Por: Victor Wanderley (Viana)

 

            Com a chegada da nova coleção americana Ancient Origins ganhamos um leque de opções para decks, entre elas está o deck que analisaremos hoje, trata-se da combinação de Machamp EX, uma carta com um grande potencial para causar danos, e Ariados, uma carta de Pokémon que tem uma habilidade para dar suporte a estratégia do deck, sem enrolação apresentarei a lista. as principais cartas do deck:

A LISTA
Pokemon (11)
3x Landorus (FUF) (Baby)machamp-ex-ancient-origins-aor-37
2x Hawlucha (FUF)
2x Machamp EX (Ancient Origins)
2x Spinarak (Ancient Origins)
2x Ariados (Ancient Origins)

Trainers (38)
3x Professor Sycamore
1x Shauna
1x Ace Trainner
4x Professor’s Birch Observation
3x Korrina
2x Lysandre
3x Muscle Band
2x Ultra Ball
2x Level BallAriados
3x Trainer’s Mail
1x Professor’s Letter
2x Swith
1x Escape Rope
2x Enhanced Hammer
3x Vs Seeker
2x Focus Sash
3x Fighting Stadium

Energias (11)
4x Strong Energy
7x Fight Energy

A ESTRATÉGIA

             O deck consiste em você montar o Machamp EX o mais rápido possível, mas o 058- Landorusideal é você abrir com o Landorus para acelerar a energia no Machamp, outra opção boa para abrir é o Hawlucha. O item Enhanced Hammer vai te ajudar nas mirror e contra Vespiqueen, um pokemon que está bastante popular no formato, Level Ball, Ultra Ball e Korrina te ajudará a setupar o deck fazendo o deck se tornar consistente.

         Machamp EX é o principal atacante do deck, esse Pokémon tem 180 de HP, normal para Pokemons EX básicos, seu primeiro ataque é bem interessante, entretanto, a nossa estratégia focará no 2º ataque dele o Crazy Hammer.

Steaming Mad 20x:

        Com 1 energia lutadora e 1 incolor. Este ataque causa 20 vezes a quantidade de marcadores de dano neste Pokémon. Este Pokémon agora está confuso.

Crazy Hammer 80+:

          Com 2 energias lutadoras e 1 incolor. Se este Pokémon estiver afetado por uma condição especial este ataque causará 80 de dano a mais, em seguida remova todas as condições especiais neste Pokémon.

Machamp_(dream_world)

                Com o poder de causar até 160 de dano no adversário, torna-o um atacante bom que não dá nocaute. Mas, deve ser levado em conta que ele é do tipo Lutador e esse tipo tem inúmeros formas para aumentar o dano desses Pokémon como itens, energias e estádios.

                Mais como vamos fazer nosso Pokémon ficar afetado por uma condição especial? A resposta é simples, Ariados.

                Ariados só vai entrar no deck para usar sua Habilidade ‘’Poisonous Nest’’. Uma vez por turno, antes de atacar, os Pokémon ativos meus e de meu oponente fiquem envenenados exceto se o Pokémon afetado Pokémon do tipo Grama.

Nossa estratégia se baseará no combo Machamp+ Ariados, só com o combo 090- Fighting-Stadiumbásico o dano ficará 160 + 10 do veneno, causando um dano de 170, excelente ataque que derruba muitos Pokémons EX, porém, não é o ideal para o formato e metagame atual, temos que arrumar um jeito de derrubar tudo no formato, e ai entra a Strong Energy. Essa energia especial nos permite substituir a Energia Básica Lutadora e ainda ganhamos um up de 20 de dano em nossos ataques, com os 170 que nosso Machamp está batendo, ele passaria a causar 190 de dano. Ainda temos a opção de colocar mais uma Strong Energy, e nosso dano aumentaria mais passaria para 210, um dano que nocautearia alguns Megas.

             Ainda temos a Muscle Band, essa carta é uma 104- Strong-Energytool que permite aumentar 20 nos ataques do Pokémon que estiver com ela anexada, aumentando o ataque para os incríveis 230 de dano. Está impressionado? Calma que ainda tem o último recurso, o Fighting Stadium. Esse estádio aumenta 20 em ataques causados por Pokémons Lutadores em Pokémons EX. Como nenhum Pokémon tem 250 de HP (exceto Wailord EX) o efeito dele aumentaria mais o dano causando um dano final de 250, um dano que derruba qualquer coisa do formato.

Pontos Fortes:

              O deck conta com um excelente teto e media de dano, tem outras opções de ataques para caso a estratégia não funcione. Tem bons jogos contra alguns tier S do formato como Manectric e Tyranitar e é bem divertido.

Pontos Fracos:

             O deck tem uma energização lenta o que vai dificultar a montagem do Machamp, sofre contra decks que utilizem Pokémons de Grama devido a Habilidade do Ariados não funcionar e, por último, sofre um pouco com os locks de itens, visto que o deck tem muitas cartas de itens. O deck Giratina/Vileplume poderá ser um problemão.

CONCLUSÃO

O deck tem consistência e é rápido no setup, porém, é lento para energizar seu principal atacante. Mas conta com bons recursos para cobrir isso, o mais importante é se mostrar uma boa opção para torneios de menor porte e é muito divertido.

          E assim termino essa matéria, obrigado a todos.

Machamp

           Monte e jogue com este deck, e depois envie suas opiniões para nós. Estamos curioso para saber o quanto divertido foi sua experiência.

Ate a próxima!!

Anúncios