Olá amigos e amigas. Você está em casa verificando os resultados e acontecimentos dos principais torneios ao redor do mundo e, de repente, “ham???”. Sim, por mais que possa parecer monótono o mundo competitivo, volta e meia fazemos essa cara quando aparece uma lista (no mínimo) incomum. Esse é o caso de hoje, uma surpresa e tanto no meta recheado de pokémons EX e danos estratosféricos, estou falando de Xerneas do set BREAKthrough (Turbo Impulso) e sua trupe que surpreenderam na temporada Americana de City’s, conquistando Tops em várias cidades.

       Xerneas chegou como uma carta esquecida neste set, por ter ataques pesados e também pela estreia dos novos pokémons Break’s. Como o mundo competitivo do Pokémon TCG se encontra em um ótimo momento, onde inúmeros decks tem grande potencial de jogo e com uma variedade grande de cartas boas em ambos os formatos competitivos, alguns jogadores resolveram apostar neste pokémon, que apesar de precisar de um numero razoável de energias para atacar, tem dois ataques que podem ser devastadores se combinados a estratégia certa.

         Se você também ficou curioso, então me acompanhe e vamos conhecer melhor todo o potencial deste deck .

 

A LISTA

XERNEAS / GOLURK E OUTROS ESTÁGIOS 1

Pokémon (21)

4x Xerneas (BREAKthrough, nº 107)xerneas-breakthrough-bkt-107
1x Shaymin EX
1x Zoroa
1x Zoroark
2x Bronzor (Phantom Forces, nº 60)
2x Bronzong (Phantom Forces, nº 61)
2x Golett (Ancient Origins, nº 34)
2x Golurk (Ancient Origins , nº 35)
2x Smeargle
2x Remoraid
2x Octillery

Trainer (29)

4x Professor Sycamore
2x Teammates
1x Tierno
4x Brigettegolurk-ancient-origins-aor-35
1x Lysandre
2x Level Ball
1x Super Rod
2x Trainer’s Mail
4x Ultra Ball
4x VS.Seeker
2x Float Stone
1x Muscle Band
1x Dimension Valley

Energia (10)

4x D.C.E
3x Metal Energy
3x Fairy Energy

 

xerneas-stage-1

 

              Em primeiro lugar é preciso lembrar que essa é um das possibilidades deste deck, pois, assim como Night March, Raichu e Vespiquen, essa lista pode ser modelada de diferentes formas e adaptada para o estilo de cada jogador ou ao metagame onde joga.

        O atacante principal do deck é o Xerneas da coleção BREAKthrough, um pokémon básico com uma boa quantidade de HP e difícil de ser abatido com um único ataque.zoroark-breakthrough-bkt-91 A principal arma desse pokémon é o ataque Rainbow Force, que causa 10+30 de dano para cada tipo de Pokémon diferente em nosso Banco, logo, não é raro causar 130 de dano já no segundo turno. O segundo ataque não é tão vantajoso, mas pode ser usado para fechar o jogo, ou como uma forma de retalhar o oponente, caso ele use Parallel City para diminuir a quantidade de pokémon em nosso Banco. Golurk e Zoroark são bons atacantes secundários, Golurk já é conhecido por ser de dois tipos distintos, o que ajuda muito em alguns jogos como, por exemplo, contra Lucario EX, Machamp EX e contra alguns pokémons do tipo Dark. Zoroark além de sua habilidade extremamente útil, Stand In, também possui como adicional um ataque muito bom, Mind Jack causa 10+30 para cada pokémon no Banco do oponente.

         Os pokémons de suporte dessa lista são voltados para a aceleração do jogo, seja através de compras extras ou de energização via habilidade. O primeiro deles é o Bronzong, ele permite ao jogador resgatar da Pilha de Descartes uma energia básica de Metal por turno e ligá-la a um de nossos Banco, como Xerneas precisa de 3 energias para atacar, esse é um ótimo meio de evitar perder 2 turnos para poder agir. Ainda referente às energias, temos Smeargle, esse Pokémon permite trocar 1 energia básica ligada ao seu pokémon ativo por uma outra energia básica de outro tipo da sua Pilha de Descartes, tornando possível trocar a Energia de Metal por uma Energia de Fada, evitando desperdício de turnos para energizar Xerneas. Para compras extras, contamos com o Shaymin EX, que permite comprarmos cartas até termos 6 em mãos quando ele entra em jogo e Octillery que permite, uma vez por turno, comparamos cartas até termo 5 em mãos, uma boa pedida para mantermos o banco e a mão cheia e com recursos para os turnos seguintes.

