Por Antônio C. Pereira

            Olá amigos e amigas. Há pouco tempo chegou ao Brasil a coleção Crise Dupla, e com ela, alguns deck surgiram ou se tornaram viáveis. E a pedido do leitor Wilson Oliveira, vamos analisar dessa vez o Deck Aqua, do continente de Hoenn para a Delta:

A LISTA

Pokémon (15)

1x Exeggcute (Plasma Freeze / Congelamento de Plasma) Team-Aqua's-Kyogre-EX-Double-Crisis-6
1x Jirachi EX ((Plasma Blast/ Explosão de Plasma)
4x Team Aqua’s Grimer (Double Crisis / Crise Dupla)
4x Team Aqua’s Muk (Double Crisis / Crise Dupla)
2x Blastoise (Plasma Blast/ Explosão de Plasma)
3x Team Aqua’s Kyogre EX (Double Crisis / Crise Dupla)
Trainers (35)

3x Acro Bike
2x Battle Compressor (Compressor de Batalha)
1x Computer Serch (Busca Computadorizada)
1x Scape Hope (Corda de Fuga)
2x Max Potion (Poção Máxima)
1x Startling Megaphone (Megafone Assustador)Team-Aqua's-Muk-Double-Crisis-8
3x Superior Energy Retrival (Recuperação de Energia Superior)
4x Ultra Ball
2x VS Seeker (Pesquisador VS)
2x Archie’s Ace in the Hole (Ás na Manga de Archie)
1x Lysandre
2x Revive
3x N
4x Professor Sycamore
4x Silent Lab (Laboratório Silencioso)
Energias (10)

10x Water Energy

ANALISANDO O DECK

            Esse baralho e o rival do deck Magma já analisado na Copag – Pokémon, na segunda contribuição de nosso blog, logo, não é uma escolha para o circuito competitivo, mas uma boa opção para ensinar novos jogadores sobre a mecânica de estratégias, sinergia de cartas, metagame, set up, entre outros detalhes sutis do jogo.

           16-blastoise  Nosso atacante principal ao longo da partida será Kyogre EX da Equipe Aqua, seu ataque Aqua Impact causa 80 de dano mais 20 para cada energia necessária para o recuo do pokémon ativo do oponente. Para um custo de quatro energias, pode parecer um ataque ruim, mas com uma ajuda de Muk Team Aqua a coisa fica diferente. Cada Muk em campo aumenta o custo de recuo em mais um devido à habilidade Sludge Festival, com quatro desses aliados podemos somar mais 80 de dano, o necessário para abater 95 % dos Pokémons não EX do jogo.

          Os demais Pokémons do deck funcionam como suporte para mantermos o atacante sempre energizado para o próximo turno. O Jirachi EX permite buscar Supporters e Exeggcute serve como descarte sem perda de recursos, já Blastoise será quem fornecerá as energias necessárias para Kyogre e, em casos de extrema necessidade, será o segundo atacante do deck (Sentiremos falta de Deluge e Inferno Fandango =/).

            A linha de trainers é montada para facilitar a utilização de Archie no primeiro Archie's-Ace-in-the-Hole-Primal-Clash-124turno. Composta quase completamente por itens de descartes ou que diminuem a quantidade de cartas na sua mão. Ultra Ball busca Pokémons e ainda descarta duas cartas de sua mão, Battle Compressor ajuda a mandar energias e os Blastoises para o descarte, Computer Serch para aquela carta especifica e Acro Bike para acelerar as compras. Contamos com muitas Superior Energy Retrival, para ajudar na aceleração de energias, é menos complicado voltar energias do descarte para a mão, de que do deck para a mão.

OPÇÕES

            “Por que não usamos Double Aqua Energy?”

          Team-Aqua's-Secret-Base-Double-Crisis-28  A versão Magma da coleção possui uma recuperação de energia mais eficiente, pois o ataque do Team Magma’s Groudon EX exige o descarte de energias, no caso do Aqua o trunfo são as energias na nossa mão e não no descarte, assim, como essa da Equipe Aqua é descartada ao fim da rodada, não é muito interessante tê-la no deck.

            “E a Team Aqua’s Great Ball?”

            Como Archie pede que nós não tenhamos cartas em mãos, não é bom usar um item que traz duas outras cartas para a nossa mão, em vez de esvaziá-la.

            “Team Aqua Secret Base?”

            É um Stadium interessante, mas Silent Lab desliga Power Saver, habilidade que impede Kyogre de atacar, logo, tornando o deck menos dependente de Pokémons Aqua no banco.

CONCLUSÃO

            Quando somos novos no mundo do TCG, levamos um bom tempo tentando entender o que está além das regras, coisas como sinergia e compatibilidade de cartas podem ser descobertas frustrantes a se fazer, por isso, essas mini-coleções são importantes, pois trazem uma base para os iniciantes, e belas artes e ilustrações para os colecionadores (vide Team Aqua’s Sharpedo e Team Magma’s Numel). No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

Kyogre

           Monte e jogue com este deck, e depois envie suas opiniões para nós. Estamos curioso para saber o quanto divertido foi sua experiência.

Ate a próxima!!

Matéria Publicada Originalmente em Copag Pokémon

Anúncios