Por Luigi Gomes

                  Hoje vamos falar sobre a terceira coleção que foi lançada para o Pokémon TCG, conhecida como Fossil. Essa expansão foi lançada pela Wizards of the Coast nos Estados Unidos em Outubro de 1999. Originalmente, ela deveria ser distribuída em outra data, mas o estrondoso sucesso de vendas da coleção anterior (Jungle) fez com que os olhinhos da Wizard brilhassem e a empresa resolveu adiantar o lançamento.

              No Japão, a coleção que deu origem às cartas dessa série se chamava “Mystery of the Fossils” (O mistério dos fósseis) e contava com 48 cartas, enquanto a versão americana trouxe 62. Isso porque a Wizards manteve a prática iniciada com a coleção anterior, de lançar uma versão holográfica e outra regular de cada carta rara, com numerações diferentes entre si.

FossilLogo

               A temática desta coleção era voltada para os pokémon pré históricos, que na época eram Aerodactyl, e as famílias do Omastar e do Kabutops. Foi nessa coleção que surgiu a mecânica de cartas fósseis que perdurou até a quinta geração do card Mysterious-Fossil-Fossil-62game. Nesta época só havia uma carta de fóssil, o Mysterious Fossil, que podia ser utilizado para reviver qualquer um dos três (Aerodactyl, Omanyte e Kabuto), que assim, eram considerados como evoluções, e não básicos (clique nas imagens para poder vê-las ampliadas). Uma curiosidade interessante, é que a ilustração da carta do Mysterious Fossil representa o Dome Fossil, item presente nos jogos que pode ser utilizado para reviver o Kabuto; e o Helix Fossil, que tem o mesmo uso para o Omanyte. Entretanto, embora nos jogos o Dome Fossil seja os restos fossilizados da carapaça do Kabuto, na ilustração desta carta, são vistos os restos de um Kabutops. Esse “erro” foi mantido até mesmo quando a carta ganhou uma nova ilustração, anos depois, na coleção Legend Maker.

Cards test

                  Mais um ponto interessante de Fossil foi a estreia do ilustrador Kagemaru Himeno, pra variar um pouco a rotina dos três ilustradores originais. As artes de Kagemaru seguem o estilo do mestre Mitsuhiro Arita, também buscando apresentar os pokémon em cenas e poses diferentes das usuais. Abaixo vocês podem conferir algumas delas nessa coleção:

Kagemaru

                Além dos fósseis, esta coleção tinha a temática dos mitos e lendas de Kanto (a região onde se passa a primeira geração), por isso, essa foi a primeira coleção a incluir o Dragonite e os três pássaros lendários, Articuno, Zapdos e Moltres.

pass lend

               Outra carta que apareceu pela primeira vez nessa coleção foi o último pokémon da primeira geração, o Mew. Mas infelizmente, por algum motivo, a Wizards excluiu essa carta da lista do set, e assim, demorou mais um bom tempo até que os fãs do Ocidente pudessem colocar as mãos no pokémon número 151. Posteriormente, a carta do Mew que foi “esquecida” para o set apareceu como uma Promo Black Star (falarei mais sobre essas cartas em outra postagem), e foi dada para os jogadores que conseguissem completar as 8 insígnias da liga pokémon.

Mew-Wizards-Black-Star-Promos-8

              Como um bonus para a história dessa coleção, a arte da caixa de boosters foi desenhada pelo Mitsuhiro Arita, mostrando os 3 pássaros lendários, porque são o tema da coleção. Até aí, nada de mais, só que, depois de um tempo, essa arte foi utilizada para confeccionar uma das minhas cartas Promo preferidas que vocês podem ver abaixo:

Caixa

ArticunoMoltresZapdosWarnerBrosPromo

                Bom, para concluir, Fossil também foi um grande sucesso, porque a franquia de Pokémon rendia rios de dinheiro naquela época, por ser uma sensação em todo o mundo. Até hoje, tanto no Japão quanto no Ocidente, nenhuma coleção regular (ou seja, não promocional) teve menos cartas.

                   Abaixo vocês podem ver o símbolo que designa a coleção, e pra continuar o costume, os boosters americanos e o japonês.

Fossil Símbolo

Booster Japa

Booster Americano

           

Um grande abraço a todos, e até a próxima!

Matéria Originalmente Publicada em Pokémon Lecture.Blogspot

Anúncios