Olá treinadores, bem vindos a Delta Pokémon.

       Nesse fim de semana aconteceu o Europa Challenger Cup, o evento foi realizado na cidade de Arnhem na Holanda, sendo disputado no Formato Standard XY-BREAKtrough, com representantes de todos os países da Europa, contando com nada menos do que 361 player’s na categoria Master.

      O evento contou com uma variedade muito grande de decks, mas os representantes do top 8 foram velhos conhecidos dos player’s competitivos, com exceção de um deck, que apareceu pela primeira vez nos Top’s de um grande torneio.

      A final do Europa Challenger Cup, foi disputada pelo francês Mehdi Hafi, jogando de Night March / Milotic, que venceu o alemão Philip Schulz, jogando com uma incrível versão de Seismitoad-EX. E para continuarmos nossa série de matérias sobre o Top 3 de um dos maiores torneios do mundo, vamos analisar essa forma (no mínimo, peculiar) de se jogar com o sapo e que se tornou o segundo melhor deck da Europa.

 

A LISTA

SEISMITOAD EX

Pokémon (7)

4x Seismitoad-EXseismitoad-ex-furious-fists-frf-20-ptcgo-1
2x Shaymin-EX
1x Absol

Trainer (45)

4X Professor Sycamore
2x Lysandre
3x Team Flare Grunt
2x Xerosic
1x AZ
1x Judge
1x Shauna
4x VS Seeker
4x Trainers’ Mailabsol-roaring-skies-ros-40
4x Ultra Ball
4x Super Scoop Up
4x Crushing Hammer
2x Enhanced Hammer
2x Head Ringer
2x Muscle Band
2x Assault Vest
3x Rough Seas

Energia (8)

4x D.C.E
4x Water Energy

 

Seismitoad Ex

 

      Philip Schulz foi o primeiro colocado após as 14 rodadas do suíço que definiram os jogadores que disputariam o Top 8, já demonstrando que, apesar de simples, esse deck era muito eficiente. O sapão é muito conhecido pelo efeito devastador do Quaking Punch, só, que muitos se esquecem que este pokémon possui outro ataque tão forte quanto o primeiro, e foi apostando na força destrutiva de Grenade Hammer que Schulz, chegou como favorito a final deste torneio.

       Seismitoad-EX sempre esteve presente nos Top’s dos grandes torneios acompanhado de algum parceiro tão chato quanto ele,super-scoop-up-furious-fists-frf-100-ptcgo-1 mas a estratégia de Philip Schulz é muito diferente da forma como estamos acostumados a usar este pokémon, o deck é voltado para vencer o oponente de forma rápida e não apenas focado no bloqueio de itens. A lista conta com um arsenal de cartas para dificultar a vida do adversário, com uma linha de 6 martelos, 3 Team Flare’s Grunt e 2 Xerosic’s para descartar as energias do oponente, além dos Head Ringer’s para aumentar o custo de ataque de alguns pokémons-EX do adversário.

        As Muscle Band’s não vão apenas fortalecer o dano de Quaking Punch, elas servirão para que você consiga causar danos de até 150 com Grenade Hammer e consiga nocautes mais rápidos. Assault Vest, se torna uma tool muito importante nos primeiros turnos da partida, ajudando Seismitoad-EX a não ser nocauteado em apenas um ataque e dificultando a partida para adversários que usem muitas energias especiais. Outras cartas voltadas para evitar que seus sapos sejam nocauteados são os Super Scoop Up’s e AZ, que vão te ajudar a voltar um sapo com muitos danos para a mão (e também servirão para reutilizar as habilidades de Shaymin-EX e Absol), já Rough Seas é uma excelente forma de curar seus Pokémons dos danos causados pelo adversário e pelos ataques do Seismitoad-EX.

     crushing-hammer-kalos-starter-set-kss-34-ptcgo-1   Judge e Shauna são duas cartas que estão na lista para evitar uma possível derrota por não se ter mais cartas no deck para comprar, por isso o uso de apenas uma copia de cada, demonstrando que elas não tem efeito direto na estratégia. Já Absol, que apesar de se usar apenas uma cópia, será um trunfo para que você consiga mover alguns marcadores de dano do banco para o pokémon ativo do oponente, ajudando Seismitoad-EX a conseguir nocautear os grandes pokémons Ex em apenas um ataque. A razão por se usar apenas um Absol, é para evitar de se começar a partida apenas com ele na mão.

        A lista de Philip traz um jeito de se jogar com Seismitoad-EX que pouco se atreveram a tentar. Apesar de ter inimigos declarados no metagame (Vespiquen e Sceptile-EX), este pokémon continua demonstrando sua força, provando ser a melhor carta do Formato Standard, contornando as dificuldades e chegando a imprevisíveis top’s em grandes torneios.

     Agora nos resta esperar, para ver se essa atitude ousada de Philip, vai trazer este pokémon de volta ao foco do cenário competitivo mundial ou se Seismitoad-EX continua correndo pelas beiradas, aparecendo de forma esporádica entre os Top’s.

Até a Próxima!

donates 1

Anúncios