Olá treinadores, bem-vindos a Delta Pokémon.

               M.Mewtwo YMewtwo é icônico na franquia Pokémon, se tornou um nome tão forte que pode ser comparado em popularidade ao garoto-propaganda da marca, nosso querido Pikachu. Mewtwo é tão popular, que é difícil encontrar alguém que cresceu na segunda metade dos anos 90 e não o conheça, ou, pelo menos saiba seu nome. No Pokémon TCG não é diferente, sempre que é lançada uma carta de Mewtwo os olhos dos jogadores brilham e os colecionadores ficam alvoroçados para consegui-la.

         A coleção BREAKTrough (Turbo Impulso) é considerada pelos fãs deste pokémon como Mewtwo’s Collection, por trazer suas Mega Evoluções como protagonista deste set, além de nada menos do que 10 versões diferentes deste pokémon. E se considerarmos as boxe’s promocionais desta coleção, esse número chegará a 14 Mewtwo’s diferentes.

         O deck que vamos analisar hoje chegou com status de top deck, mas decepcionou muitos jogadores pelo seu estilo de jogo que acaba dependendo muito da forma como o adversário joga. Mesmo sem toda a bajulação que este pokémon está acostumado, o deck de M.Mewtwo “Y” conquistou bons resultados na temporada de City’s do EUA, agora vamos analisar um pouco as variantes que chegaram aos top’s e buscar entender suas vantagens e suas estratégias de jogo.

 

A LISTA

M.MEWTWO EX / XERNEAS

Pokémon (17)

3x M.Mewtwo-EX (Breaktrough, nº 64)m-mewtwo-ex-breakthrough-bkt-64
3x Mewtwo-EX (Breaktrough, nº 61)
3x Xerneas (XY, nº 96)
2x Aromatisse (XY, nº93)
2x Spritzee
2x Shaymin-EX
1x Hoopa-EX
1x Xerneas-EX

Trainer (32)

4x Professor Sycamore
3x Professor Birch’s Observations
2x Judge
2x Lysandrexerneas-xy-96-ptcgo-1
1x Hex Maniac
4x VS Seeker
4x Ultra Ball
2x Level Ball
2x Assault Vest
3x Mewtwo Spirit Link
1x Sacred Ash
1x Parallel City
3x Fairy Garden

Energia (11)

3x Double Colorless Energy
8x Fairy Energy

 

          A versão de M.Mewtwo-EX com fadas foi a primeira ideia que surgiu para se jogar com este pokémon, não por acaso foi a primeira a chegar a um top. Tudo nesta lista é muito familiar, tanto as trainer’s, quanto a estratégia e o estilo de jogo, são muito similares a forma de se jogar com M.Gardevoir-EX. A base do deck é praticamente a mesma, alterando apenas o atacante principal e alguns trainer’s.

         M.Mewtwo-EX é uma carta muito interessante, seu ataque Psychic Infinity, nos lembra os bons tempos, onde X-Ball era simplesmente devastador, Este ataque, que custa apenas duas energias incolores, causa 10+30 de dano para cada energia ligada ao M.Mewtwo-EX e ao pokémon defensor. A princípio, parece um ataque extremamente forte, porém este estilo de jogo já é muito conhecido dos jogadores, o que deixa esta estratégia facilmente contornável por player’s mais experientes. Outro problema deste ataque é o fato de não ser aplicada fraqueza ao seu dano, isso faz com que você precise ligar muitas energias no M.Mewtwo-EX e ainda dependa das energias que o adversário ligará em seu pokémon defensor para que você consiga derrubá-lo em apenas um ataque.

         Vamos pegar de exemplo uma partida de M.Mewtwo-EX contra Lucario-EX, se você pudesse atacar na fraqueza,aromatisse-xy-93-ptcgo-1 seria necessário apenas uma energia ligada ao Lucario-EX do adversário para que você conseguisse nocauteá-lo em apenas um ataque, mas como isso não é possível devido ao efeito do ataque do M.Mewtwo-EX, você precisará de 4 energias ligadas em seu M.Mewtwo e 2 ligadas ao Lucario-EX do oponente, ou ter 6 energias em seu M.Mewtwo-EX, se o Lucario-EX do oponente não tiver nenhuma, para nocauteá-lo com um hit. Até mesmo contra Shaymin-EX (que é atualmente o Ex mais fraco do formato standard), M.Mewtwo-EX precisará de 4 energias para nocauteá-lo em apenas um ataque.

