Ola Treinadores, bem-vindos à Delta Pokémon.

       Gallade foi um Pokémon que encantou muitos jogadores no momento em que foi revelado, sendo do tipo fight, com um ótimo ataque e uma excelente habilidade, este Pokémon era uma aposta certa para o metagame.

      Em um primeiro momento, entrou como tech em alguns deck’s para cobrir suas fraquezas, Yveltal e M.Manectric EX foram os primeiros a se aproveitarem das vantagens que Gallade traz a qualquer deck. Percebendo o quanto a habilidade deste pokémon desequilibra as partidas, em vantagem para quem o usa, alguns jogadores começaram a planejar uma decklist onde Gallade fosse o protagonista do deck e em pouco tempo chegaram a uma lista consistente que chegou aos top’s de alguns city’s nos EUA.

        Hoje vamos explorar um pouco das incríveis possibilidades de se jogar com Gallade e conhecer todo o potencial deste deck, que tem uma estratégia de jogo super interessante e consistente, e que agrada a muitos player’s. Então vamos conhecer o deck.

 

A LISTA

GALLADE / OCTILLERY

Pokémon (16)

4x Galladegallade-breakthrough-bkt-84
1x Kirlia (Ancient Origins, nº53)
4x Ralts (Ancient Origins, nº52)
2x Octillery
2x Remoraid
2x Hawlucha
1x Jirachi (XY Promo, n° 67)

Trainer (36)

4x Korrina
3x Judge
2x Lysandre
1x Giovanni’s Scheme
1x Brigette
4x VS Seeker
4x Rare Candyoctillery-breakthrough-bkt-33
4x Level Ball
1x Ultra Ball
3x Focus Sash
1x Muscle Band
2x Trainers’ Mail
2x Switch
1x Super Rod
1x Sacred Ash
2x Parallel City

Energia (8)

4x Fighting Energy
4x Double Colorless Energy

 

gallade-octillery

 

           A estratégia deste deck é bem simples e toda focada em colocar Gallade em campo o quanto antes, no segundo turno de preferência. Gallade é um Pokémon muito forte e tem uma habilidade sensacional, que o torna muito versátil e podendo ser encaixado em qualquer deck.

         Seu ataque Sensitive Blade, custa apenas duas energias incolores e causa 60 de dano, podendo chegar a 130 caso você tenha usado um supporter durante o turno, o que será constante, já que o deck conta com 11 supporter’s e 4 VS Seeker’s. Além do ótimo ataque, Gallade conta com a habilidade Premonition, que te permite olhar as 5 cartas do topo do seu deck e organizá-las da forma que desejar, dessa maneira é possível manter o seu jogo sempre sobre controle, mandando as cartas que você precisa para o topo do seu deck.

        Octillery é tão importante para este deck quanto Gallade, sem ele em campo, você não será capaz de montar seu set-up rapidamente e,jirachi-xy-promos-xy67 fatalmente, perdera a partida. A habilidade de Octillery, Abyssal Hand, permite que você compre cartas até ficar com 5 cartas em sua mão, combinada com a habilidade de Gallade, você praticamente será capaz de ter sempre a carta que precisa para o determinado momento da partida. Algumas desvantagens de usar este pokémon em seu deck ficam por conta dele ser um pokémon estagio 1 e ter um custo de recuo alto (2), porém, Shaymin EX não conseguirá substituí-lo, devido à necessidade de comprar muitas cartas e de aceleração durante todos os turnos, para que você possa vencer rapidamente.

        Os outros dois pokémons da lista são tech para combater os deck do metagame. Hawlucha não tem grande força nesta lista, pois ela não conta com as cartas que aumentam os danos dos pokémons fight, assim ele será capaz de causar no máximo 80 de dano e completar o dano restante para nocautear um pokémon EX que tenha sofrido dano de Gallade em um turno anterior. Hawlucha servirá mais como retalhação após você perder um de seus atacantes nocauteados, com 3 Focus Sash no deck, você poderá ganhar um bom tempo enquanto monta outra Gallade. Jirachi é uma carta interessante, seu ataque Stardust causa apenas 10 de dano e descarta uma energia especial ligada ao pokémon defensor, se conseguir descartar a energia, Jirachi fica imune a todos os efeitos de ataque incluindo o dano causado pelo oponente durante o próximo turno dele. Este pokémon está na lista para combater Giratina-EX, Seismitoad-EX e Night March’s, que são os pokémons que causam maior dificuldade para este deck.

