Ola jovens treinadores, bem vindos a Delta Pokémon.

           As condições especiais sempre trouxeram um toque extra de dificuldade ao jogo, deixando-o muito mais estratégico. A mais popular delas é o Poison (Envenenado), mas ainda temos o Burned (Queimado) e o Confused (Confuso). Infelizmente após Virizion Ex se tornar um pokémon forte no jogo estas condições caíram em desuso, principalmente as duas últimas que foram praticamente abandonadas no Pokémon TCG.

          O deck de hoje traz todo o charme da condição especial Burned e a diversão de ver o oponente se irritando com os constantes danos, desta condição. E agora sem mais enrolação vamos a lista de Arcanine / Volcarona.

 

A LISTA

ARCANINE / VOLCARONA

Pokémon (15)

3x Arcaninearcanine-next-destinies-nxd-12-ptcgo-1
3x Growlithe (NXD 10/99)
3x Entei Ex
2x Volcarona
2x Larvesta (DEX 20/108)
2x Keldeo Ex

Trainer (35)

4x Professor Juniper
3x N
2x Blacksmith
1x Wally
1x Skyla
1x Lysandrevolcarona-dark-explorers-dex-22-ptcgo-1
4x Vs.Seeker
3x Float Stone
2x Muscle Band
2x Acro Bike
3x Heavy Ball
1x Ultra Ball
2x Battle Compressor
1x Tool Scraper
1x Super Rod
1x Computer Search
3x Scorched Earth

Energia ( 10)

10x Fire Energy

 

ANALISANDO O DECK

          Neste deck temos dois pokémon com habilidades chave que se tornam o centro da nossa estratégia. O principal deles é Volcarona com a habilidade Scorching Scales,  que faz com que o dano causado pela condição especial Queimado passe de dois para quatro marcadores. O segundo grande pokémon deste deck é Arcanine, que quando está como seu pokémon ativo deixa qualquer pokémon que o atacou Queimado, através de sua habilidade Blazing Mane. Com esses dois pokémon em campo e um pouco de sorte poderemos causar oito marcadores de dano extra no oponente por turno.

scorched-earth-primal-clash-pcl-138   Os outros dois pokémon do deck também terão papel importante na nossa estratégia. Entei Ex é um ótimo atacante, seus dois ataques serão muito importantes para que nossa estratégia funcione bem (falarei mais sobre eles a frente). Já Keldeo Ex está presente no deck pela sua habilidade, Rush In, que junto com Float Stone, nos permitirá substituir nosso pokemon ativo sempre que for preciso.

      As outras cartas importantes deste deck são o estádio Scorched Earth, que vai funcionar como motor de compras de cartas e o supporter Blacksmith, que será nosso grande trunfo para podermos atacar de forma forte e rápida.

 

A ESTRATÉGIA

          Se você já jogou ou joga O Pokémon TCG Online, vai achar tudo bem familiar, pois uma estratégia baseada nesta mesma condição especial esta presente no Tutorial do jogo, com uma base bem semelhante a deste deck. Agora que você já conhece as cartas importantes do deck e um pouco da estratégia, vamos entender como devemos usa-las.

              Apesar da habilidade de Arcanine ser de grande importância para nosso jogo, nosso principal atacante nos primeiros turnos será Entei Ex, sempre que possível comece a partida com este pokémon, pois ambos os seus ataques serão importantes para que possamos acelerar todo o nosso jogo.

            Seu primeiro ataque, Fire Fang causa 30 de dano e deixa o oponente Queimado, se tudo der certo você será capaz de causar 90 de dano já no seu segundo turno com apenas duas energias (Fire Fang (30) + Muscle Band (20) + Dano do Queimado pela habilidade da Volcarona (40)).entei-ex-dark-explorers-dex-13-ptcgo-1 Seu segundo ataque Grand Flame, com 3 energias causa 90 de dano e ainda recupera uma energia da pilha de descartes e liga a um de seus pokémon no banco. Este ataque será de grande ajuda para que consigamos montar Arcanine para o ataque o quanto antes e com um pouco de estratégia e sorte é possível que você consiga usar este ataque ainda no seu primeiro turno, ligando uma energia da mão e mais duas da pilha de descartes através do supporter Blacksmith.