         Agora Psychic Infinity, não parece mais um ataque tão bom, não é? Mas não se preocupe tanto com o problema das energias, com a estratégia certa é possível contornar essas dificuldades. Xerneas é um Pokémon quase essencial em qualquer deck fada, com seu ataque Geomancy, você liga duas energias de fada do seu deck a seus pokémons no banco. Este ataque é de extrema importância nos primeiros turnos onde você precisará acumular muitas energias em campo, com uma linha de 3 Mewtwo-EX e 3 Xerneas será bem comum você começar a partida com esses pokémons. Para reorganizar suas energias em campo, a lista conta com outro pokémon que é essencial a qualquer deck fada, a habilidade Fairy Transfer do Aromatisse, permite que você mova suas energias de fada entre seus pokémons da forma que desejar, assim além de reorganizar suas energias e ter recuo 0 em seus pokémons, já que o estádio Fairy Garden tira o custo de recuo dos pokémons que tenham energias de fadas ligadas a eles, você também poderá alternar seus atacantes de acordo com a necessidade do jogo e evitar ter um de seus pokémon nocauteado com muitas energias ligadas a ele.

        Hoopa-EX é uma opção muito interessante em decks que usam Mega Evoluções, sua habilidade Scordred Ring permite que você pegue até 3 pokémons-EX em seu deck e coloque-os em sua mão, assim fica fácil buscar Mewtwo-EX, M.Mewtwo-EX e Shaymin-EX,xerneas-ex-xy-97-ptcgo-1 para acelerar e manter o controle  do setup do deck. O único pokémon dessa lista que não esta diretamente ligado a estratégia é Xerneas-EX, este deck terá muita dificuldade ao enfrentar decks speed, principalmente contra Night March, devido ao fato de  Pumpkaboo conseguir bater na Fraqueza de M.Mewtwo-EX e nocauteá-lo com extrema facilidade. Para combater este inimigo impiedoso, é que Xerneas-EX entrou para a lista, seu ataque Break Trough causa 60 de dano no pokémon defensor e 30 de dano em outro pokémon do Banco do oponente, dessa forma você será capaz de nocautear Pumpkaboo e um outro Joltik ou Feebas ou Combee no Banco adversário, derrubando dois pokémons de uma vez e mantendo o equilíbrio na troca de prêmios.

        Na linha de trainer’s deste deck, temos duas cartas que serão muito importantes. Para evitar nocautes imprevisíveis, ligue Assault Vest a Xerneas ou Xerneas-EX, essa tool reduz em 40 o dano causado pelos pokémons do oponente que tenham energias especiais ligadas a eles, essa carta será muito importante para transformar 1 Hit K.O em 2 Hit K.O, te dando um turno a mais para atacar ou recuar e prevenir o nocaute. A outra carta importante para nossa estratégia é o estádio Parallel City, esta carta tem um duplo efeito, mas apenas o que diminui o espaço no banco nos interessa. Esse estádio deverá ser usado de uma forma muito cuidadosa, se você estiver com pokémons com muitos danos ou com 2 Shaymin-EX em campo, colocar o lado que diminui os espaços no Banco virado para você será uma forma muito inteligente de se livrar de seus pokémons mais fracos e evitar que o oponente use Lysandre e consiga pegar prêmios facilmente. Já contra decks de M.Rayquaza-EX, Raichu, Rainbow Road e outros decks que usem muitos pokémons no Banco, Parallel City será uma boa forma de descartá-los e gera algum prejuízo a estratégia adversária.

