SPEED ENTEI – Analisando as versões do deck sensação dos city’s nos EUA e Top 8 no Regional do Brasil

       Olá amigos e amigas. Estamos começando o ano visitando uma matéria do ano anterior, pois, nós já havíamos falado sobre o potencial dos Entei’s da coleção Ancient Origins (veja essa análise aqui). E nesses poucos dias de férias conseguimos constatar uma boa quantidade de jogadores que apostarem nessa estratégia e alcançaram os Top’s nos City’s dos EUA.

          E, assim como na última vez, vamos trazer duas listas, uma que chegou ao Top aqui na região sudeste do Brasil, e outra que vem sendo usada em terras gringas. As cartas são as seguintes:

 

A LISTA

Deck I Speed Entei [USA]

ENTEI / CHARIZARD EX

Pokémon (8)

3x Entei (Ancient Origins, nº 15)entei-ancient-origins-aor-15
1x Entei (Ancient Origins, nº 14)
3x Shaymin EX
1x Charizard EX (Flash Fire, nº 12)

Trainer (41)

4x Professor Sycamore
3x Blacksmith
1x Giovanni’s Scheme
1x Judge
1x Lysandre
4x VS.Seeker
4x Acrobike
4x Trainer’s Mail charizard-ex-flashfire-flf-12-ptcgo-1
4x Ultra Ball
3x Battle Compressor
2x Pokémon Catcher
1x Escape Rope
4x Muscle Band
3x Assault Vest
2x Scorched Earth

Energia (11)

4x D.C.E
7x Fire Energy

 

entei-charizard-ex

 

           Essa primeira lista pode ser chamada de Speed Entei e tem como objetivo montar qualquer dos atacantes em um único turno. O protagonista na maior parte das partidas será o Entei Nº 15, ele pode atacar com uma Energia de Fogo e uma Energia Incolor, causando 30 de dano e diminuindo o dano do oponente no turno seguinte em 30, mas é a soma de sua Ancient Trait e de seu segundo ataque que o torna a principal arma desse deck.

             A Teta Double permite ligar duas Pokémon Tool a esse Entei, tornado possível usar, ao mesmo tempo, uma Muscle Band e um Assault Vest, a primeira ferramenta é velha conhecida dos jogadores, aumentando os danos de todos os ataques desse Pokémon em + 20,assault-vest-breakthrough-bkt-133Assault Vest diminui em 40 o dano sofrido por ataques de pokémons que tenham Energias Especiais ligadas a ele, tornando o Entei muito ofensivo e, ao mesmo tempo, defensivo. A principal fonte de danos aqui, será o ataque Heat Tackle, que causa 130 de dano por duas Energias de Fogo e duas Energias Incolores, 150/170 se somarmos com a Muscle Band. É preciso lembrar que será necessário um lance de moeda para saber se receberemos 30 de dano após o ataque, mas, mesmo com essa desvantagem, ainda compensa muito manter a sequência de Heat Tackle’s sobre o oponente.

          Como atacante secundário teremos o Charizard EX Nº 12 da Flash Fire, ambos os ataques desses pokémon podem ser montados rapidamente, tanto Wing Attack quanto Combustion Blast, podem ser montados em um turno com a ajuda do supporter Blacksmith e uma Double Colorless Energy. O segundo Entei do deck é ótimo contra decks que necessitam de muitos pokémons no Banco, como Fairy decks, Bats / Variantes, e M.Rayquaza [C], pois o ataque Combat Blaze causa 20 de dano + 20 para cada Pokémon no Banco do Oponente, ou seja, com Sky Field em jogo e o Banco do oponente cheio, chegamos a um dano de até 200 (20 [base de ataque] + 8x 20 [Pokémons no Banco] + 20 [Muscle Band]).

       entei-ancient-origins-aor-14    Para trazer o máximo de velocidade à lista, contamos com 3 Shaymin EX para acelerar as compras nos primeiros turnos, e o estádio Scorched Earth para descartar energias e trazer a carta do topo do deck para nossa mão. Temos ainda 4 Professor Sycamore para renovar a mão sempre que pudermos, mantendo o ritmo alucinante em busca das cartas que precisamos, além de Trainer’s Mail, Battle Compressor e Acrobike para cavar rápido o deck sem dar chance do oponente respirar.

              Como estaremos sempre na possibilidade de usar Blacksmith, a lista de supporter’s é bem reduzida, uma cópia apenas do Lysandre, Judge e Giovanni’s Scheme, e usando o VS.Seeker para retirar essas cartas da Pilha de Descartes quando conveniente e, por esse motivo, foi feita a opção de Pokémon Catcher para puxar Pokémons do Banco do Oponente, liberando os espaços de Lysandre para se usar outros supporter’s durante o turno.

Entei Shiny

Deck II O Locker Mineiro [BRA]

ENTEI / PYROAR

Pokémon (12)

3x Entei (Ancient Origins, nº 15)entei-ancient-origins-aor-15
1x Entei (Ancient Origins, nº 14)
2x Unown
2x Shaymin EX
2x Litleo
2x Pyroar (Flash Fire, nº 20)

Trainer (38)

3x Professor Sycamore
4x Blacksmith
2x Lysandre
1x Ace Trainer
2x Hard Charm
2x Muscle Band
1x Weakness Policy pyroar-flashfire-flf-20-ptcgo-1
1x Sacred Ash
2x Battle Compressor
1x Professor’s Letter
2x Scorched Earth
2x Switch
1x Escape Rope
3x VS.Seeker
3x Trainer’s Mail
2x Acro Bike
3x Ultra Ball
2x Enhanced Hammer
1x Eco Arm

Energia (10)

4x D.C.E
6x Fire Energy

 

entei-pyroar

 

          Se na primeira versão tentaremos imprimir velocidade, a ideia apresentada aqui pelo jogador Rick Faria, é manter o oponente sem condições de atacar. Para tanto, ele conta com o bom e velho Pyroar da coleção Flash Fire, mantendo esse Pokémon como Ativo e segurando o jogo (com sua habilidade Intimidating Mane, Pyroar impede os danos causados por ataques de pokémons Básicos) até ter os Entei’s prontos para a ofensiva.

