Por Luigi Gomes

              E como prometido, prosseguimos nossa viagem através da história do TCG, chegando ao mês de março de 1997, quando foi lançada no Japão a primeira expansão do card game, a coleção  Jungle, que aqui no Brasil ficou conhecida como “Selva”. No Ocidente, a expansão foi lançada em junho de 1999.

logo jungle

              Nidoqueen jungleA coleção Jungle contava com 48 cartas, no Japão, mas ao ser lançada nos Estados Unidos, a Wizards decidiu aumentar o número para 64, pegando as 16 cartas raras da série, que eram todas holográficas, e criando versões das mesmas cartas sem o acabamento brilhante. Assim, embora todo booster tivesse uma carta rara garantida, ficaria mais difícil de encontrar as cartas foil. Depois dessa coleção, a Wizards manteve esse costume durante as séries Fossil e Team Rocket, mas a reação negativa dos jogadores levou a empresa a abandonar a duplicação de cartas depois disso.logo jungle

                     Ao contrário das cartas de Base Set, que não possuíam nenhum símbolo, as cartas de Jungle, e de todas as expansões daqui por diante, passaram a ser impressas com uma pequena imagem que serve para distinguir a que set determinada carta pertence. Durante essa geração, até Legendary Collection, este símbolo ficava localizado abaixo do canto inferior direito da ilustração de cada carta, como você pode ver ao lado.

                  Além disso, abaixo do canto inferior esquerdo da ilustração, apenas as cartas que eram impressas na primeira edição de cada set, recebiam o símbolo de “First Edition”, que indicava a raridade das cartas que tinham sido impressas pela primeira vez. Esse costume foi abandonado com a chegada de Expedition e da segunda geração de cartas, mas até que isso acontecesse, várias coisas engraçadas aconteceram, como o caso do Ivy Pikachu.

ivy pikaEste é o Ivy Pikachu normal, sem o símbolo de 1ST

                Pra quem não conhece, o chamado Ivy Pikachu foi a primeira carta Promo (promocional) lançada no Pokémon TCG. Ele é chamado de Ivy (“hera” em inglês, um tipo de planta) por causa do fundo da carta. Esta carta, originalmente, foi distribuida em julho de 1999 (ou seja, um mês depois do lançamento de Jungle), como prêmio para os participantes das ligas Pokémon nos EUA afora. Entretanto, algum estagiário da Wizards, incluiu, sem querer, o Ivy Pikachu na setlist de Jungle, que foi lançada um mês antes. Resultado: uns ou outros exemplares desta carta foram impressos exatamente iguais, como promos e sem numeração de Jungle, mas com o símbolo de “First Edition” (“1ST”), tornando estes misprints a única carta promo a receber este símbolo na história. Graças a este erro, esta se tornou uma das cartas mais valiosas para os colecionadores, até hoje.

          sr mimica    Outra curiosidade bem legal de Jungle, é a presença do Mr.Mime, teve alguns fatos inusitados, como o fato de ser o único pokémon do tipo Psíquico que existe nesta coleção. A habilidade passiva que ele possui, Invisible Wall, protege o Mr.Mime de qualquer ataque que cause 30 ou mais pontos de dano. Essa assombrosa habilidade defensiva coloca esse pokémon em muitas estratégias do Formato Unlimited até hoje. Mas não para por ai. Durante a impressão da primeira edição, todos os Mr.Mimes holográficos foram impressos SEM o símbolo de Jungle (será que foi o mesmo estagiário? huahauhau).

Pra completar, a Devir Livraria, que fez a tradução das cartas de Pokémon durante muito tempo, até a quarta geração (Diamond & Pearl), cometeu a gafe de traduzir o nome do Mr.Mime, doravante conhecido como “Sr.Mímica”, huhauhauhauhauahua. É demais pra uma carta só, não é mesmo?

Além do Mr.Mime ser a única carta psíquica, a carta de trainer Pokéball também é a unica da coleção que não é uma carta de Pokémon, já que não há outros Trainers nem Energias neste set.

Erros e comicidades à parte, esta coleção foi um grande sucesso. Todos os boosters da primeira edição  foram esgotados ainda na primeira semana de vendas, forçando a Wizards a distribuir mais booster boxes, 6 semanas antes do previsto.

Mr._Mime

             Para completar, e manter o costume seguem abaixo as embalagens dos boosters de Jungle Americanos, e o do booster Japonês.

Pack USA

Pack JP

Um grande abraço para todos vocês!

Matéria Publicada Originalmente em Pokémon Lecture.Blogspot

Anúncios