          As cartas Trainer’s são voltadas para a compra de pokémons, que é o que vamos precisar ao longo do jogo, MUITOS pokémons. Level Ball permite retirar do deck um pokémon com até 90 de HP, sem a necessidade de descarte,bronzong-phantom-forces-phf-61 a Ultra Ball, por sua vez, permite buscar qualquer pokémon, desde que descartemos duas cartas de nossa mão (nesse momento, dê prioridade para algumas energias básicas para aproveitarmos as habilidades dos pokémons no banco). Brigette e Teammates são bons supporter’s para trazer pokémons para o jogo, Brigette permite trazer até 3 pokémons do deck para o banco, uma boa opção para encher o banco no início do jogo, e Teammates permite puxar duas cartas quaisquer do deck, se um de nossos pokémons foi nocauteado no turno anterior, permitindo trazer energias, pokémons, ou Trainer’s necessárias para fazer a estratégia funcionar.

            Para manter a mobilidade do deck, a tool Float Stone é uma parceira indispensável ao Zoroark, permitindo que ele use Stand In e recue sem precisar descartar energias. Isso facilita eliminar Condições Especiais, que devem voltar a jogar em breve com a nova coleção BREAKpoint (Turbo Colisão) e na energização dos atacantes. Tierno e Professor Sycamore são os supporter’s que usaremos para compras extras e acelerarmos um pouco a estratégia, já Super Rod e VS.Seeker são dois itens para reaver cartas do descarte, sempre que for necessário.

 

OPÇÕES

 

           Raichu da XY Base Set pode se encaixar muito bem nessa lista, é um atacante rápido, com danos interessantes e com recuo 0, se na sua região você enfrenta muitos Mega Rayquaza Ex e Yveltal Ex, está aqui a solução. Como o deck conta com uma boa quantidade de pokémons, Vespiquen também é uma opção muito útil a essa lista, por atacar usando energias incolores e também por possuir recuo 0.

   sky-field-roaring-skies-ros-89     Sky Field é uma carta que pode fazer muita diferença nesta lista, aumentando seu banco de 5 para 8 slots, sendo possível causar até 190 de dano caso você consiga colocar 8 tipos de pokémons diferentes no banco. Se adicionar Sky Field a sua lista, também adicione Ninetales (Barrier Shrine), a habilidade deste pokémon impede os jogadores de jogarem cartas de estádio, travando assim seu Sky Field em campo e evitando perder pokémons desnecessariamente para um eventual Parallel City.

      Se estiver jogando no Formato Expandido suas opções são inúmeras, Jirachi EX, Landuros EX, Virizion EX, Ho-Oh EX, Keldeo EX, Mewtwo EX, Darkai EX e Absol Plasma podem se tornar a sua linha de pokémons, fazendo ajustes na lista, como Dark Patch e Yveltal (XY Base Set), Prism Energy e Rainbow Energy, Max Potion e Aromatisse (XY Base Set), para que ela ganhe um poder de fogo incalculável e atacantes de vários tipos.

         Outras cartas poderão entrar para compor a lista, como já foi dito no início da análise, desde que se saiba o objetivo das mudanças.

Xerneas 3

 

        A lista acima apresenta uma boa consistência e um bom equilíbrio dentro da estratégia proposta, porém no mundo competitivo, jogar com vários pokémons estagio 1 diferentes pode não ser tão eficaz assim. Para contornar essa desvantagem, uma outra versão deste deck surgiu baseada em pokémons básicos e atacantes rápidos melhorando a dinâmica de jogo, mas ao mesmo tempo diminuindo a variedade de pokémons na lista.

     Entre vantagens e desvantagens, vai ai uma segunda sugestão para se jogar com Rainbow Road.

A LISTA

XERNEAS / TOOLBOX

Pokémon (14)

3x Xerneas (BreakTrough, nº 107)xerneas-breakthrough-bkt-107
1x Xerneas (XY, nº 96)
1x Zoroark
1x Zorua
1x Vespiquen
1x Combee
1x Dedenne (Furious First, nº 34)
1x Jynx
1x Druddigon
1x Seismitoad Ex
2x Shaymin Ex

Trainer (34)

3x Professor Sycamore
3x Professor Birch’s Observations
2x Brigette
2x Lysandre
1x Skyladruddigon-flashfire-flf-70-ptcgo-1
1x Hex Maniac
4x Vs.Seeker
3x Ultra Ball
1x Level Ball
2x Switch
1x Sacred Ash
1x Super Rod
1x Revive
3x Muscle Band
2x Float Stone
4x Sky Field

