Olá amigos e amigas. Já se foram as férias? Pois é. Por isso, vamos voltar à rotina com a análise de um deck muito bom para quem gosta dos sapos e locks, hoje é dia de Seismitoad EX / Empoleon na Delta.

     Seismitoad Ex já provou o seu valor protagonizando inúmeros deck que conquistaram vários torneios importantes pelo mundo, mesmo com seu baixo dano e sua fraqueza para o tipo grass, este pokémon continua sendo uma das cartas mais fortes do formato standard. Hoje ele não tem a mesma força que teve na temporada passada e ainda tem que lidar com alguns counter’s diretos no formato, como Sceptile EX e Vespiquen. Mas, mesmo assim, muitos jogadores ainda gostam de jogar com este sapão e não abrem mão da vantagem que seu ataque Quaking Punch traz nos primeiros turnos do jogo.

      A versão de hoje não é apenas mais um deck de Seismitoad EX, mesmo que o foco continue sendo travar os itens do oponente, esta versão traz uma abordagem muito agressiva, te ajudando a conseguir nocautes rápidos e praticamente não dando chances para que o oponente revide. Inspirado no deck que andou frequentando os Tops dos City’s americanos, vamos conhecer esta versão que promete se popularizar por todo o mundo. Esses são os cards:

 

A LISTA

SEISMITOAD EX / EMPOLEON

Pokémon (12)

4x Seismitoad EX seismitoad-ex-furious-fists-frf-20-ptcgo-1
2x Empoleon
2x Miltank
2x Shaymin EX
2x Regice

Trainer (40)

3x Professor Sycamore
2x Archie’s Ace in the Hole
1x Lysandre
1x Professor Birch’s Observations
1x Xerosic
1x AZ
3x Muscle Band
4x Ultra Ball empoleon-breakthrough-bkt-38
4x VS Seeker
4x Acro Bike
3x Battle Compressor
4x Crushing Hammer
3x Maintenance
3x Trainer’s Mail
1x Super Rod
2x Rough Seas

Energia (8)

4x Water Energy
4x Double Colorless Energy

 

Seismitoad EX - Empoleon

 

        Quem já foi apresentado ao Seismitoad EX sabe o potencial dessa carta quando ela entra em jogo. Um dos poucos decks que não sofre grande prejuízo enfrentando o sapo são os decks que possuem Vileplume como tech (pois Vileplume trava itens por habilidade, e as listas com esse pokémon baseiam-se em supporter’s para mover o jogo), mas outras estratégias que dependem de itens sofrem grandes baixas pelo efeito do ataque Quaiking Punch. Seismitoad EX ataca com duas Energias Incolores, causando 30 de dano e impedindo o nosso oponente de usar itens, apesar do pouco dano, isso impede o adversário de usar muitas cartas, como Ultra Ball, VS Seeker, Battle Compressor e Muscle Band (e esses são só os itens mais encontrados atualmente), e se o oponente começar o jogo, podemos executar o Quaiking Punch logo no nosso primeiro turno.

          Contudo, 30 de dano estende a partida por muitos turnos, permitindo que o oponente energize pokémons com alto HP,archies-ace-in-the-hole-primal-clash-pcl-124 como os pokémons EX, e torne menos efetivo a nossa estratégia. Para remediar isso, além da tool Muscle Band, contamos com o novo Empoleon da coleção BREAKthroug (Turbo Revolução) que aumenta em + 20 o dano dos ataques de nossos pokémons Básicos em jogo com sua habilidade Dignified Fighter, sendo assim, com Muscle Band e dois pinguins em jogo, o Quaiking Punch passa a causar 90 de dano, um valor bem mais razoável que o dano base do ataque. Devemos usar o ataque Grenade Hammer em último caso, apenas quando for imperativo um nocaute rápido, pois esse ataque abre uma brecha em nosso estratagema e ainda espalha dano em nosso Banco.

         Para trazer o Empoleon para o banco de forma eficiente, e economizar espaço no deck, o combo Battle Compressor e Archie é o mais indicado. O item Battle Compressor permite descartar até três cartas de seu deck, ajudando a mandar os pinguins para lá e Archie, permite colocar um pokémon do tipo Água da Pilha de Descarte direto para o Banco (independente do estágio do pokémon), e ainda compra cinco cartas do topo do deck. O texto do supporter Achie’s Ace in the Hole diz que ele tem de ser a última carta em nossa mão para poder ser usado, por isso, contamos com muitas opções para esvaziar a mão. A primeira é a Ultra Ball, que nos obriga a descartar duas cartas de nossa mão para ter efeito, Trainers’ Mail e Maintenance são outras formas de se livrar de cartas, pois a primeira permite que você olhe e (apenas se desejar) comprar uma carta trainer das primeiras quatro cartas do topo do seu deck, e, a segunda permite embaralhar duas cartas no deck e comprar a carta do topo. Essas opções são muito efetivas para nos ajudar a esvaziar a mão e usarmos Archie.

     Os outros Pokémons são ótimos atacantes secundários, miltank-flashfire-flf-83-ptcgo-1.pngMiltank nesse deck pode causar até 140 de dano com apenas uma Energia graças a soma do texto de seu ataque, Powerful Friends, a habilidade do Empoleon e Muscle Band. Já Regice tem um ótimo ataque, Resistance Blizzard, que torna esse pokémon imune aos pokémons EX do oponente, e também se vale dos bônus da habilidade do Empoleon e da tool Muscle Band. Ambos tornam o deck mais versátil e menos dependente de apenas uma carta para atacar.

