Olá amigos e amigas. Os pokémons Lendários sempre foram intrigantes de instigantes para aqueles que gostam do universo pokémon, sejam jogadores de VG, TCG ou fãs dos animês. Volta e meia temos o retorno dos Lendários no TCG, lembrando aos mais antigos, aquele gostinho da Old School.

      Ho-Oh EX é uma carta muito interessante, com um ataque muito forte e uma incrível habilidade de recuperação de HP. Essas vantagens fez com que muitos jogadores buscassem formas de se jogar com este pokémon, testando inúmeras variantes e uma infinidades de parceiros na busca por transforma-lo em um pokémon jogável. Após alguns meses, vimos Ho-Oh Ex acender ao topo de alguns estaduais americanos ao lado de M.Manectric Ex, mas mesmo com o melhor acelerador de energias do formato ao seu lado, Ho-Oh ainda é uma carta difícil de se usar, precisando de 4 tipos de energias diferentes para que se consiga utilizar todo o seu potencial.

    E atrás da formação perfeita, hoje vamos trabalhar um pouco sobre esse pokémon que divide opiniões entre os player. Vamos lá?

 

A LISTA

HO-OH EX / M.MANECTRIC EX

Pokémon (12)

3x Ho-Oh EX (BREAKPoint, nº 92)ho-oh-ex-breakpoint-bkp-92
3x Mega Manectric-EX
3x Manectric EX
1x Shaymin EX
1x Hoopa-EX
1x Regice

Trainer (35)

4x Professor Sycamore
2x Lysandre
1x Judge
1x Giovanni’s Scheme
1x AZ
4x VS Seeker
4x Ultra Ball
4x Trainer’s Mail
2x Fighting Fury Beltm-manectric-ex-phantom-forces-phf-24
4x Max Elixir
1x Battle Compressor
1x Super Rod
1x Switch
3x Manectric Spirit Link
2x Rough Seas

Energia (13)

2x Fire Energy
3x Grass Energy
5x Lightning Energy
3x Water Energy

 

ho-oh-ex-m-manectric-ex

 

          Por representar o Arco-Íris, o Ho-Oh tem por característica lidar com energias básicas diferentes, isso deixa alguns jogadores receosos de usar uma lista que tenha como atacante principal uma carta que precisa de muitas energias diferentes. Mas existem dois fatores que servem como compensação neste Ho-Oh EX, um deles é a capacidade de cura desse pokémon, com uma Energia de Fogo ligada a ele, Ho-Oh EX consegue recuperar 50 de dano por turno, um valor considerável por apenas uma energia, que pode fazer com que este pokémon permaneça vários turnos em campo antes de ser nocauteado. O segundo fator é a possibilidade de causar um bom dano no Pokémon Ativo do oponente (130 de dano base) e ainda colocar 30 de dano em um dos pokémons no banco do adversário, o te que ajuda muito ha conseguir nocautear pokémons importantes do adversário mais facilmente.

           Para acelerar o jogo e a energização do atacante principal, temos, M.Manectric Ex que se tornou o melhor acelerador de energias do Formato Standard com seu ataque Turbo Bolt,fighting-fury-belt-breakpoint-bkp-99 que recupera duas energias básicas da pilha de descartes e liga a um de seus pokémons no banco. E Max Elixir, um item que te permite olhar as 6 cartas do topo do seu deck e se houver alguma energia básica lá, ligar uma delas a um de seus pokémons no banco. Hoopa EX é um ótimo meio de montarmos nosso set up, usando sua habilidade para buscarmos os Ex’s necessários nos primeiros turnos de jogo. Com apenas uma Ultra Ball, você consegue buscar até 4 pokémons Ex no deck, graças a habilidade de Hoopa EX , por isso contamos com uma cópia dele.

