Ola Treinadores, bem vindos a Delta Pokémon.

         Aconteceu no último fim de semana um Regional em Estocolmo, capital da Suécia, um evento com uma variedade grande de decks e com forte presença dos pokémons Dark. Com os Regionais americanos sendo disputado no Formato Expandido, os resultados dos Regionais Europeus passaram a ser nossa melhor referência de metagame no Formato Standard.

      Entre os finalistas tivemos o português Rui Sampaio, que fazendo uma excelente leitura do metagame sueco, levou seu M.Manectric Ex / Garbodor a final, perdendo para Erick Gunnarsson e seu Darkai Ex / Yveltal e também para a sorte.

      Confira agora a decklist dos finalistas e uma entrevista rápida que fiz com Rui Sampaio, sobre a montagem da lista, o metagame do torneio, as dificuldades enfrentada por ele durante o Regional e seu caminho até a final.

 

A LISTA

 

M.MANECTRIC EX / GARBODOR

Pokémon (16)

3x M.Manectric Exm-manectric-ex-phantom-forces-phf-24
4x Manectric Ex
2x Garbodor
2x Trubbish
2x Raikou
2x Shaymin Ex
1x Hoopa Ex

Trainer (34)

4x Professor Sycamore
2x Skyla
2x Lysandre
1x Az
1x Delinquent
1x Judge
4x Vs.Seekergarbodor-breakpoint-bkp-57
4x Ultra Ball
2x Trainer’s Mail
2x Battle Compressor
2x Max Potion
2x Enhanced Hammer
2x Float Stone
3x Manectric Spirit Link
2x Rough Seas

Energia (10)

10x Lightning Energy

 

M.Manectric - Garbodor

 

 

O CAMINHO ATÉ A FINAL

 

         Boa tarde pessoal. No fim de semana fui a Suécia jogar um regional, durante a última semana tentei construir uma lista de Megaman devido a forca que Yveltal tem no meta, penso que fiz uma boa leitura do meta e encontrei um enorme numero de pessoas a jogar com esse deck.

Dei o meu melhor e consegui o meu primeiro top 8 e a minha primeira final. Perdi a final mas estou feliz pelo segundo Lugar !!!!

 

Valter Junior

           Porque usar Garbodor e não Regice ?

 

Rui Sampaio

        Por vários motivos. Se jogasse com Regice só ia dar counter em decks fight com Primal Groudon, por ex. Mas jogando com Garbodor  consegui bloquear o Yveltal da BREAKtrough que tem a habilidade de bloquear o efeito das tools, logo não poderia mega evoluir sem perder turno ou recuar o Hoopa EX ou outros que tivessem com Float Stone.

     Também para parar a habilidade da Giratina EX que fica imune a os ataques das Mega Evoluções, e meu atacante principal era o Megaman. E para bloquear Shaymin Ex, Hypno ou outros pokes que abusem de habilidades.

 

Valter Junior

     Você mencionou que esperava enfrentar muitos Yveltal’s, os decks Dark dominaram o Regional ou Night March esteve com forte presença por também ?

 

Rui Sampaio

        Sim eu esperava encontrar bastantes decks de dark, e foi isso que aconteceu… Grande parte dos decks existentes no torneio eram de Yveltal e suas variantes ( Yveltal / Gallade; Yveltal / Darkrai Ex; Yveltal / Malamar;  Yveltal / Zoroark + Zoroark Break ). Night March costuma ser um deck bastante utilizado, mas neste torneio, que eu me lembre, apenas 3 pessoas usaram esse deck.

     Depois existia uma enorme variedade de decks. Posso destacar alguns como, Garchomp, Wailord ( por incrível que pareça apareceram pelo menos 4 decks de Wailord), Raticate / Ariados,  Primal Groudon, entre outros.

 

Valter Junior

         A cada nova coleção o metagame do Formato Standard fica mais descontrolado!

         Seu caminho até o top, foi tranquilo?

 

Rui Sampaio

       Não muito.

     Podemos dizer que no primeiro jogo encontrei um oponente fácil, joguei contra Raticate / Ariados. Ganhei bem, sem grande dificuldade, controlando o jogo desde o início. O segundo jogo foi complicado, acabei por perder contra Night March, acho que nunca estamos preparados para jogar contra Night March.

     O 3º jogo voltei a vencer, desta vez contra Seismitoad / Garbodor, um deck interessante, mas penso que não tem espaço no meta, é um deck lento apensar de ter muitos recursos, resumindo, já foi melhor.

    O 4º jogo foi o mais difícil, mas estive muito perto de conseguir um empate, joguei contra Primal Groudon. Joguei contra um deck contra o qual tenho fraqueza, mas ao ir para o torneio com essa lista, aceitei o auto-loss contra decks do tipo Fight.

