Por. Valter Junior

          Professor Sycamore    Ola caros treinadores, dando continuidade à matéria sobre aquelas cartas essenciais que você deve ter para montar o seu deck, hoje vamos falar dos Supporter’s. Estas cartas viraram a estrutura de um deck devido a seus variados efeitos como, comprar cartas, acelerar energias, buscar outras cartas no deck ou outros efeitos específicos.

           Como temos um número grande de Supporter’s no formato, vamos abordar apenas os que são utilizados em quase todos os decks para que esta matéria não fique muito extensa.

           Vamos começar pelos Draw Engine, os supporter’s que atuam com a função de comprar mais cartas são, basicamente, a coluna vertebral de um deck. Não existe no Pokémon TCG nenhuma estratégia que funcione sem ao menos um tipo de supporter que tenha a função de comprar cartas, pois eles são a melhor forma de você acelerar seu jogo.

11163947_892465184158658_2897708515639627184_n

              Apesar da quantidade de supporter’s no formato, poucos são os que tem qualidade para se tornarem importantes em todos os decks, mas temos um que é basicamente indispensáveis para qualquer estratégia, o Professor da geração atual. A carta Professor Sycamore é o melhor supporter de compra de cartas que temos no formato, ao custo de descartar todas as cartas da sua mão, você pode comprar mais sete cartas.

             A princípio parece ruim, mas em um formato onde se consegue usar muitas cartas em um mesmo turno e esvaziar rapidamente nossa mão, está carta se tornou a melhor opção para qualquer deck. Para você que está começando agora saiba que são raríssimas as estratégias que não utilizam 4 cópias dela.

122-professor-sycamore

              Como algumas estratégias necessitam de cartas específicas para funcionarem, utilizar Professor Sycamore muitas vezes acaba fazendo com que você desperdice muitos recursos importantes durante a partida, para compensar este problema é que usaremos outros supporter’s que não envolvem descartar cartas. No formato Standard temos como melhores opções para cumprir esta função Shauna e Professor Birch’s Obervations.

              Shauna embaralha todas as cartas da sua mão em seu deck e depois compra cinco cartas, muitos jogadores acham esta carta ruim por comprar pouco e ainda correr o risco de voltar cartas desnecessárias que foram embaralhadas, para a sua mão, mas para a função de poupar recursos esta carta se mostra muito útil.

127-shauna

              Nossa outra opção para esta função é Professor Birch’s Observations, como Shauna esta carta embaralha as cartas da sua mão em seu deck e poupa o descarte de recursos, porém além do fator estratégia você precisará do fator sorte. Se tirar cara na moeda compra sete cartas, mas se tirar coroa compra apenas quatro.

            Nenhuma das duas são excelentes, mais ajudam a equilibrar o deck entre descartes e troca de cartas. Você deverá escolher entre Shauna e Professor Birch’s Obersations e adicionar de 2 a 3 cópias desta carta a seu deck.

Professor-Birch's-Observations-Primal-Clash-134

              O último Supporter indispensável que entrará em qualquer deck é Lysandre. Esta carta permite que você escolha um dos Pokémons do banco do oponente e o coloque na posição de ativo, pegando o adversário de surpresa e desestabilizando sua estratégia. Aqueles jogadores mais antigos vão se lembrar dos Itens Gust Of Wind e mais recentemente Pokémon Catcher e o quanto o efeito destes cards trazem vantagens para quem os usa, ajudando a conseguir aqueles nocautes essenciais em momentos importantes da partida ou simplesmente atrasando a vida do oponente. Quase todas as estratégias usam 1 ou 2 cópias desta carta, algumas raríssimas exceções chegam a usar 3.

90-lysandre

            Os Supporter’s acima sem dúvida alguma precisarão estar presentes em seu deck, já os próximos serão opcionais, apesar de seus bons efeitos. O motivo da utilização deles na maioria das vezes é o estilo de jogo de cada um. Mas, por estarem presentes em muitas estratégias, são cartas boas pra se ter no fichário pra alguma emergência.

           Teammates permite que você procure por duas cartas quaisquer em seu deck e coloque em sua mão, mais para utilizar este excelente efeito você precisará que o oponente nocauteie um de seus Pokémons no turno dele, o que torna o efeito desta carta muito restrito a determinada situação de jogo e muitas vezes não é o suficiente para virar uma partida a seu favor. Por este e outros motivos é que normalmente se usa apenas uma cópia desta carta em seu deck.

Teammates-Primal-Clash-141

             Ace Trainer sofre de um problema parecido com o de Teammates. Seu efeito lembra os poderosos Rocket’s Admin. e N, só que menos devastador para o oponente. Com Ace Trainer você e o adversário embaralham as cartas da mão no deck, você compra 6 cartas e o oponente apenas 3, uma ótima forma de atrapalhar o jogo do adversário. O problema com esta carta é que você só pode usá-la se tiver mais cartas de prêmio do que o seu oponente, ou seja, em desvantagem no jogo. Apesar deste problema ainda vale a pena ter uma cópia desta carta em seu deck.

ace-trainer-ancient-origins-aor-69

             Hex Maniac é outro supporter que vale a pena ter uma ou duas cópias no deck, seu efeito desliga a habilidade de todos os Pokémons em campo, na mão e na pilha de descartes de cada jogador, até o fim do próximo turno do oponente. O problema com esta carta é que ela funciona apenas contra estratégias que usem muitas habilidades e que acaba impedindo que seus Pokémons usem suas habilidades a partir do momento em que você a jogue.

hex-maniac-ancient-origins-aor-75

            Outros supporter’s essenciais que temos são supporter’s específicos, digo isso pois serão indispensáveis em decks de tipos específicos, nesta categoria temos Korrina e Blacksmith como principais representantes.

           Korrina é a rainha dos deck’s Fight, seu efeito permite que você pegue um Pokémon do tipo Fight e um item em seu deck. Esta carta dá ao usuário um bom poder de controle, o que deixa os deck’s deste tipo com uma excelente consistência. Qualquer deck Fight usará no mínimo 3 cópias desta carta.

095- Korrina

            Blacksmith é um supporter que se tornou essencial em decks Fire, seu efeito permite que você ligue duas energias básicas de fogo a um de seus Pokémons de fogo, permitindo que você consiga montar um atacante pesado em apenas um turno. Apesar de sua grande utilidade, normalmente se usa 2 cópias desta carta, no máximo 3 em deck’s Fire que descartem muitas energias.

88-blacksmith

CONCLUSÃO

              Ainda temos outros Supporter’s presentes no formato com efeitos muito bons, mas que acabam servindo para situações específicas, o que faz com que a utilização destas cartas deem um toque particular de cada jogador a sua lista, cartas como Xerosic, Az, Tierno, Cassius, Team Flare Grunt, Pokémon Fan Clube, Battle Reporter, Steven e Pokémon Center Lady, podem se encaixar perfeitamente a seu estilo de jogo, trazendo a você uma maior confiança em seu deck.

             Alguns outros supporter’s terão efeitos apenas para deck’s específicos, assim como Korrina e Blacksmith, temos Wally, Fossil Research, Maxie’s Hidden Ball Trick, Archie’s Ace In The Hole e Winona. Cabe a você pesquisar um pouco e entender como cada carta trará benefícios para o seu deck.

         Apesar das cartas citadas nesta matéria, fazerem parte de quase todos os deck’s Competitivos ou For Fun, quero deixar claro que não existe uma receita pronta para se montar um deck. No final o estilo de jogo de cada jogador e o que vai definir quais e quantas cartas são realmente essenciais para o seu deck.

Até a Próxima.

Play!_Pokémon_logo

Anúncios