          Assim  que sua estratégia estiver montada, Arcanine passa a ser nosso atacante principal, seu ataque Fire Spin causa 100 de dano, porém você deve jogar uma moeda, e se der coroa, você terá que descartar duas energias ligadas a ele. Mas não fique preocupado, com quatro copias de Vs.Seeker, duas de Blacksmith e os Entei Ex, você não terá problemas em manter Arcanine atacado constantemente.

          Uma das maiores dificuldades deste deck é recuar seus pokémon, devido a o alto custo de recuo de cada um. Para resolvermos este problema é que contamos com Keldeo Ex, que através de sua habilidade Rush In, permite que você substitua o Keldeo Ex, caso ele esteja no banco, pelo seu pokémon ativo, junto com Float Stone que zera o custo de recuo do pokémon ao qual ela esta ligada, você poderá recuar facilmente e subir outro atacante que não possua danos sempre que desejar.

OPÇÕES

       Quanto a linha de pokémon não ha muitas mudanças possíveis, caso queira usar menos pokémon Ex no deck, substitua Keldeo Ex por Switch’s ou Escape Rope. Você também pode diminuir o número de Entei Ex e colocar uma Volcarona da coleção Ancient Origins com o ataque Solar Birth, que busca um pokémon básico com duas energias básicas e o coloca em seu banco.

          As mudanças mais consideráveis podem ser feitas na linha de trainer’s do deck. A entrada de mais um Wally, que é sempre muito bem vindo em deck’s que tenham evoluções, pode ajuda-lo a colocar Arcanine ou Volcarona em campo ainda no primeiro turno. Substituir as Heavy Ball’s por mais Ultra Ball’s ajudaria a descartas mais energias e a se livrar de cartas desnecessárias durante a partida.

         Itens que compram cartas podem trazer boa vantagem para este deck, já que seus principais supporter’s não realizam esta tarefa, se você conseguir espaço na lista, vale a pena colocar mais Acro Bikes, Roller Skates, Bikes e Trainer’s Mail.

Unlimited

            Se a Liga Pokémon de sua cidade usa o Formato Unlimited (onde são validos todos os cards), que é muito comum para as Ligas Pokémon, você poderá fazer mudanças realmente significativas no deck com a entrada do estádio Full Flame e de Heatram Lv.X, tornando a condição Queimado impiedosa, impedindo que o oponente a remova mesmo que evolua seu pokémon ativo.

 

CONCLUSÃO

        Este deck é uma ótima opção para aqueles jogadores que gostam de irritar e desconcentrar o oponente com estratégias inusitadas. Jogar contra condições especiais sempre gera uma dificuldade maior para o adversário que precisará calcular muito todos suas jogadas para não perder o jogo.

           Algumas partidas serão muito ruins para esta estratégia, por ser um deck monotype (todos os pokémon do mesmo tipo) qualquer deck de água levará grande vantagem contra nossos pokémon de fogo, pokémons que consigam desligar habilidades também desestabilizam muito toda nossa estratégia. Se juntarmos esses dois tipos, nem preciso dizer que será uma partida praticamente perdida, por isso o deck Seismitoad Ex / Garbodor é nosso pior inimigo.

         Jogar com um deck baseado em condições especiais e sempre muito divertido e uma ótima opção para quem quer sair da mesmice dos deck’s atuais  que é apenas  ligar energia e atacar. Também é uma boa opção para os iniciantes no Pokémon TCG, sem contar todas as boas historias que terá para contar de partidas que foram decididas por causa dos efeitos destas condições.

         Até a Próxima.

donates 1

Anúncios