Muitas cartas no pokémon TCG acabam sendo abandonadas, porque os players competitivos acreditam que elas não tenham potencial de jogo. Bem, em alguns casos eles tem razão, porém muitas destas cartas são descartadas sem se quer serem testadas. Florges Ex é exemplo de uma carta que foi desprezada pelos grandes jogadores e depois ganhou destaque, após vencer muitos torneios pelo mundo mesmo depois de ser considerada uma das piores cartas da coleção.

    A estratégia que vou analisar hoje passa pela mesma situação, Thundurus Ex é considerado por muitos uma carta ruim, mais tem um ataque muito forte e com os parceiros certo ele poderá se tornar um grande nome no TCG.

         A lista abaixo é uma lista que venho testando à alguns meses e a que pretendo usar em alguns torneios durante a temporada.

 

A LISTA

THUNDURUS EX / M.MANECTRIC EX

Pokémon (14)

3x Thundurus Exthundurus-ex-roaring-skies-ros-26
3x Mega Manectric Ex
3x Manectric Ex
2x Sismisage (XY)
2x Pansage
1x Zekron

Trainer (36)

4x Professor Sycamore
3x Professor Birch Observation
2x Lysandre
1x Center Lady
3x Vs. Seeker
2x Acro Bikem-manectric-ex-phantom-forces-phf-24
2x Trainer’s Mail
3x Ultra Ball
1x Professor Letter
1x Sacred Ash
1x Battle Compressor
2x Switch
2x Muscle Band
3x Manectric Spirit Link
3x Protector Cube
3x Rough Seas

Energia (10)

10x Lightning Energy

 

Thundurus Ex - M-Manectric Ex

 

 

        Nosso principal atacante é Thundurus Ex, que é capaz de causar um dano muito alto com 3 energias elétricas. O motivo por esta carta ter sido abandonada por muitos players é que seu ataque usa 3 energias especificas, o que pede que Thundurus Ex tenha um deck todo especifico para o seu funcionamento.

    simisage-xy-11-ptcgo-1    Para resolver este problema é que temos presente neste deck o melhor acelerador de energias do momento. Mega Manectric Ex é um pokémon muito rápido e tem um ataque excelente, com duas energias (uma elétrica e uma qualquer) ele causa 110 de dano e ainda recupera duas energias básicas da pilha de descartes e as liga em um  de seus pokémon no banco. Dessa forma fica fácil montar Thundurus Ex para o ataque em apenas um turno, ou até mesmo outros Manectric Ex ou Mega Manectric Ex, que também são excelentes atacantes.

        Sismisage é uma tech particular, seu ataque Torment causa 20 de dano e impede que o oponente use um de seus ataques durante seu próximo turno, uma boa forma de parar as mega evoluções que possuem apenas um ataque, Já Zekron é uma boa opção para revidar um nocaute, causando aquele pouco dano que ficou faltando para derrubar o pokémon adversário.

 

A ESTRATÉGIA

      Agora que você conhece um pouco sobre as cartas importantes do deck, vou falar sobre a estratégia que me faz acreditar que este deck é capaz de se sair bem em alguns torneios de menor porte.

       A base de nossa estratégia, será negar ao máximo o nocaute de nossos pokémon, para isso iremos abusar dos recuos durante toda a partida. Mega Manectric Ex é nosso acelerador de energias, por isso tem papel central no deck e é importante que ele seja seu pokémon ativo no começo do jogo para evitar atrasos na estratégia.

   protection-cube-flashfire-flf-95-ptcgo-1    Nosso grande atacante é Thundurus Ex que pode causar um altíssimo dano com seu ataque Voltage Rush. Apesar dos 150 de dano ele acaba causando 50 pontos de dano em si mesmo, problema este que pode ser resolvido com a Tool Protector Cube, que previne todo o dano que o pokémon causa a si mesmo.

     Sem essa Tool você fica totalmente dependente da outra carta chave deste deck, o estádio Rough Seas, que cura 3 marcadores de danos de cada um de seus pokémon elétricos e água em campo. este estádio é de extrema importância para que possamos recuperar os danos causados a nossos pokémon evitando (ou atrasando) que o oponente pegue prêmios. E com Mega Manectric Ex em campo não precisamos nos preocupar com as energias gastas para pagar o custo de recuo do outros pokémon do deck, pois seu ataque irá recupera-las e assim poderemos alternar nossos atacantes evitando que o oponente os nocauteie.

   rough-seas-primal-clash-pcl-137    Zekron é o atacante rápido do deck, apesar de seu ataque Energy Stream causar apenas 30 de dano, ele custa apenas uma energia elétrica e pode ser muito útil após você perder um pokémon nocauteado. Com a Tool Muscle Band ele passa a causar 50 pontos de dano o que será suficiente para que você consiga derrubar muitos pokémon que tenham sofrido dano de Thundurus Ex no turno anterior.

 

OPÇÕES

     Como disse anteriormente, Sismisage é uma tech particular, por isso as opções de mudança começam por ai. Para o seu lugar podemos colocar Slurpuff com a habilidade Tasting, que permite que você compre uma carta extra por turno se ele estiver em seu banco e duas se ele for seu pokémon ativo. Aumentar seu poder de compra irá trazer uma melhor consistência para este deck. Podemos também acrescentar mais dos itens, Acro Bike e Trainers Mail’s para isso.

        Outra ideia interessante é a entrada do estádio Silent Lab, que atrasará muito o set up dos oponentes que usem Shaymin Ex como recurso de compra. Podemos também acrescentar Martelos (Crushing e Enhanced), que nos ajudará a atrasar ainda mais o jogo do adversário.

          Flash Energy é uma carta que pode ser útil em alguns momentos, já que o efeito desta energia remove a fraqueza do pokémon elétrico ao qual ela está ligada. slurpuff-phantom-forces-phf-69A desvantagem em usar esta carta é o fato de você não poder recupera-la com o efeito do ataque do Mega Manectric Ex e ainda poder ter problemas com decks que usem muitos Martelos e Aegislash Ex. Se você optar por usar esta energias não as substitua pelas básicas, simplesmente acrescente duas ou três copias desta carta ao deck, para não ter prejuízos em sua estratégia.

         Uma outra dica é aumentar o numero de Switch’s (ou Escape Rope), para diminuir os problemas de um eventual começo ruim com Thundurus Ex como ativo, pois este pokémon precisa descartar duas energias para recuar, o que atrasará seu jogo caso você precise de dois turnos para executar esta ação.

 

CONCLUSÃO

        Apesar deste deck funcionar bem contra muitos outros decks do metagame, ele ainda não pode ser cogitado a “grande”. Por ser um deck basicamente monotype, a fraqueza chega a ser quase mortal para nossa estratégia, pokémon rápidos como Lucario Ex, Medicham e Mienshao vencem este deck com extrema facilidade. Partidas contra Mega Manectric Ex também serão bem difíceis, pois o oponente irá utilizar das mesmas armas que você para evitar os nocautes.

   Tirando estas dificuldades teremos partidas boas contra todos os outros decks, principalmente contra os que tenham fraqueza, como Mega Rayquaza Ex e Yveltal Ex por exemplo. E através de uma boa estratégia durante uma partida poderemos vencer facilmente oponentes que abusem de Shaymin Ex, com a viralização deste pokémon podemos nos dar bem contra muitos deck’s competitivos por ai.

       Entre Vantagens e Desvantagens este deck irá lhe proporcionar boas partidas e boas histórias com seus amigos.

 

Até a Próxima.

 

donates 1

 

 

Anúncios