Por Antônio C Pereira

     Professor Elm     Olá amigos e amigas. A dúvida que assola muitos iniciantes no mundo do Pokémon TCG é “por onde começar?”. Para quem joga a mais tempo, ou começou por influência de alguém, pode achar essa pergunta boba, ou uma dúvida menor, mas, para quem resolveu por conta própria se aventurar nesse mundo único e, por vezes, hostil, é a primeira barreira entre se tornar um jogador, ou continuar onde está. Volta e meia vejo essa mesma dúvida em vários fóruns e grupos de discussão e, a fim de encerrar essa questão, resolvi escrever esse texto, discutindo as maneiras de começar, uma espécie de mapa para guiar os novatos.

            Existem algumas formas de se conseguir as primeiras cartas e decks, e cada uma apresenta uma ou mais vantagens se comparada às demais. Algumas das formas mais comuns são: comprar um Starter Deck oficial, herdar as cartas ou comprar cartas de listas de deck encontradas na internet. Sim, podem existir outras, mas essas são as principais, e as que discutirei ao longo desse artigo.

STARTER DECK

            Os Starter Decks são por onde muitos dos jogadores começaram, eles já vem com as 60 cartas que compõem um deck, com folhetos explicativos e marcadores de dano e de condições especiais. São um bom investimento para quem ainda não conhece nada de Pokémon ou mesmo de TCG (Trading Card Game), eles apresentam os princípios e as principais regras do jogo. Outro ponto forte dos Decks Iniciais é o seu valor fixo, não importa o quão bom seja as cartas que venham nas caixas, o valor sempre será o mesmo.

       charizard-arceus-ar-1O ponto negativo é que raramente essas caixas vêm com uma estratégia boa, sendo, em geral, um mosaico de cartas comuns e incomuns, sem muita sinergia entre si. Para comprovar esse fato, podemos ver as correntes de evoluções presentes nos Starter Decks, vou usar como exemplo a linha evolutiva do Charizard, poderia vir três Charmander, dois Charmeleon e um Charizard, e  dificilmente viria uma linha completa de evoluções, com 4-4-4, ou seja, quatro cópias de cada evolução.

          Mais uma vez, se você realmente não entende nada do Pokémon TCG e nunca conheceu qualquer jogo de cartas como Magic, Marvel Battle Scenes, Yu Gi Oh, e não quer investir pesado numa atividade que você não tem certeza que continuará, é uma boa pedida adquirir um desses decks, essa também é uma boa forma de se conseguir cartas de Energias Básicas, pois nem sempre temos uma Liga Pokémon por perto, ou temos contato com jogadores que possuam energias para fornecer aos iniciantes.

      A minha dica é que você adquira o deck Dark Hammer da coleção Furious First, que possui uma base forte, com várias cartas que são utilizadas nas estratégias de baralhos Lutadores, como Korrina e Hawlucha. Ou o deck Night Stricker da coleção XY Break Trough, que possui boas cartas como Gengar, Zoroark, Skyla e Giovanni’s Scheme. Mas  você também pode ter os dois decks da coleção Plasma Freeze (Frost Ray e Psy Crusher), pois ambos possuem estratégias boas para quem quer entender o que é sinergias de cartas.

decks

 

CARTAS HERDADAS

        Isso ocorre quando quem está começando a jogar, já conhece alguém que joga ou já jogou por algum tempo e, nessa situação, não há muita escolha de quais cartas vamos ter em mão, e isso pode ser bem complicado.

       Acontece também quando um grupo de jogadores desejam ampliar o número de players e distribuem decks que facilitam a aprendizagem dos novos jogadores e, ao mesmo tempo, não pesa tanto no bolso dos veteranos. A parte boa é que não se paga um centavo por isso, pois, são cartas cedidas e podemos, aos poucos, fazer pequenos investimentos para implementar a estratégia, ou mudá-la para adaptar à forma de jogo que agrade o player ou alterar drasticamente o modo de jogo, criando uma nova lista a partir da primeira.

670px-Build-an-Effective-Pokemon-Deck-(TCG)-Step-4

 

LISTAS

           Existem milhões de listas rodando pela net, e mais milhões de variações dessas mesmas listas, com vários estamos_de_voltajogadores veteranos dando votos positivos sobre elas e suas experiências com esses decks. Não são todos os novatos que começam por aqui, acredito que poucos optem, ou mesmo conheçam esse método de aquisição quando conhecem o jogo.

       Aqueles que começam por conta próprias podem não saber da existência de sites e blogs especializados em análises de listas e 10610806_885463771481945_5083495878074463257_nestratégias, mas existem vário na rede. Para ficar só entre os mais conhecidos em português temos a Delta Pokémon, Pokémon Lecture, Pokémon TCG – MG e o Site Oficial da Copag. Entre os gringos existem Pokebeach, Six Prizes e 60 Cards, sem contar os canais oficiais da Pokémon nos sites Twich TV e You Tube. Você pode conhecer todos esse sites, além de muitos outros na nossa seção Links Úteis.

     download     Grande parte das listas que frequentam essas páginas são estratégias vencedoras ou estratégias que visam parar os decks que comandam a temporada. pokebeachA parte positiva de se começar por aqui é o fato de haver, na maioria dos casos, uma análise ou tutorial de como se usar o deck e as cartas que compõe cada lista. Você pode começar a jogar hoje ainda com o deck que foi campeão na semana passada com poucos cliques e um pouco de leitura.

O aspecto positivo de se começar por aqui é o fato de já ter havido testes exaustivos com cada lista, para limar as copag.pngsuas imperfeições e acentuar as suas vantagens. O aspecto Negativo fica por conta do alto investimento monetário, um deck top de formato mais barato como o Night March, dificilmente custará menos que R$ 400,00 no mercado nacional, sem levar em conta os gastos com frete se você estiver comprando fora de sua cidade, enquanto que outros decks como Mega Rayquaza EX / Metal, Mega Mewtwo Ex, Seismitoad EX / Bats, entre outros, podem ultrapassar os MIL REAIS facilmente.

night march

TCG ONLINE

            É grátis, respeita as regras oficiais da Pokémon Company e Pokémon_TCG_Online_Logoemula partidas físicas com bastante eficiência. Permite que qualquer um com uma internet estável e com um “computador da Xuxa” consiga jogar. O tutorial presente também ensinas os conceitos básicos para os jogadores que não estão familiarizados com o jogo.

       Também é interessante para quem ainda não conhece outros jogadores, ou locais que não tem presença da Liga Pokémon nas proximidades. O ponto negativo é o fato de não funcionar como o jogo físico em certos aspectos, como a interação entre jogadores e os laços de amizade que se formam ao longo do tempo.

Good hand

 

CONCLUSÃO

            Apresentados os pontos positivos e negativos de cada começo de jornada, cabe unicamente ao jogador escolher por onde começar. Existem facilidades e dificuldades em cada método escolhido, mas é a sua realidade que definirá os seus primeiros passos. Em muitos momentos os novatos se sentem perdidos em meio a tantas coleções, estratégias e termos, mas, a maior virtude de um jogador deve ser a vontade de aprender, o Fair Play e a sinceridade de dizer “ainda não sei isso”.

Isso é tudo, e nos esbarramos por aí.

Play!_Pokémon_logo

Anúncios