Ola Treinadores(as). Voltei das festas de fim de ano e das férias com novas análises aqui na Delta Pokémon e sem mais delongas vamos conhecer o deck de hoje.

          Esse é um deck rogue que lembra muito a forma de jogar do YGZ (Yveltal / Zoroark / Gallade), um dos principais decks do formato. Entretanto nosso deck contará apenas com pokémons de água para o serviço. A estratégia desse deck é simples, colocar o Swampert em campo o mais rápido possível com o Archie’s e, daí em diante, apelar com o Glalie-EX.

 

ANALISANDO O DECK

 

        Swampert é o coração da estratégia, com ele você nunca zicará depois de usar o supporter Judge, porque ele conta com uma poderosa habilidade chamada de Diving Search, com ela você pode colocar qualquer carta do seu deck no topo. Além dessa poderosa habilidade, ele conta com um ataque excelente que é o Hydro Pump, com esse ataque Swampert bate 40+30 para cada energia de água ligada ao mesmo, tornando este Pokémon um ótimo atacante secundário. Para terminar Swampert conta com a Ancient Triat  que te permite colocar no mesmo turno 2 energias nele.

    archies-ace-in-the-hole-primal-clash-pcl-124   Archie’s Ace in The Hole será nosso principal supporter durante os 3 primeiros turnos, com ele nos colocaremos o Swampert em campo sem precisar evoluí-lo, essa carta te permite colocar um Pokémon de água de sua pilha de descartes no banco e comprar 5 cartas, mas, para isso acontecer, ele tem que ser a sua única carta na mão quando for jogada.

        Glalie-EX será nosso principal atacante, ele é um pokémon-EX razoável, com 170 de HP e um bom primeiro ataque, que com 1 energia de água ele joga uma moeda e se der cara o pokémon adversário fica paralisado. Mas vamos nos concentrar em usar seu segundo ataque, Instant Freeze, que causa 50+100 de dano se você e seu adversário estiverem com a mesma quantidade de cartas na mão, fechando um dano de 150 e com nossa querida Muscle Band vamos causar 170 de dano e conseguiremos nocautear muitos pokémon-EX’s do formato em apenas um ataque. Agora vamos a lista.

 

A LISTA

Glalie EX / Swampert

Pokémon (10)

2- Glalie-EXglalie-ex-breakthrough-bkt-34
2- Swampert
2- Lapras (XY base)
2- Regice
2- Shaymin-EX

Trainer (39)

4x Judge
2x Archie’s Ace in the Hole
1x Professor Sycamore
1x AZ
1x Lysandre
1x Giovanni’s Scheme
1x Hex Maniac
4x VS Seekerswampert-primal-clash-pcl-36
4x Ultra Ball
4x Battle compresso
4x Trainer’s Mail
3x Acro Bike
4x Switch
1x Professor’s Letter
1x Super Rod
3x Muscle Band

Energia (11)

4x Double Colorless Energy
7x Water Energy

 

 

glalie-ex-swampert

 

A ESTRATÉGIA

 

      O deck consiste em montar o Swampert o quanto antes com o combo Batlle Compressor/Archie’s. Mas também teremos Acro bike, Ultra Ball e Trainer’s Mail para nos ajudar a jogar o Swampert para a pilha de descartes. Depois que colocá-lo em campo, vá atacando com o combo Glalie-EX/Muscle Band/Judge, utilizando sempre a habilidade do Swampert para colocar as cartas que você precisa no todo do seu deck.

     judge-breakthrough-bkt-143    Lapras está presente na lista para acelerar energias, seu primeiro ataque faz isso e é muito bom nos turnos iniciais. Regice é uma opção para decks que usam muitos pokémons-EX, te ajudando a ganhar algum tempo para montar seus outros atacantes. Shaymin-EX é uma opção a mais de compra, ele vai te ajudar muito a montar o Swampert no início da partida. As demais cartas, são padrões na maioria dos decks.

         Ops!! Já ia me esquecendo, o deck não tem estádio para não atrapalhar a montagem do Swampert, pode parecer inocente isso, mas atrapalha mesmo. Sempre evite usar o supporter Judge desnecessariamente, ele é a melhor forma de você equiparar o número de cartas na mão dos jogadores, assim de prioridade para usá-lo quando Glalie-EX estiver atacando. Tente usar as cartas em sua mão para ficar com a mesma quantidade do adversário, te dando há a possibilidade de usar outros supporter’s, como Lysandre ou Giovanni’s Scheme e tentar vencer mais rápido.

 

OPÇÕES

 

    octillery-breakthrough-bkt-33    Seismitoad-EX poderá substituir qualquer atacante da lista, mas eu não aconselho o uso desse Pokémon. Seismitoad-EX tem um dano muito baixo e por mais que sue ataque ajude a atrasar o oponente nos primeiros turnos, fazê-lo acumular cartas na mão pode ser muito ruim para o andamento da nossa estratégia.

        Shaymin-EX pode ser substituído por Octillery, mas saiba que isso vai te atrapalhar a montar o Swampert nos primeiros turnos. A habilidade de Octillery será mais útil do que a do Shaymin durante a partida, mas demorar para colocá-lo em campo, vai trazer muito atraso e prejuízo para a estratégia.

 

 

PRÓS E CONTRAS

 

Prós:

 

  • O deck é rápido e causa um dano excelente.
  • A habilidade do Swampert é extremamente forte e você nunca vai zicar com ela.
  • Judge atrapalha muito o adversário e ainda aumenta o seu dano.

 

Contras:

 

  • Toda a estratégia fica depende da habilidade de um pokémon estágio 2.
  • Seu principal atacante é dependente de um supporter para causar danos altos.
  • Mesmo com Lapras a energização tende a ser lenta.
  • Sofre contra Seismitoad-EX devido a grande quantidade de itens no deck.
  • Para jogar com este deck o jogador precisa de muito treino, porque ele exige muita atenção do treinador para usar as cartas nos momentos certos.

 

 

CONCLUSÃO

 

           Este é um deck razoável, acredito que ele se saia bem em torneios de menor porte (City e League Challenger). No Pokémon TCG Online ele tem bons jogos e fora o Shaymin-EX, não é um deck caro. Essa é uma boa opção para quem não quer gastar muito e quer ter um deck bom.

Até a próxima análise e obrigado por ler.

 

donates 1

Anúncios