Ola jovens treinadores, bem-vindos ao Delta Pokémon.

       Estratégias que descarte, atrapalhe ou impeça o oponente de baixar energias estão presentes em muitos decks que já passaram pela Delta. Decks como Ampharos / Palkia EX, Sharpedo EX / Hydreigon, Gliscor / Crawdaunt, Clawitzer / Wailord EX, já provaram que funcionam bem, cada um deles tem seu charme mas nenhum chega perto do potencial que o trio Porygon Z / Crawdaunt / Milotic tem de destruir todas energias do oponente e deixá-lo sem opções de jogo.

       Então chega de curiosidade e vamos logo conhecer esta lista que promete atormentar vida de muito player por ai.

 

A LISTA

PORYGON Z / CRAWDAUNT / MILOTIC

Pokémon (22)

3x Porygon-Zporygon-z-ancient-origins-aor-67
3x Porygon 2
4x Porygon
3x Milotic (Pimal Clash, nº 44)
3x Feebas
2x Crawdaunt
2x Corphish
2x Miltank

Trainer (31)

4x Professor Sycamore
2x Professor Birch’s Observations
2x Lysandre
2x Team Flare Grunt
2x Az
1x Xerosicmilotic-primal-clash-pcl-44
3x Ultra Ball
3x Level Ball
3x VS Seeker
3x Rare Candy
2x Switch
3x Crushing Hammer
1x Enhanced Hammer

Energia (7)

4x Double Colorless Energy
2x Water Energy
1x Darkness Energy

 

porigon-z-crawdaunt

 

         Porygon Z é o grande nome deste deck, apesar de ser um pokémon estágio 2. O seu segundo ataque, Dazzle Blast, causa apenas 50 de dano e deixa o Pokémon Defensor Confuso. No entanto, o que nos interessa é seu primeiro ataque, Digital Reboot, que permite que você retorne quantos cards de evolução quiser do seu banco para sua mão.  Mas ai você se pergunta, porque eu iria querer regredir meus pokémons evoluídos para seu estágio Básico? Bem, mais a frente vou explicar com detalhes o porque este ataque é tão poderoso para esta estratégia.

         A segunda peça chave para este deck é Crawdaunt, sua habilidade Unruly Claw permite que você descarte uma energia ligada ao Pokémon Ativo do oponente quando você evoluí seu Cophish para Crawdaunt.crawdaunt-primal-clash-pcl-92 Para completar nosso trio de ouro, temos Milotic, com a incrível habilidade Sparkling Ripples, que permite que você pegue uma carta qualquer da sua pilha de descartes e coloque em sua mão, quando você evolui seu Feebas para Milotic. O último pokémon da lista é o nosso atacante forte. Miltank é o melhor amigo dos estágio 2, seu ataque Powerful Friends causa 10+70 de dano caso você possua algum pokémon estágio 2 em seu banco. Não se preocupe com o número reduzido de cópias deste Pokémon no deck, graças à habilidade de Milotic, poderemos recuperá-lo sempre que for preciso.

       Toda a nossa estratégia se baseia no ataque Digital Reboot do Porygon Z, que vai funcionar como um Devolution Spary a todo turno, possibilitando assim que você use as habilidades de Milotic e Crawdaunt várias vezes durante a partida. Para nos ajudar a colocar Porygon Z em campo já no segundo turno o deck conta com um arsenal de cartas, uma linha de 6 Ball’s, 3 Rare Candy’s, 4 Professor Sycamore e 3 VS Seeker. A partir do momento que Porygon Z está em campo é que nossa diversão começa, através da habilidade de Crawdaunt que permite que você descarte uma energia ligada ao Pokémon Ativo do oponente quando você o evoluí, dos itens Crushing Hammer e Enhanced Hammer, e dos supporter’s Team Flare Grunt e Xerosic, seremos capazes de descartar as energias do adversário em uma quantidade maior do que a que ele consegue colocá-las em campo.

        crushing-hammer-kalos-starter-set-kss-34-ptcgo-1E para que possamos ter estes itens, supporter’s e os Crawdaunts em campo a todo turno para minar as energias do oponente, é que usamos Milotic no deck, sua habilidade Sparkling Ripples vai te ajudar a recuperar as cartas da pilha de descartes e com isso você terá total controle da partida.