        Na linha de trainer’s, temos uma formação muito incomum, este deck não conta com Professor Sycamore, que é o melhor supporter do formato.korrina-furious-fists-frf-95-ptcgo-1 Korrina é o principal supporter aqui, pegando um Pokémon fight e um item em seu deck (basicamente Gallade e Rare Candy, na maioria das vezes). Judge é nosso supporter de Draw, esta escolha pode parecer estranha, mas este card faz com que ambos os jogadores embaralhem a mão no deck e comprem 4 cartas, além deste efeito te ajudar a esvaziar sua mão para que você possa usar a habilidade de Octillery e evitar que você descarte cartas importantes, você estará sempre mexendo na mão do oponente, evitando que ele mantenha cartas-chave em sua mão.

         Um outro ponto que pode gerar incerteza por parte de alguns jogadores é o uso de Super Rod e Sacred Ash na mesma lista, com Super Rod você pode recuperar uma combinação de até 3 cartas entre energias básicas e pokémons e embaralhar em seu deck, esta carta é mais indicada para que você recupere energias que estão em um número reduzido nesta lista. Sacred Ash será uma forma de você ter mais do que 4 Gallade’s  neste deck, já que esta carta permite que você embaralhe até 5 pokémons da sua pilha de descartes em seu deck.

         O estádio escolhido para esta lista, é uma forma de tentarmos  acelerar a nossa vitória, Parallel City impede que o oponente jogue mais do que três pokémons no banco, dificultando o uso de Shaymin EX por parte do adversário. Apesar do bom efeito, esta lista conta apenas com 2 cópias deste estádio, sendo, mais uma forma de se livrar do estádio do oponente do que uma opção estratégica para nossa vitória, já que você sempre perderá a “Stadium War” .

 

OPÇÕES

 

        As opções para esta lista são variadas, podemos mudar o segundo atacante e a dinâmica do deck, assim como podemos fortalecer a lista com cartas que aumentem o dano dos pokémons fighting e torná-la mais destrutiva. Começando pelas opções que mantém a base apresentada acima, podemos substituir Parallel City por Fighting Stadium, assim teremos uma vantagem ainda maior contar decks que usem muitos pokémons EX, ao mesmo tempo que aumentam as dificuldades contra decks que não usem EX’s, de qualquer forma pelo menos mais uma cópia do estádio que você preferir, deve entrar na lista.

       Outra forma de aumentar o dano dos pokémon fight é a energia especial Strong Energy,target-whistle-phantom-forces-phf-106 esta energia faz com que seus ataques causem mais 20 de dano, facilitando muito para que você consiga alguns nocautes em apenas ataque. O grande problema de usar esta carta é que o deck contará apenas com energias especiais, ficando totalmente vulnerável a barreiras como, Aegislash EX, Jirachi e Giratina EX, além de sofre com trainer’s como Xerosic e Enhanced Hammer. Caso você opte por usar estas energias, mantenha ao menos 2 energias básicas em sua lista e adicione uma ou duas cópias de Hex Maniac.

          Uma carta muito interessante para se adicionar a este deck é o item  Target Whistle, esta carta permite que você escolha um pokémon básico da pilha de descartes do oponente e coloque-o no banco do adversário. Você pode está se perguntando, porque uma carta que recupera um pokémon do adversário, é boa para esta estratégia? Com a habilidade de Gallade controlando as cartas que você compra, ter Lysandre ou VS Seeker na mão sempre que você desejar, se torna muito fácil, dessa forma você poderá usar Target Whistle para recuperar um Shaymin EX do adversário, usar Lysandre e nocauteá-lo com Gallade, tornando sua vitória mais simples e mais rápida.