       Para acelerar o nosso jogo temos, Professor Sycamore para comprar uma nova mão, Professor Birch’s para reciclar a mão sem descartar cartas importantes e Acro Bike para compras extras. Lysandre é figurinha carimbada em todos os decks, pois permite trazer um pokémon do Banco do oponente e bagunçar um pouco o jogo do adversário. Ainda na linha da bagunça, Xerosic e Crushing Hammer estão aqui para atrasarmos os ataques dos pokémon do oponente, e se conseguirmos descartar uma D.C.E, ótimo. Já AZ e o estádio Rough Seas, são uma boa pedida para evitar nocautes e segurar o jogo por mais um turno.

 

OPÇÕES

 

         Decks de Seismitoad EX ganharam um estilo de jogo de atrasar o oponente de todas as formas possíveis, não só através do bloqueio de itens, mas também com bloqueio de habilidades, impedindo que o oponente jogue outros tipos de cartas, ou eliminando suas energias.

       A lista apresentada acima, perde um pouco esta característica, se focando apenas em ataque massivo e no bloqueio de itens. Para trazer a estratégia do deck para o descarte de energias,team-flare-grunt-xy-129-ptcgo-1 podemos adicionar cartas como Enhanced Hammer e Team Flare Grunt, que vão gerar uma maior dificuldade para o adversário que, além do bloqueio de itens, terá que se preocupar em proteger suas energias. Switch é uma carta que poderá fazer falta em algumas partidas devido ao alto custo de recuo de seus pokémons, principalmente contra deck Speed, que vão te causar muitos danos nos primeiros turnos caso você não consiga começar atacando. Aumentar o número de estádios em sua lista também pode te trazer vantagens, com apenas 2, você terá sempre que esperar o oponente baixar o estádio dele primeiro, para não perder a “Stadium War”. Mais uma ou duas copias de Rough Seas, podem tornar seu deck mais resistente, ou talvez Parallel City, que impedirá o oponente de ter mais do que três Pokémons no Banco, colocando mais um tipo de Lock em seu deck e dificultando um pouco mais a vida do adversário.

        Para a linha de Pokémons também podemos fazer alguns ajustes, Lugia EX poderá substituir muito bem Miltank.lugia-ex-ancient-origins-aor-68 Lugia EX é um atacante mais rápido que Miltank e também vai se valer de todos os bônus do deck, assim Lugia EX será capaz de derrubar ate mesmo Mega Evoluções, em apenas um ataque. Já para os jogadores mais conservadores a dica é adicionar a lista a linha evolutiva de Empoleon, muitos não gostam e depender de cartas como Archie’s / Maxie’s para se colocar um pokémon em campo e com Piplup’s e Prinplup’s no deck, você não perderá o supporter do turno para jogar seu Empoleon. Zoroark e Float Stone’s também podem entrar nessa lista para te ajudar a substituir seus atacantes e se aproveitar ao máximo do estádio Rough Seas.

    A última dica interessante que posso dar é a mudança da lista para um deck praticamente monotype, com a substituição de Shaymin EX por Octillery e a entrada de Dive Ball. Com essa mudança, você deverá aumentar o número de itens que comprem cartas e adicionar a linha evolutiva do Empoleon e Rare Candy, tratando-o como segundo atacante, e podendo deixar o deck com mais velocidade.

 

CONCLUSÃO

 

      Decks de Seismitoad Ex são extremamente eficazes, possuem um estratégia simples, mas que é muito difícil de contornar. Seja com Garbodor, Shaymin Ex, Crobat, Crawdaunt, Giratina Ex, ou qualquer outro parceiro, Seismitoad Ex esta presente entre os melhores pokémons do formato desde que foi lançado e deverá continuar presente entre os grandes decks do jogo até ser rotacionado.

       Sua estratégia de jogo é muito eficaz devido a alta quantidade de itens na estrutura de quase todos os deck, mais como foi mencionado acima, este pokémon tem suas falhas. Jogar contra decks que usem supporter como base de seu set-up é muito difícil, já que não conseguiremos atrasar o oponente, assim dependeremos muito da habilidade do Empoleon e de Muscle Band para causar altos danos e equilibrar a partida. Mirror Match’s tende a ser chatas e lentas, terá vantagem aquele que conseguir aumentar o seu dano base primeiro. O outro ponto fraco do deck é a fraqueza do sapo, Sceptile Ex, junto a Ariados e Bat’s, cresceu muito nos últimos meses se beneficiando disso, Sceptile EX tem um estilo de jogo baseado em habilidades e consegue contornar todo o Lock do deck de sapo, para ter alguma chance contra esse deck você dependerá de Regice e Hex Maniac.

     Em um mundo em que decks de dano alto chegam ao topo das competições com regularidade, pode ser surpresa para alguns ver esse sapo ainda vivo no metagame, mas, se refletirmos um pouco e perceber que de 30% a 40% das listas atuais são compostas de itens, dá pra entender porque muitos ainda apostam no Quaiking Punch no T1.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos, e nos esbarramos por aí.

 

donates 1

 

 

REFERENCIAS

 

Deck Profile: Seismitoad / Empoleon (Standard Format), PokéMaxi TCG  YouTube Chanel,  26/11/2015. [Link]

JEREMIAH WILLIAMS,  A “Dignified Quaking Punch” Deck Analysis, 60 Cards, 18/01/2016. [Link]

Anúncios