 

OPÇÕES

 

            Night March é a grande ameaça para esse deck, por isso adicionar uma segunda cópia de Xerneas-EX pode te garantir partidas mais tranquilas contra este adversário. Um outro deck que é muito forte no Brasil e pode gerar problemas para M.Mewtwo-EX é o deck de Yveltal. Para equilibrar as coisas contra Yveltal, poderíamos adicionar Dedenne a nossa lista, contra um Yveltal com 3 energias, Dedenne é capaz de causar 120 de dano e se também adicionarmos Muscle Band, esse dano passa para 160, usando apenas uma energia em nosso ratinho elétrico. Seu outro ataque, Entrainment, também pode ser muito útil a estratégia, buscando 2 pokémons básicos no deck e colocando-os direto em seu banco.

        dedenne-furious-fists-frf-34-ptcgo-1    As outras mudanças que poderiam ocorrer seriam na linha de trainer’s do deck. Para evitar perdermos muitas energias e consequentemente poder de ataque, a entrada de Fisherman, Super Rod ou Energy Recycler, é aconselhável. Contra um metagame infestado de Garbodor’s, cartas como Xerosic e Startling Megaphone são extremamente necessárias. Se a intenção é acelerar a montagem de M.Mewtwo-EX, cartas como Skyla e Mega Turbo podem surtir um bom efeito.

       A última sugestão para modificar esta lista, talvez seja a mais técnica delas, Giovanni’s Scheme é um supporter com um duplo efeito, ambos são muito bons, mas o que aumenta o seu dano em + 20 pode ser essencial para que você consiga nocautear um Pokémon sem que precise ligar uma energia extra em seu M.Mewtwo-EX.

M.Mewtwo Y 3

          A versão com fadas é interessante e eficaz, tem um padrão de jogo bem formado e um bom controle das energias do seu lado do campo. Mas muitos jogadores não gostam da forma como os decks de fadas aceleram energia, através de ataques. Assim surgiu uma segunda forma de jogar com M.Mewtwo-EX que usa o segundo melhor acelerador de energias do formato standard e toda a força de ataque dos pokémons Metal.

 

A LISTA

M.MEWTWO EX / BRONZONG

Pokémon (17)

3x M.Mewtwo-EX (Breaktrough, nº 64)m-mewtwo-ex-breakthrough-bkt-64
3x Mewtwo-EX (Breaktrough, nº 61)
3x Bronzong (Phanton Force, nº 61)
3x Bronzor
1x Heatran
2x Shaymin-EX
1x Hoopa-EX
1x Aegislash-EX

Trainer (32)

4x Professor Sycamore
2x Professor Birch’s Observations
1x Judge
1x Lysandre
1x Hex Maniacbronzong-phantom-forces-phf-61
1x Xerosic
4x VS Seeker
4x Ultra Ball
1x Level Ball
2x Battle Compressor
2x Switch
2x Float Stone
3x Mewtwo Spirit Link
1x Sacred Ash
1x Parallel City
2x Sky Field

Energia (11)

4x Double Colorless Energy
7x Metal Energy

 

         Da mesma maneira que a versão Fada lembra muito o jeito de jogar com M.Gardevoir-EX, a versão Metal tem um estilo muito semelhante ao do deck de M.Aggron-EX. O setup desta variante é um pouco mais complicado, pois todos os pokémons têm um alto custo de recuo e sua aceleração de energia fica dependente de um pokémon Estágio 1. Dessa forma é quase que essencial que você comece a partida, para que possa evoluir primeiro e não ter atraso na estratégia.

      O começo do jogo será sempre complicado para este deck, Mewtwo-EX causa pouco dano, Aegislash-EX e Heatran precisam de 3 energias para começar a atacar, Hoopa-EX e Bronzong tem um alto custo de recuo e são inúteis como atacantes, além de Shaymin-EX que parece andar com um alvo na cabeça, mas se tudo der certo, a partir do terceiro turno o jogo vira completamente a seu favor. Com 2 Bronzong’s em campo, energizar M.Mewtwo-EX se torna tarefa simples, mesmo quando você precisar de 5 ou 6 energias para nocautear um pokémon adversário. A habilidade Metal Links do Bronzong, te permite recuperar uma energia de metal da sua pilha de Descartes e ligar a um de seus pokémons no Banco, assim, mesmo que você precise recuar ou perca um pokémon nocauteado, será possível recuperar suas energias e você não perderá poder de ataque.

