Olá amigos e amigas. Versatilidade tem sido a palavra do momento no Pokémon TCG, uma vez que a rotação sepultou decks incríveis e chegamos ao momento de substituí-los por novos, fazendo testes e ajustes necessários com o que dispomos até o momento.

Pensando por esse ângulo, alguns decks menos rebuscados surgiram para disputarem torneios e ligas menores, como o que discorrerei agora para vocês:

 

A LISTA

DUGTRIO / EEVEELUTIONS

Pokémon (18)

4x Dugtrio (XY, nº 59)dugtrio-xy-59-ptcgo-1
4x Diglett
2x Hawlucha (Furious Fists, nº 63)
2x Jolteon (Ancient Origins, nº 26)
2x Flareon (Ancient Origins, nº 13)
3x Eevee
1x Shaymin-EX

Trainer (33)

4x Professor Sycamore
4x Korrina
2x Lysandre
1x Professor Birch’s Observations jolteon-ancient-origins-aor-26
4x VS Seeker
4x Level Ball
3x Ultra Ball
3x Muscle Band
2x Switch
1x Professor’s Letter
1x Sacred Ash
4x Fighting Stadium

Energy (9)

5x Fighting Energy
4x Strong Energy

 

Dugtrio - Eeveelutions

 

Como a estratégia adotada por muitos decks Fighting é bater muito com pouca energia, focaremos nossos esforços em dois Pokémons que fazem isso de forma simples.

Contamos com Hawlucha para atormentar os EX’s do oponente e termos uma contagem de prêmios favorável ao longo da partida. Tanto seu ataque quanto a sua habilidade já provaram o valor desse Pokémon, por isso ele é uma figurinha carimbada em muitos baralhos do tipo Lutador. Mas o astro da lista é uma carta um pouco mais antiga, do set XY.

flareon-ancient-origins-aor-13Dugtrio possui um ataque muito bom que com apenas uma energia é capaz de causar 60 de dano, e com os upgrades para o tipo Fight que tivemos no set Furious First, o dano pode superar a marca dos 100 pontos com certa facilidade. O aspecto negativo dessa carta é o seu efeito indesejado de causar 10 de dano em todo o seu banco, por isso é sempre preciso ter atenção na mesa e em seus recursos.

Para minimizar o estrago provocado pelo Earthquake do nosso atacante principal, usaremos as novas Eeveelutions para explorar as fraquezas do oponente e, assim, conseguindo um alto índice de OHKO, acelerando a partida e evitando que derrubemos nossos próprios Pokémons no banco. Para que não teve acesso ainda ao set Ancient Origins, Jolteon, Vaporeon e Flareon possuem a habilidade “X” Effect (X se refere ao tipo de cada Eevolution) que adiciona um tipo a um Pokémon Stage 1, logo, com Flareon em campo, Dugtrio torna-se Fight / Fire. Com Jolteon no banco, o Dugtrio torna-se Fight / Lighting, criando um bom leque de combinações.

Referente às cartas trainer’s e energias, elas já foram mais que explicadas em várias análises de decks esmiuçadas aqui na Delta, como Hippowdon e Machamp (caso ainda não tenha lido ou ainda tenha dúvidas, dê uma passadinha por esses links =]).

 

OPÇÕES

 

mountain-ring-furious-fists-frf-97-ptcgo-1As opções giram em torno de qual formato e como queremos jogar. Se vamos jogar entre amigos ou no formato Expanded (sim, alguns lugares fora dos EUA usam esse formato, como na cidade em que vivo), podemos lançar mão de Mr. Mime (Plasma Freeze, nº 47) e esquecer os danos no banco (exceto se aparecer um Silent Lab, Hex Maniac ou Garbodor).

Outro caminho seria a inclusão de Mountain Ring na lista, impedindo que ambos os jogadores ataquem ou foquem em Pokémons não Ativos. E ainda temos a possibilidade da inclusão de Vaporeon (Ancient Origins, nº 22) para completar a família Eeveelution desse deck.

 

CONCLUSÃO

 

As ligas pokémon e pequenos torneios são bons laboratórios para novas estratégias e decks, não existe a necessidade de um Mega Rayquaza EX ou Mega Tyranitar EX nesses eventos, logo, caso queira um baralho rápido e de baixo custo para participar, aqui está uma opção viável e fácil de ser montado no próprio evento.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

 

donates

Anúncios