Por Antônio C. Pereira

                    Olá, amigos e amigas! Para muita gente, a coleção XY – Céus Estrondosos poderia ser resumida a duas ou três cartas, como Mega Rayquaza-EX 381-megaincolor, Shaymin-EX e (talvez) Mega Rayquaza-EX dragão. Não vou negar que essas cartas são ótimas e vão ser usadas em muitos decks pelos próximos meses, mas existem outras estratégias e caminhos apresentados nessa expansão. Portanto, hoje vamos explorar um baralho voltado mais para o lado tático do jogo: o deck Mega Latios-EX! Confira a lista de cards:

A LISTA

Pokémon (15)

3x Latios-EX (XY Céus Estrondosos)M-Latios-EX-Roaring-Skies-59
2x Mega Latios-EX (XY Céus Estrondosos)
4x Zubat (XY Força Fantasma)
4x Golbat (XY Força Fantasma)
2x Crobat (XY Força Fantasma)

Trainers (36)

4x Bicicleta Acro
2x Bola de Repetição
4x Explorador VS
4x Mega Turbo
1x Cinza Sagrada
1x Megafone Assustador
4x Ultra Bola
2x Super Recolhida33-crobat
1x AZ
4x Professor Syncamore
2x Observações do Professor Birch
3x Laboratório Silencioso
2x Campainha de Cabeça
2x Elo Espitiual Mega Latios-EX

Energias (9)

4x Energias Duplas de Dragão
3x Energias Psíquicas
2x Energias de Água

A ESTRATÉGIA

           Essa lista é montada com uma única finalidade: derrubar Pokémon-EX no banco e/ou antes de estarem prontos para atacar. O ataque Ás Sônico de Mega Latios-EX causa 120 pontos de dano em qualquer Pokémon do oponente em jogo – logo, será bem comum conseguirmos nocautear Pokémon protegidos no banco do adversário.

     32-golbat    A linha de morcegos (Zubat, Golbat e Crobat) serve como suporte, colocando aqueles marcadores de dano necessários para derrubar os Pokémon com mais PS como os EX e alguns Estágios 1 e 2 no formato. Sempre que Zubat evolui para Golbat, podemos colocar dois marcadores de dano em um Pokémon adversário (graças à habilidade Mordida Surpresa) e Crobat permite colocar três quando evolui do Golbat (devido à habilidade Mordida Traiçoeira), e no decorrer do jogo esses carinhas fazem muita diferença.

           O sistema de compras de cartas está passando por uma modificação: sem muitos apoiadores para fazer isso, o jeito é contar com itens nesse deck. A Bicicleta Acro fará a aceleração de compras e prestará um favor ao mover as energias Básicas do deck para a Pilha de Descartes, filtrando o deck e ampliando o número de cartas em nossa mão ao mesmo tempo.

             O gerenciamento de energia aqui será bem interessante se comparado a outros decks. O ataque do Mega Latios-EX descarta duas energias ao fim do turno, o que 91-azpoderia ser um problema, mas ao lançarmos mão do item Mega Turbo e a Energia Dragão Dupla o descarte não afeta tanto o nosso jogo. O Mega Turbo permite resgatar Energias Básicas do nosso descarte e ligá-las a um Pokémon Mega (e não conta como uma energia descida da mão), e a Energia Dragão Dupla fornece duas energias para os Pokémon do tipo Dragão (parecido com o efeito da Energia Arco-Íris), permitindo ao Mega Latios atacar de forma ininterrupta.

         As cartas como AZ e Super Recolhida ajudam a reutilizar as habilidades dos morcegos quando necessário e, algumas vezes, evitar que um Latios-EX ou um Mega sejam nocauteados. Já para atrasar o oponente, contamos com algumas Campainhas de Cabeça para retardar os ataques e o Estádio Laboratório Silencioso para “desligar” a habilidade de Pokémon Básicos como Reshiram, Aegislah-EX e Shaymin-EX.

OPÇÕES

          Shaymin-EX-Roaring-Skies-77  Duas cartas podem ser muito bem-vindas ao nosso deck para nos tirar de algumas situações incômodas. A primeira é a finada (e que voltará em breve) Bola de Nível. Esse item permite buscarmos no deck Pokémon com até 90 PS, ajudando a buscar Zubat’s e Golbat’s que precisamos naquele turno.

             Já a segunda carta (que está em todo deck que quer ser “grande”) é o Shaymin-EX. Esse Pokémon acelera muito o fluxo do jogo, permitindo compras extras sem usar o Apoiador do turno. Só merece um pouco de atenção se formos utilizá-la, devido ao efeito do Laboratório Silencioso que “desliga” a habilidade Acerto do Shaymin.

CONCLUSÃO

           Essa é uma daquelas listas que nos obrigam a treinar muito para achar o jeito certo de jogar cada carta, além de ter uma calculadora para termos todas as possibilidades e probabilidades em números. Exige também um estudo do metagame, pois derrubar os Pokémon-chave do oponente será 50% de nossas chances de vitória.

          No mais, é isso, pessoal. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí. Até a próxima!

Mega_latios_by_theangryaron-d6slzqg

       Monte e jogue com este deck, e depois envie suas opiniões para nós. Estamos curioso para saber o quanto divertido foi sua experiência.

Ate a próxima!!

Matéria Publicada Originalmente em Copag Pokémon

Anúncios