Olá amigos e amigas. Os sets BREAK vieram para quebrar o formato (Cars Albertu aprovou essa =D ) com possibilidades interessantes para o jogo. E nem só de cartas Rank S vivem as coleções e, por isso, vamos buscar uma lista do andar de baixo (olha eu na Praça semana que vem) com o guardião das portas do “Inferno Pokémon”. Com vocês, o M.Houndoom EX / Entei.

 

A LISTA

M.HOUNDOOM EX / ENTEI

Pokémon (9)

3x Houndoom EX m-houndoom-ex-breakthrough-bkt-22
3x Mega Houndoom EX
1x Entei (Ancient Origins, Nº 14)
2x Shaymin EX

Trainer (40)

2x Professor Sycamore
2x Lysandre
1x Giovanni’s Scheme
1x Judge
2x Blacksmith
3x Scorched Earth
4x VS.Seeker
4x Roller Skates
4x Acro Bike entei-ancient-origins-aor-14
4x Trainers’ Mail
3x Ultra Ball
3x Battle Compressor
2x Mega Turbo
1x Professor’s Letter
1x Switch
3x Houndoom Spirit Link

Energia (11)

4x Burning Energy
7x Fire Energy

 

m-houndoom-entei

 

          Essa é uma daquelas listas que eu gosto, sem muito em que errar, enxuta e rápida de montar em jogo. O nosso atacante principal será o M.Houndoom EX ao longo das partidas que, ao custo de duas Energias de Fogo, causa 80 de dano ao Pokémon Ativo do oponente e, se assim desejarmos, podemos descartar todas as Energias de Fogo ligados a esse pokémon para causar +80 de dano. Se colocarmos na ponta do lápis, 160 de dano em um turno por apenas duas Energias Básicas é muito bom, por isso Inferno Fang será a nossa ação em 95% do jogo.

         O Entei entra como um segundo atacante em casos mais específicos, em jogos no qual o oponente usa todos os espaços no Banco, gerando dano de forma rápida (Combat Blaze causa 20 + 20 de dano para cada Pokémon no Banco do oponente, precisando de duas Energias de Fogo para atacar). Já Shaymin EX é a melhor pedida para acelerar o jogo nos primeiros turnos, usando sua habilidade Setup para compras extras.

     blacksmith-flashfire-flf-88-ptcgo-1   Para tornar a montagem do M.Houndoom EX mais rápida, usaremos o combo Battle Compressor + Blacksmith (+ VS Seeker as vezes). O Compressor permite descartar até 3 cartas de seu deck e Blacksmith permite ligar 2 Energias Básicas de Fogo vindas da Pilha de Descartes em um pokémon do Tipo Fogo, logo […]. A energia Especial Burning Energy também ajuda no custo do ataque, uma vez que, sempre que descartada pelo efeito de um ataque, ela retorna ao pokémon no fim do turno, diminuindo a necessidade de ligar energias nos turnos seguintes.

         Outra forma de aceleração de compras que usaremos é o estádio Scorched Earth, que nos rende duas cartas novas quando descartamos uma Energia de Fogo da nossa mão. Trainers’ Mail, Acro Bike e Roller Skate tem a mesma finalidade, comprar sem a necessidade de utilizar supporter’s. Essas opções foram feitas pela necessidade dos decks do Tipo Fogo, que precisam de Blacksmith com regularidade, logo, itens de compra são sempre bons para o Tipo Fogo. Além de Blacksmith, os outros supporter’s são: Professor Sycamore para trocar de mão, Giovanni’s Schemes para danos extras ou compras extras (dependendo da necessidade) e Judge para reciclar cartas importantes e diminuir as opções do oponente, contando com VS.Seeker para reusar os supporter’s quando necessário.

 

OPÇÕES

 

       Por mais que 160 ao custo de duas energias seja um bom dano, atualmente não podemos nos dar ao luxo de precisar de dois ataques para derrubar um pokémon EX, por isso, ajustes para aumentar o dano podem ser feitos a nossa lista.

           A primeira é a inclusão de Tool Retriever, Muscle Band e Skyla, com isso, chegamos aos 180 necessários para nocautear boa parte dos pokémons no formato, porém você estará sempre na necessidade de ter a carta certa na hora certa. Se optar por está mudança, você perdera um pouco da velocidade deste deck, já que Skyla passará a ser um sopporter muito importante durante a partida.

   forretress-flashfire-flf-60-ptcgo-1  A segunda mudança, é mais trabalhosa, mas tem aproveitamento superior se compararmos com a primeira opção, a inclusão de linhas de Crobat pode gerar o dano para inteirar os 10 ou 20 de dano que ficam faltando para nocautear os EX atuais. Apesar de parecer vantajoso, a entrada de Crobat exigirá mudanças significativas na lista acima, além de tornar o deck mais lento. Uma terceira opção, seria usar Forretress para espalhar dano pelo campo do oponente através da sua habilidade Thorn Tempest, obviamente não é tão eficaz quanto os morcegos, mas ocupa muito menos slot’s e pode se encaixar bem na lista acima.

 

CONCLUSÃO

 

         Apesar do pesadelo Seismitoad Ex / Giratina Ex, que pode inutilizar mais de 70% do deck, M.Houndoom EX pode se tornar um deck muito bom em um futuro próximo, pois é muito eficiente, tem uma jogabilidade fácil e contorna bem certas dificuldades de jogo. E por não ter cartas muito valorizadas (exceto os Shaymin EX, que podem ser substituídos por Octillery), é razoavelmente acessível e bom para jogadores inexperientes treinarem com listas de respostas “rápidas”.

           No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

donates 1

Anúncios