         Para abrir mais espaço no deck, o jogador diminuiu o número de Tools nessa lista e usou o item Eco Arm para embaralhar até três ferramentas que foramblacksmith-flashfire-flf-88-ptcgo-1 parar na Pilha de Descartes de volta no deck e Sacred Ash para voltar os pokémons descartados ou nocauteados. Hard Charm e Weakness Policy foram os métodos escolhidos para reduzir os danos causados ao Entei, pois Assault Vest ainda não podia ser usado na época dos nossos Regionais (esse deck ficou no Top 8 do Regional do Rio De Janeiro, no dia 14/11/2015).

     Outra modificação interessante na lista, foi a inclusão do item Enhanced Hammer, para remover Double Colorless Energy e Double Dragon Energy dos pokémons do oponente e atrasar um pouco mais a estratégia adversária, como também para segurar deck’s Night March e principalmente Giratina EX e Seismitoad EX, que estavam em alta por aqui no fim do ano.

    Tirando essas modificações, o deck funciona como a primeira lista apresentada, mantendo pressão sobre o oponente com o ataque Heat Tackle do Entei Nº 15 e usando o Entei Nº 14 sempre que o adversário encher seu banco.

 

CONCLUSÃO

         Ambas as listas apresentadas tem um excelente potencial de jogo e já provaram isso conquistando torneios importantes nos EUA e chegando ao Top de um torneio grande aqui no Brasil.

          Cada lista tem sua vantagem particular, enquanto a primeira é focada em velocidade te ajudando a montar seus atacantes para causar danos altíssimos nos primeiros turnos e não dar chances para o oponente contra-atacar, a segunda se baseia em consistência e controle de jogo, utilizando a habilidade do Pyroar para segurar o jogo sempre que um de seus atacantes for nocauteado ou simplesmente para parar decks que usem apenas atacantes básicos. Algumas desvantagens também ficam bem visíveis aqui, como a dificuldade de enfrentar decks Item Locker’s, que basicamente inutilizam nosso set-up, enfrentar pokémons water’s e outros decks speed como M.Rayquaza [C], Vespiquen e Night March, que são capazes de responder nosso altos danos na mesma velocidade que conseguimos causa-los.

           Comparar as duas versões deste deck para sabermos qual é a melhor também é muito difícil, visto que a proposta de jogo entre eles é muito diferente e que os americanos estão uma coleção a nossa frente. Mas podemos perceber que Entei é um grande atacante, quando em um deck montado exclusivamente para o seu funcionamento e pode chegar ao Tier 1, caso sua popularidade continue aumentando e mais jogadores passem a utiliza-lo.

        Os pokémons lendários sempre despertaram desejo e sonhos nos jogadores e é sempre bom ver um deck desses vendo jogo, e com troca de prêmios favorável à nossa lista. Podemos ter algumas dificuldades contra certos decks, mas com um pouco de treinamento, poderemos aprimorar nosso o jogo para minimizar os contratempos.

        No mais, é isso, boa jogatina a todos. Nos esbarramos por aí.

 

 

10 comentários em “SPEED ENTEI – Analisando as versões do deck sensação dos city’s nos EUA e Top 8 no Regional do Brasil

Adicione o seu

    1. Nós é que agradecemos o seu comentário e a confiança em nossas análises. Sempre pregamos que as listas apresentadas devem servir como um ponto de partida e não como uma pedra, pois a adaptação é sempre necessária para adequar o deck ao jogador. Agradecemos mais uma vez o seu contato, e ele ficará aqui para servir como opção de modificação futura para outros jogadores. =D

      Curtir

  1. Muito bom o site e as análises, tem pokemons incolores que poderiam dar um gás nesses decks Regigigas, lugia ex e Tauros sem falar que colocando um flareon em jogo ainda podemos transformar pokemons de outros tipos em pokemons de fogo para o uso do Ferrero… comprei essas cartas pra ver se encaixam nos decks mas com o carnaval o correio atrasou tudo, em breve saberei se meu olhar mostrou umas boas adições ou se devemos ficar só nisso mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tentei montar uma lista mista entre as duas opções citadas e o deck não rodou de jeito nenhum. Vejo que o Shaymin é vital para ele. No lugar, coloquei até duas linhas de Delphox, mas mesmo assim, não deu certo. Até coloquei 3 Entei número 14 e 1 número 15 e nada. Quem sabe com ao menos 1 Shaymin o deck futuramente rode melhor.

    Curtido por 1 pessoa

    1. O Shaymin-EX faz muita falta em decks “Speed” no formato atual Robson e, infelizmente, é impossível substituí-lo com a mesma eficiência. Nesse caso em específico, o Shaybei evita que você precise usar um supporter de compra, deixando espaço para um Blacksmith ainda no T1.

      Curtir

    2. O problema de decks competitivos é que Shaymin Ex é extremamente essencial para eles, Entei só se tornou um bom deck, devido a agilidade que Shaymin Ex traz ao setup desse deck nos primeiros turnos. Mas na verdade, esta difícil ate montar decks For Fun sem Shaymin EX.

      Curtir

    1. Obrigado pelo comentário e pelo elogia Lyob. todo o staff fica feliz quando os leitores gostam das dicas e análises. Ambas as listas são boas, e vão aparecer em mais tops por aí, pode ter certeza.

      Curtir

Deixe sua opinião

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