Energia (12)

8x Fairy Energy
4x Double Colorless Energy

 

xerneas-toolbox

 

          Esta versão de Rainbow Road pode apresentar uma lista diferente, mas o estilo de jogo e a estratégia permanecem a mesma da lista anterior. Xerneas (XY) entra no lugar de Bronzong como acelerador de energias, usando seu ataque Geomancy para puxar duas energias fadas do deck para seus atacantes no banco. Dedenne é o terror dos pokémons voadores, combatendo de forma eficaz pokémons como Yveltal EX, Lugia EX, M.Rayquaza EX e outros pokémons com fraqueza para o tipo elétrico.

         Druddigon é um pokémon que não aplicara fraqueza a nenhum outro tipo, mas seu ataque Revenge causa 20+70 de dano caso um de seus pokémons tenham sido nocauteado no último turno do oponente, com muitos pokémons com menos de 120 de HP nessa lista,jynx-furious-fists-frf-37-ptcgo-1 Druddigon poderá ser uma arma para revidar um nocaute e manter a troca de prêmios sempre a seu favor. Jynx é um trunfo para este deck, sua habilidade Victory Kiss, cura um marcador de dano do seu pokémon ativo, permitindo que Xerneas cause danos esmagadores com seu segundo ataque, Power Creation, e consiga nocautear grandes pokémons Ex em apenas um ataque. Vespiquen parece incoerente com esta lista e talvez seja mesmo, com apenas 14 pokémons na lista seu teto de dano será muito baixo, o único motivo por ela permanecer na lista é ser um atacante do tipo planta que usa energias incolores para atacar e tem recuo 0.

         Outro detalhe interessante dessa lista é o uso de Sacred Ash, Super Rod e Revive no mesmo deck, Com apenas uma linha de cada pokémon, usar Professor Sycamore em uma mão ruim descartando um básico ou uma evolução, pode ser desastroso para estratégia, com essa linha grande de cartas recicladoras, você pode agir sem medo no early-game para montar sua estratégia e depois recuperar um básico rapidamente para o seu Banco com Revive, ou energias básicas de volta para o deck com Super Rod, ou reestabilizar sua estratégia voltando 5 pokémons da pilha de descartes para o deck com Sacred Ash.

 

CONCLUSÃO

 

           Um dos pontos fortes deste deck e a versatilidade que Xerneas tem de se encaixar bem em decks de pokémons variados, independente de serem básicos, estagio 1 ou estagio 2. Jogar com vários atacantes de tipos diferentes, te da a vantagem de bater na fraqueza de muitos decks ao mesmo tempo, o que facilitará muito a sua vitória.

          Entre as grandes dificuldades enfrentadas por este deck, estará o estádio Paralell City como seu inimigo mortal, este estádio te obriga a jogar apenas com 3 pokémons no banco diminuindo muito seu dano, além de te obrigar a descartas os outros pokémons (caso você esteja com mais de 3 no  Banco, quando ele entra em jogo), o que vai causar muito prejuízo e atrasos na estratégia. Os sempre chatos decks speed, como Night March e M.Rayquaza EX que causam danos absurdos nos primeiros turnos, também serão partidas muito desfavoraveis, já que eles conseguirão derrubar todos os pokémons do deck com grande facilidade e de forma muito rápida.

        Garbodor também será um inimigo impiedoso. Mesmo com poucos pokémons que usam habilidades neste deck, eles serão essenciais para o bom andamento da estratégia, e como Garbodor desliga todas as habilidades em campo, enfrentar deck que usem este pokémon será muito complicado. O último grande problema a destacar, será as estratégias focadas em descartes de energias, como Xerneas usa um número razoável de energias para atacar, enfrentar Martelos, Team Flare Grunt ou outras cartas que descartem energias, poderá ser, muitas vezes, partidas perdidas antes mesmo de começar.

          Essa deve ser umas das listas mais baratas e intrigantes da temporada 2015/2016 até o momento, foi complicado até mesmo achar um esqueleto para basear essa análise. Espero, de verdade, que mais decks assim apareçam de tempos em tempos, para nos deixar mais espertos e atentos a todas as cartas de uma coleção.

          No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

donates 1

 

REFERÊNCIAS

 

SHIV LUTHRA, Follow The Rainbow Road, 60 Cards, 26/01/2016. [Link]

Anúncios