       Heatran é seu atacante não EX, muitos jogadores não gostam deste pokémon por ele usar muitas energias para atacar, porém Heatran é o melhor atacante não EX do tipo Metal,heatran-phantom-forces-phf-63 ele entrou para a lista basicamente para combater Regice que tem um ataque que o deixa imune a pokémons-EX, por isso partidas contra M.Manectric-EX / Regice serão bem difíceis para esta variante, já que você terá apenas um Heatran para combater 2 ou 3 Regice’s do adversário e ainda ter que lidar com M.Manectric-EX. Aegislash-EX servira como uma barreira te protegendo de pokémons que usem energias especiais, te garantindo um ou dois turnos a mais para que você consiga energizar seus atacantes e em alguns casos também poderá se tornar outro atacante forte na lista.

     Entre as trainer’s Xerosic se torna uma carta importante nesta variante, principalmente quando se enfrenta Garbodor, sem habilidades você não conseguira acelerar suas energias e vai demorar muito para conseguir aumentar seu dano, Xerosic também vai te ajudar a se livrar de Assault Vest e conseguir nocautes mais tranquilos. O estádio escolhido para essa lista, assim como na variante anterior, tem papel muito importante na estratégia, slots no banco é um problema comum em decks de Metal, por isso o uso de Sky Field, com esse estádio em campo cada jogador pode colocar até 8 pokémons no banco, assim você poderá jogar seus Shaymin-EX e Hoopa-EX no começo da partida para montar sua estratégia rapidamente e depois descartá-los quando outro estádio for jogado. Parallel City terá funcionalidade oposta, diminuindo o espaço no banco do oponente para 3 pokémons e te ajudando a vencer a partida mais facilmente.

 

OPÇÕES

 

       Sugerir alterações aqui é muito complicado, a lista base tem pouco espaço para mudanças e o que deve ser alterado é apenas para se adaptar ao metagame local. Uma carta que teria um impacto positivo muito grande nessa lista é Zoroark, sua habilidade Stand In, facilitara a transição entre atacantes e a energização de seus pokémons, servindo também para te livrar e condições especiais.

M.Mewtwo Y 1

 

       A terceira variante desse deck tem um estilo de jogo diferente das outras duas apresentadas acima, nessa versão M.Mewtwo-EX não será seu único atacante forte, passando a dividir a atenção do adversário com outros pokémons não EX, a aceleração de energias aqui, também não é um fator tão crucial, já esta versão conta com atacantes mais leves. A lista abaixo levou Jeremy Lopez até a final do City de Deer Park, Texas, onde acabou ficando em segundo lugar.

 

A LISTA

M.MEWTWO EX / YVELTAL

Pokémon (17)

3x M.Mewtwo-EX (Breaktrough, nº 64)m-mewtwo-ex-breakthrough-bkt-64
3x Mewtwo-EX (Breaktrough, nº 61)
3x Yveltal (XY, nº 78)
2x Zoroark
2x Zorua
2x Shaymin-EX
1x Hoopa -EX
1x Yveltal -EX

Trainer (32)

4x Professor Sycamore
1x Professor Birch’s Observations
2x Judge
1x Lysandre
1x Hex Maniac
1x AZyveltal-xy-78-ptcgo-1
4x VS Seeker
4x Ultra Ball
4x Trainer’s Mail
1x Super Rod
2x Battle Compressor
2x Escape Rope
2x Float Stone
3x Mewtwo Spirit Link

Energia (11)

4x Double Colorless Energy
7x Darkness Energy

 

          A estratégia nessa variante é não focar apenas em M.Mewtwo-EX, mas também em Zoroark e Yveltal-EX como atacantes. Yveltal fará o papel de acelerador de energias, seu ataque Oblivion Wing causa 30 de dano e liga uma energia da pilha de descartes a um de seus pokémons no Banco.

       Além de acelerar energias, Yveltal pode ser uma arma contra Night March, sendo capaz de nocautear Joltik’s e Pumpkaboo’s em apenas um ataque,zoroark-breakthrough-bkt-91 deixado a troca de prêmios muito equilibrada. Zoroark também ganha papel de destaque nessa variante, seu ataque Mind Jack causa 10+30 de dano para cada pokémon no Banco do oponente, sendo uma ótima opção para combater decks que abusem de Sky Field e até mesmo uma opção para combater Regice. Tanto Yveltal, quanto Zoroark e Yveltal-EX, vão te ajudar a causar danos preliminares para que M.Mewtwo-EX não necessite de muitas energias para nocautear os pokémons adversários.

