Por Luigi Gomes

                    Salve, galera! A terceira e última parte do artigo sobre Gym Heroes fica por conta das mecânicas introduzidas neste set. Vamos agora checar estas inovações que acrescentaram bastante à jogabilidade daquela época.

GymHeroesLogo

          A primeira mudança radical entre esta coleção e as anteriores foi a introdução dos Owner’s Pokémon (“Pokémon com Donos”, numa tradução bem livre). Todos os pokémon desta coleção e da seguinte, Gym Challenge, são deste tipo, o que necessitou algumas especificações.

ericas 1

             Observemos a linha evolutiva exemplificada acima: Todos os três possuem o nome de seu owner, no caso Erika, o que implica que, em termos de jogo, são considerados cartas diferentes de seus equivalentes “genéricos”. Isso quer dizer que é possível, num mesmo deck, ter 4 Oddish comum e 4 Erika’s Oddish, sem estar infringindo o limite de 4 cópias de uma mesma carta.

          Entretanto, por serem consideradas cartas diferentes, não é permitido evoluir um Oddish comum para um Erika’s Gloom, e nem o contrário, evoluir um Erika’s Oddish para um Gloom regular. Isso também se aplica quando falamos de owner’s pokémon com diferentes treinadores, como o exemplo comum do Vulpix. Não se pode evoluir um Brock’s Vulpix para um Blaine’s Ninetales.

brock 1

            As cartas de Pokémon também apresentaram pequenas mudanças no design, apertando os símbolos de fraqueza, resistência e custo para recuar, para acomodar a miniatura do owner. Isso para facilitar a diferenciação entre estes e os pokémon regulares. Infelizmente, o texto de flavor, retirado das pokedex dos jogos, foi excluído por questões de espaço, só retornando na era Neo.

blane 1

          Originalmente lançado na coleção seguinte, o Blaine’s Moltres foi trazido para Gym Heroes para contrabalancear a escassez de pokémon de fogo, mas acabou trazendo também uma inovação – um ataque requerendo cinco energias para ser utilizado (e um ataque ruim, diga-se de passagem, hahahaha). Mas a carta é linda, sem dúvida alguma. Outra novidade trazida da próxima coleção foram as cartas cujo owner é a própria Team Rocket. Diferentemente dos pokémon Dark, esta variação segue exatamente as mesmas regras de qualquer outro pokémon dos líderes de ginásio.

           Além do Moltres, tivemos Rocket’s Hitmonchan, Rocket’s Scyther e o meu preferido, Rocket’s Snorlax. Vejam abaixo:

Rocket's 1

           Passando aos trainers, tivemos a introdução de uma classe de cartas muito popular até hoje, os Stadium. Além dos quatro ginásios que mostramos na parte dois do artigo, tivemos o Narrow Gym, que apresentou a (divertidíssima) mecânica de limitação de banco; o No-Removal Gym, que veio como uma alternativa para se defender das (chatíssimas) Remoções de Energia; e o Rocket’s Training Gym, com um efeito desacelerador de decks de custo baixo de recuo.

gym 1

           Não tão inovadores no sentido de jogo, mas com efeitos interessantíssimos, tivemos o Recall (“Relembrar”), permitindo seu pokémon evoluído a utilização de ataques de suas formas pré-evoluídas. O Energy Flow, que permite o retorno de quantas energias forem desejadas para a mão do jogador, abrindo muitas possibilidades de reorganização da mesa. O Trash Exchange que retorna toda sua pilha de descarte para o deck, em seguida descartando o mesmo número de cartas que foi retornado, com um fator aleatório interessante. E por fim, a Tickling Machine (“Máquina de Cócegas”), outra máquina secreta dos Rockets com um arriscado efeito que permite travar a mão do oponente com um acerto da moeda, mas que desperdiça um turno do jogador, em caso de erro.

trainers 1

            Pois é, galera, demorou mas chegamos ao final de Gym Heroes. Como é de costume, finalizamos com o símbolo da coleção, e os booster packs. Espero que vocês tenham gostado, comentem pra me xingar se não gostaram, me lembrem das coisas que eu tiver esquecido. Grande abraço!

SetSymbolGym_Heroes

booster 1

         Estes são os packs americanos, que foram feitos baseados em quartos do pack japonês. E abaixo o pack Japonês

Japanese_Gym_Heroes

É isso aí. Até a próxima!

Matéria Publicada Originalmente em Pokémon Lecture.Blogspot

Anúncios