        Agora passando em mudanças mais estratégicas, podemos substituir o segundo atacante do deck por um pokémon que cubra a Fraqueza de Gallade,yveltal-xy-78-ptcgo-1 assim Yveltal pode ser uma boa opção em um metagame com uma forte presença de Night March e Gengar EX / Trevenat, além de acelerar energias ele consegue derrubar Pumpkaboo’s e Joltik’s em apenas um ataque, e contra Gengar EX e Trevenant, será capaz de causar aquele pouco dano que faltará para derrubar os pokémons que tenham sofrido dano de Gallade. Já contra outros decks psíquicos, uma opção seria a entrada de Mewtwo EX e energias psíquicas, Mewtwo EX pode causar um bom estrago com apenas duas energias psíquicas pegando na fraqueza do oponente, porém, essa mudança faz com que o deck perca uma de suas maiores vantagens, que é obrigar o oponente a nocautear 6 pokémons para vencer o jogo.

CONCLUSÃO

 

        Gallade / Octillery traz uma estratégia de jogo que não é vista no Pokémon TCG a muito tempo. Controlar as cartas que você compra, te coloca sempre um passo a frente do adversário, neste deck ainda contamos com uma grande quantidade de itens que te ajudam a esvaziar a mão e com a aceleração de Octillery, assim fica muito simples conseguir as cartas que você precisa para se manter sempre em vantagem durante a partida. E se você ainda conseguir manter 2 Gallade’s e 2 Octillery’s em campo, será muito difícil perder, devido à facilidade de acessos as cartas importantes para o momento.

          Durante a matéria eu falei pouco sobre as dificuldades que este deck enfrenta, pois são poucos os decks que estão jogando e geram dificuldades para Gallade / Octillery, mas ainda sim é bom sabermos sobres os pontos fracos da nossa estratégia. Decks baseados em habilidades não podem nem sequer chegar perto de Garbodor e Wobbuffet, estes dois pokémons têm habilidades que bloqueiam as outras habilidades em campo, dessa forma será extremamente difícil utilizar nosso set-up e fatalmente perderemos a partida. Tão devastador quanto o bloqueio de habilidades são os pokémons que te impedem de usar itens, sem Level Ball e Rare Candy, e com apenas 1 Kirlia, suas chances de vitória vão sendo reduzidas a cada turno, até que você se encontre em uma situação que não conseguirá mais virar o jogo. Um outro problema para este deck são os pokémons e trainer’s que descartam ou te impedem de baixar energias especiais, entre as muitas cartas que fazem isso, Giratina EX em especial, será uma inimiga muito cruel, já que você também não conseguira usar suas tools e não terá como proteger suas Gallade’s e Hawlucha’s.

         Após essa longa análise deste incrível deck, a conclusão que podemos chegar é que este é um deck muito forte e que tem potencial para ser grande por algum tempo, pois a partir do momento que ele chegar ao tier 1, muitos jogadores passaram a usar counter’s contra ele. E como vimos, seus pontos fracos podem ser facilmente atacados, com cartas simples que são capazes de parar completamente nosso set-up. Mas mesmo com algumas fraquezas, esse deck e realmente incrível e eficiente, e por ter cartas que podem ser facilmente encontradas e de um baixo custo, é uma excelente sugestão para você jogar pequenos torneios (City’s ou League Challenger) ou dominar a Liga Pokémon de sua cidade.

Até a Próxima.

 

donates 1

 

REFERENCIAS

 

RUSSELL LAPARRE, Samurai Jack And The Abyssal Hand, 60 Cards, 15/01/2016. [Link]

FRANCO TAKAHASHI, Interesting Ideas From Breaktrough, 60 Cards, 26/10/2015. [Link]

Gallade Octillery Pokemon TCG Top Deck Profile BreakTrough PTCGO 2016, Poke Dad Youtube Channel, 19/01/2016. [Link]

Gallade/Octillery with Daniel Watt and Fred Hoban, Some1s PC Youtube Channel, 12/01/2016. [Link]

BBB #6: Bueno, Barato…Budget Time!: Gallade Octillery + Ganadores Sorteo, Gaia Storm TCG Youtube Channel, 18/01/2016. [Link]

Weekly Spotlight Week 1: Gallade Octillery!, OmniPoke Youtube Channel, 14/01/2016. [Link]

Anúncios