compressor e Turbo Bolt ou Battle Compressor e VS Seeker são outros métodos que utilizaremos para trazer energias e supporter’s para o jogo, isso minimiza muito o fator sorte, pois não dependeremos tanto do topo do deck, pois acessamos a Pilha de Descarte de forma mais fácil que o deck. Já Rough Seas e Max Potion tornarão o deck muito mais resistente, por curarem os danos causados pelo oponente.

 

OPÇÕES

 

       Essa lista é eficaz e voltada para a um estilo de jogo mais competitivo, onde privilegiamos a aceleração do deck. Infelizmente pouca coisa pode ser mudada sem que alteremos a consistência do deck.

            As principais mudanças podem ocorrer na linha de Trainer’s. Aumentar o numero de Max Elixir  pode nos garantir uma maior velocidade na montagem dos nosso atacantes, e, uma maior eficácia na nossa estratégia.fighting-fury-belt-breakpoint-bkp-99 Target Whistle junto a Lysandre nessa lista pode te dar uma excelente vantagem contra decks do metagame competitivo, que costumam abusar de Shaymin-Ex, te ajudando a conseguir vitórias mais tranquilas. Uma trainer que pode entrar para a lista pra deixar o deck mais resistente é a tool Fighting Fury Belt, que aumenta o HP do pokémon ao qual esta ligado em +40 e o dano dos ataque em +10. essa tool pode deixar Jolteon-EX com de 200 de HP ou Raikou com 160 de HP, dificultando para que o oponente consiga nocautear seus pokémons em apenas um ataque.

       Com relação aos pokémons, podemos adicionar Zebstrika da coleção BREAKpoint, principalmente se optarmos por usarmos D.C.E‘s, a habilidade Zap Zone desse pokémon, faz com que os ataques dos seus pokémons elétricos não sejam afetados por nenhum efeito no pokémon defensor, conseguindo passar facilmente por barreiras como Regice ou Aegislash-EX. Para substituirmos Shaymin-EX, podemos usar Octillery, essa não é uma troca muito eficaz, mas com uma lista montada em cima de muitos itens, essa pode ser uma opção interessante.

Jolteon

        Para o Formato Expanded, podemos usar Archeops para impedir que o oponente evolua os seus pokémons da forma convencional, ampliando a vantagem de se usar Jolteon-EX, com a seguinte lista:

 

A LISTA

JOLTEON EX / ARCHEOPS

Pokémon (10)

3x Jolteon-EX jolteon-ex-generations-28
2x Archeops (Noble Victories, nº 67)
2x Shaymin-EX
1x Jirachi-EX
1x Exeggcute (Plasma Freeze, nº 04 )
1x Espeon-EX

Trainer (39)

2x Professor Sycamore
2x Maxie’s Hidden Ball Trick
1x N
1x AZ
1x Lysandre
4x VS Seeker
4x Ultra Ball
4x Trainer’s Mailarcheops-noble-victories-nvi-67-ptcgo-1
4x Battle Compressor
4x Max Elixir
1x Computer Search
3x Bike
1x Super Rod
1x Float Stone
1x Muscle Band
3x Fighting Fury Belt
2x Rough Seas

Energia (11)

4x Double Colorless Energy
7x Lighting Energy

 

jolteon-ex-archeops

 

          Essa lista segue a linha padrão dos decks com Maxie/Archie, descartar a mão nos primeiros turnos para trazer Archeops da Pilha de Descartes para o Banco, com isso, a habilidade de Archeops torna a evolução viável apenas através de itens, supporter’s ou ataques/habilidades, impedido que ambos os jogadores desçam evoluções de suas respectivas mãos. Assim podemos atacar com Jolteon-EX e praticamente ficar imune ao deck adversário.

        Um outro detalhe sobre decks com Maxie e Archie é que como eles tendem a usar muitos itens para o rápido descarte, a opção pela adição das D.C.E‘s foi para termos mais Energias (virtualmente falando) na lista, pois, o descarte de uma Energia poderia fazer grande diferença no final de nossas partidas.

 

CONCLUSÃO

 

       Essa estratégia não é perfeita, como todo deck, ele tem seus furos. Com treino e observação é possível minimizar isso, e ainda aproveitar possíveis erros do oponente, gerando vantagens inesperadas.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

donates 1

Anúncios