           Um fato curioso nesta lista é a falta de estádios, Jeremy abriu mão de usá-los e optou por aumentar o número de itens da lista para que pudesse acelerar seu setup no early-game, tentando manter o deck equilibrado contra outros decks rápidos. O mais interessante é que o estádio Shadow Circle cairia como uma luva nessa lista, retirando a fraqueza dos pokémons que tenham energias Darkness ligadas a eles e facilitando muito as coisas contra os decks do metagame.

 

CONCLUSÃO

 

          Por usar energias incolores para atacar M.Mewtwo-EX se torna um pokémon muito versátil que pode ser encaixado em muitas estratégias diferentes, seja como atacante principal ou como atacante secundário. Nessa matéria, analisamos 3 versões diferentes deste deck que tem proposta de jogo muito similares, acelerar energias para M.Mewtwo-EX para que ele possa causar altos danos.

      Algumas falhas ficaram muito evidentes durante nossa análise, percebemos que M.Mewtwo-EX sofre muito nos primeiros turnos, devido ao seu baixo dano e a dificuldade de encontrar um acelerador de energias eficiente para se tornar seu parceiro. O custo de recuo também foi um problema constante, encontrado nas 3 variantes analisadas, tendo sempre que encontrar uma forma de zerar o recuo para que você não precise descartar energias e perder poder de ataque. A fraqueza e o bloqueio de habilidades também são problemas difíceis de contornar, decks como Wobbuffet / Bats, Gengar / Trevenant e Night March, conseguem derrubar M.Mewtwo-EX sem esforço, e sem habilidades, acelerar energias para seus atacantes se tornará uma tarefa árdua.

         Se formos comparar os 3 decks apresentados, não será muito difícil de aponta que é a melhor variante para se jogar com M.Mewtwo-EX. Entre as versões Fada e Metal, as Fadas parecem levar uma maior vantagem mesmo tendo uma aceleração de energia mais lenta, com a habilidade de Aromatisse e a facilidade recuar seus atacantes que o estádio Fairy Garden traz, fazem com que essa versão fique muito consistente no mid-game e late-game. A versão Metal tem como único ponto positivo, a recuperação de energias através da habilidade do Bronzong, com atacantes lentos e difíceis de recuar esta versão leva muita desvantagem no early-game, tanto, que muitas vezes será difícil recuperar o controle do jogo mesmo depois de você montar seu setup. A versão Dark parece ser a melhor forma de se jogar com M.Mewtwo-EX, com atacantes leves que conseguem causar danos razoáveis rapidamente, essa versão tem melhor consistência entre as 3, cobrindo de forma eficiente as dificuldades enfrentadas por M.Mewtwo-EX.

      Mesmo com muitos problemas para torná-lo um pokémon jogável, M.Mewtwo-EX ainda enche os olhos dos jogadores com sua arte simples mais imponente, e com seu carisma e poder, conquistando novos fãs a cada ano. Se você gosta desse pokémon, jogar com um dos deck acima será sempre muito divertido e prazeroso. Mesmo que ainda não tenham encontrado uma forma competitiva de jogar com eles, sua diversão estará garantida quando os jogadores mais novos, se depararem com seus poderosos M.Mewtow’s-EX na mesa.

 

Até a Próxima.

 

donates 1

 

REFERÊNCIAS

 

FRANCO TAKAHASHI, Interesting Ideas From Breaktrough, 60 Cards, 26/10/2015. [Link]

MARK HARTEL, “Asking The Big Questions” – City Championships Q&A (Part 2), ProPokémon, 09/12/2015. [Link]

Kyle “Pooka” Sucevich, Mega Mewtwo-Ex Brings Endless Power!, Pokémon.com Official Website, 25/11/2015. [Link]

M Mewtwo/Metal Deck Analysis and Battle (XY-BREAK), OmniPoke Youtube Channel, 05/11/2015. [Link]

M Mewtwo/Aromatisse Deck Analysis (XY-BREAKtrough), OmniPoke Youtube Channel, 04/11/2015. [Link]

LUCAS BORGES CUNHA, Pokémon TCG- Mega Mewtwo Y EX Deck! Com ajudinha das fadas!, Tiu Sam Youtube Channel, 12/11/2015. [Link]

JEREMY LOPEZ, Facebook Post, Virbank City Facebook Group, 30/01/2016. [Link]

Anúncios