        A linha de trainer’s desta lista traz os supporter’s padrão do meta atual, com Professor Sycamore para acelerar o deck e reciclar a mão, Lysandre para trazer pokémons do Banco e conseguir nocautes específicos, Judge para atingir a mão do oponente e atrasar ou atrapalhar sua estratégia, e, AZ, que pode ser uma forma eficaz de reusar as habilidades de Shaymin EX e Hoopa EX, além de te ajudar a retira-los do campo para evitar nocautes imprevistos.

       A  novidade aqui, fica por conta da nova Tool do formato, Fight Fury Belt, que aumenta o dano base do ataque em +10 e o HP do pokémon Básicos ao qual esta ligado em +40, com isso, fica muito complicado para o oponente derrubar o Ho-Oh Ex com apenas um ataque, já que ele passa a ter 220 de HP.

Ho-Oh 4

 

OPÇÃO PARA O FORMATO EXPANDIDO

 

HO-OH EX / GOLDUCK BREAK

Pokémon (18)

2x Ho-Oh EX (Dragons Exalted, nº 22)ho-oh-ex-breakpoint-bkp-92
2x Ho-Oh EX (BREAKPoint, nº 92)
1x Manectric-EX
1x Mewtwo-EX (Legendary Treasures, nº 54)
1x Yveltal-EX
1x Giratina-EX (Ancient Origins, nº 57)
1x Keldeo-EX
1x Shaymin-EX
2x Psyduck
2x Golduck
2x Golduck BREAK
1x Regirock
1x Suicune (Plasma Blast, nº 20)

Trainer (33)

4x Professor Sycamore
2x N
2x Colress
1x Skylagolduck-break-breakpoint-bkp-18
1x Lysandre
4x VS Seeker
4x Battle Compressor
4x Ultra Ball
2x Max Potion
1x Professor’s Letter
1x Super Rod
1x Tool Scrapper
2x Float Stone
1x Scramble Switch
3x Sky Field
Energia (9)

2x Double Colorless Energy
1x Dark Energy
1x Fire Energy
1x Water Energy
1x Lightning Energy
1x Psiquica Energy
1x Fighting Energy
1x Grass Energy

 

      Essa segunda opção aproveita do “problema” das múltiplas energias do deck, trazendo os atacantes rápidos e de peso desse formato que abrange coleções a partir da BW, tornando-o um “Rush-EX” bastante adaptável às dificuldades de um formato tão extenso.

         Energizar aqui não será o problema no mid-game, pois a habilidade Rebirth do Ho-Oh EX da Dragons Exalted (Dragões Enaltecidos),ho-oh-ex-dragons-exalted-drx-22-ptcgo-1 ajuda muito, trazendo com ele 3 Energias Básicas sempre que ele volta da Pilha de Descartes. E a habilidade do Golduck Break nos permite reorganizar as energias básicas do nosso lado do campo, da forma que desejarmos. Para acomodar tanta “gente” no banco, a substituição do estádio Rough Seas por Sky Field se fez necessária, e se o estádio sair de jogo, os Ho-Oh Ex com a habilidade Rebirth poderam ser descartados sem gerar nenhum prejuízo a nossa estratégia.

     A linha de trainer’s aqui também vai trazer o melhor do formato, com Colress para aproveitar o banco ampliado, embaralhando nossa mão no deck e comprando cartas igual ao número de pokémons no banco de ambos os jogadores, N para atingir a mão do oponente e reciclar a nossa própria mão, fazendo com que os dois jogadores embaralhe as cartas em sua mão no deck e comprem cartas igual ao número de prêmios que possuem, e, Scramble Switch para usar o atacante mais eficiente possível para o momento.

 

CONCLUSÃO

 

         O que para alguns pode parecer um problema, para os mais experimentados pode ser uma oportunidade, assim é o Ho-Oh EX, que, mesmo dependendo de uma condição complicada de energização, pode trazer com ele uma forma de jogo eficiente e inteligente.

        No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

donates 1

Anúncios