     O meu 5º e 6º jogo foram contra Seismitoad Ex / Giratina Ex e Yveltal / Gallade, que acabei por ganhar sem problema algum. Acabando assim as 6 rodadas em 6º lugar,  indo jogar o top 8.

 

Valter Junior

      Primal Groudon é um deck que sempre me surpreende.

 

Rui Sampaio

         Fez top também.

 

Valter Junior

          Um pouco lento, mas muito forte.

 

Rui Sampaio

          Acabou se classificando em primeiro no fim dos 6 rounds.

          Eu adoro Primal Groudon, ainda hoje tenho o deck montado.

 

Valter Junior

           O que mais pode dizer sobre o torneio ?

 

Rui Sampaio

          Posso dizer que o top 8 e top 4 foram contra decks muito idênticos, Yveltal / Zoroark / Darkrai e Yveltal / Zoroark com Zoroark Break e Darkrai.

       A final ganhei o meu primeiro jogo da melhor de 3, muito rápido. No segundo jogo, quando apenas me faltava um prêmio pra ganhar, tive bastante azar contra Malamar, não acordei durante 3 turnos, falhei sempre no dado e Malamar acabou por matar os meus Mega Manetric’s acertando 6 flips seguidos.

        Sorte no dado.

     O ultimo jogo acabou por ser igual, o dado não estava do meu lado na final e o meu adversário acabou por ter muita sorte no jogo.

       Após o fim do jogo a gente conversou e ele próprio afirmou que teve muita sorte. Mas nos jogos é assim mesmo, é preciso sorte e eu acabei por não a ter.

       Fiquei feliz pelo meu desempenho no torneio.

 

Valter Junior

      Que azar, perder no flip é muito ruim !

Rui Sampaio

     Sim eu próprio estava rindo no jogo. Mas pronto! Não se pode ter tudo.

 

Valter Junior

       Verdade

 

Rui Sampaio

       Estou feliz pela experiência. Foi o meu 4 torneio oficial, por isso acho que estive bem !

 

Valter Junior

       Certamente, chegar a final de um regional é sempre muito difícil, são muitas variáveis que temos que enfrentar.

 

Rui Sampaio

       Sim, verdade… Foi um dia cheio de emoções.

       No dia anterior tive a testar o meu deck ate as 4 da manha, queria ter a certeza que o deck iria funcionar no dia do torneio. E apesar de cansado, sei que o esforço acabou por ser compensado.

 

Valter Junior

      Rui, novamente parabéns pelo se desempenho !

 

Rui Sampaio

      É um prazer ajudar as pessoas no seu trabalho, obrigado pela oportunidade e pela conversa, foi muito agradável.

 

Valter Junior

       Espero que possa repetir seu desempenho em outros torneios, estarei torcendo por mais conversas como essa.

 

Rui Sampaio

        Eu também espero que corra bem, posso acrescentar que este fim de semana tenho mais um regional, desta vez na Noruega, onde o meta já é bem mais curto, Night March, Seismitoad e Yvelta.

 

Valter Junior

       Estarei torcendo por outro bom resultado seu, caso queria compartilhar sua experiência neste evento, estou a sua disposição.

       Obrigado !

 

Rui Sampaio

          Vou fazer por ter outro bom resultado. Obrigado mais uma vez !

 

O DECK CAMPEÃO

       Infelizmente nosso amigo Rui perdeu o torneio para o fator sorte (não desmerecendo a competência do seu adversário, de chegar a final). Abaixo esta a lista de Erick Gunnarsson, vencedor do Regional de Estocolmo.

 

A LISTA

 

Darkai Ex / Yveltal

Pokémon (13)

3x Darkai Exdarkrai-ex-breakpoint-bkp-74
3x Yveltal (XY, nº 78)
1x Yveltal (BREAKtrough, nº 94)
2x Yveltal Ex
2x Shaymin Ex
1x Malamar Ex
1x Bunnelby (Primal Clash, n° 121)

Trainer (34)

4x Professor Sycamore
3x Hex Maniac*
2x Lysandre
4x Vs.Seeker
4x Ultra Ballyveltal-xy-78-ptcgo-1
4x Trainer’s Mail
4x Max Elixir
3x Fight Fury Belt
2x Exp.Share
1x Switch
1x Super Rod
2x Reverse Valley

Energia (13)

11x Darkness Energy
2x D.C.E

 

*Não é possível ter certeza que esta lista use 3x Hex Maniac

Darkai Ex - Yveltal

 

AGRADECIMENTOS

 

         Quero deixar um agradecimento especial a Rui Sampaio, por todo a sua boa vontade e simpatia de me conceder essa pequena entrevista. Quero lhe desejar muita sorte em seus próximos eventos e que siga o caminho de sucesso de outros excelentes jogadores portugueses.

          E também ao grupo do Facebook Pokémon TCG Portugal.

 

donates 1