         A partir do momento em que você já descartou boa parte das energias do adversário é que vamos partir para o ataque, e é nesse momento que Miltank entra em cena. Seu ataque Powerful Friends causará um bom dano e sem energias para revidar, seu oponente não será capaz de evitar o estrago que nossa querida vaquinha consegue causar.

      Agora para resumir nossa estratégia; Ela passará por três momentos distintos, o primeiro deles se resume a colocar Porygon Z em campo o quanto antes. A partir daí passamos ao segundo momento que é usar o ataque Digital Reboot para ficar evoluindo e voltando os Crawdaunt’s e Milotic’s para a mão e aproveitando ao máximo suas habilidades para remover do jogo todas as energias do adversário. O terceiro momento é onde vamos partir para o ataque, com poucas ou nenhuma energia em campo o oponente não será capaz de revidar e não terá outra escolha a não ser conceder a partida.

 

OPÇÕES

 

           Na linha de pokémons não temos muito o que mexer, a não ser substituindo nosso segundo atacante, Miltank foi uma opção para manter o deck sem Pokémon EX e obrigar o oponente a pegar 6 prêmios para ganhar o jogo. Mas Lugia EX ou Yveltal EX podem substituir bem nossa vaquinha, apesar da contradição de ambos serem conhecidos por causar mais danos por energias que o adversário possui em campo, eles possuem outros ataques interessantes que acabam se encaixando bem com as energias do deck.

        Quanto a linha de trainer’s temos sugestões interessantes, a entrada do estádio Shadow Cirle e a substituição das energias básicas por Darkness Energy’s podem trazer ainda mais segurança para este deck,trick-shovel-flashfire-flf-98-ptcgo-1 pois Shadow Circle remove a fraqueza dos pokémons que tenham Energias Darkness ligadas a eles. Decks que usem cartas específicas da pilha de descartes para funcionar, basicamente necessitam do item Battle Compressor, que envia três cartas qualquer do seu deck para sua pilha de descartes. Eu não achei espaço na minha lista, mas sugiro que você use pelo menos uma cópia desta carta em seu deck. Muscle Band também pode ser de grande ajuda para acelerar sua vitória.

         Já a grande mudança que podemos sugerir é a entrada de Trick Shovel, este item permite que você olhe a carta do topo do seu deck ou do deck do oponente e depois escolha se quer descartá-la ou não. Com esta carta e a habilidade de Milotic você será capaz não só de remover as energias, mas também de reduzir o deck e as esperanças do adversário a todo turno.

         Head Ringer é outra carta que pode aumentar suas chances de vitória e o desespero do oponente, esta tool faz com que o pokémon EX do adversário ao qual ela está ligada precise de uma energia a mais para atacar, dificultando bastante a vida do adversário já que Crawdaunt ira remover as suas energias a todo turno. Mas pense bem quando for adicionar Head Ringer ao seu deck pois esta tool só pode ser ligada a um pokémon EX do adversário, se tornando uma carta inútil contra alguns decks.

 

CONCLUSÃO

 

        Estratégias que buscam eliminar as energias do adversário são extremamente eficazes, são tão fortes que chegam a ser capazes de desestruturar todo um formato de jogo, já que sem energia 99% dos decks não conseguem fazer absolutamente nada contra seus oponentes. Uma prova da força dessa estratégia é o deck Hammertime que conquistou o campeonato mundial de 2012.

         Mas você deve esta se perguntando neste momento, se este deck é tão poderoso então porque eu nunca ouvi falar dele? Bem, é simples meu caro, estamos em uma época de jogo onde os recicladores de energias estão em alta, Mega Manectric Ex e Bronzong são versáteis e entram em muitos decks diferentes, além da alta popularidade de deck’s speed, que são aqueles decks que se aceleram ao máximo para causar danos incríveis nos primeiros turnos, descendo energias apenas nos momentos em que vão atacar, Night March e Vespiquen são exemplos desta categoria.

          Só não pense que este deck não será capaz de derrotar as dificuldades citadas à cima, uma das maiores vantagens da nossa estratégia e ter recursos ilimitados, graças a habilidade de Milotic, enquanto o oponente gastara todos os seus para proteger ou recuperar suas energias. Assim entre Pros e Contras, você devera ter partidas equilibradas contra qualquer deck que enfrente.

 

Até a Próxima.

 

donates 1

Anúncios