Por Antônio C. Pereira

               Olá amigos e amigas. A algum tempo a Delta Pokémon fez a análise do deck Magma Spirit, que venceu o Mundial Pokémon em 2004. Agora, trarei para vocês a análise desse mesmo baralho, que foi reinventado graças à mini-coleção Crise Dupla. Vejamos o que vamos precisar:

A LISTA

Pokémons (14)

2x Zangoose da Equipe MagmaTeam-Magma's-Groudon-EX-Double-Crisis-15
2x Groundon EX da Equipe Magma
2x Numel da Equipe Magma
2x Camerupt da Equipe Magma
3x Baltoy da Equipe Magma
3x Claydol da Equipe Magma

Trainers (33)

1x Busca Computadorizada (Computer Serch)
1x Corda de Fuga (Scape Rope)
1x Carta do Professor (Professor’s Letter)
1x Megafone Assustador (Startling Megaphone)
2x Substituição (Switch)
3x Grande Bola da Equipe Magma (Team Magma’s Great Ball)
2x Pesquisador VS (VS Seeker)Team-Magma's-Zangoose-Double-Crisis-22
1x Colress
2x Compressor de Batalha (Battle Compressor)
1x Lysandre
1x Cinza Sagrada (Sacred Ash)
1x Truque da Bola Escondida de Maxie (Maxie’s Hidden Ball Trick)
3x N
3x Professor Syncamore
1x Admin. da Equipe Magma (Team Magma Admin.)
1x Operário da Equipe Magma (Team Magma Grunt)
3x Laboratório do Silêncio (Silent Lab)
2x Base Secreta da Equipe Magma (Team Magma’s Secret Base)
1x Ponteiro Magma (Magma Pointer)
2x Faixa Musculosa (Muscle Band)

Energias (13)

7x Energias Lutadores
4x Energia Intensa (Strong Energy)
2x Energia de Magma Dupla (Team Magma Doble Energy)

ANALISANDO O DECK

Assim como o deck de 2004, a versão 2.0 conta com Pokémons da equipe Magma, vilões do continente de Hoenn. O nosso principal atacante é o Groudon EX da Team-Magma's-Camerupt-Double-Crisis-2Equipe Magma, seu ataque Terremoto Magma, causa 80 pontos de dano + 80 se o Pokémon defensor já tiver algum marcador de dano, mesmo com o custe de três energias lutadores e uma incolor, o dano é alto para o formato atual. O que limita a utilização dessa carta é a sua habilidade, Economizador de Energia, que impede Groudon de atacar, caso o banco possua quatro ou menos Pokémons da Equipe Magma. Isso era um grande problema, até olharmos a carta Laboratório Silencioso. O texto desse estádio desliga habilidades de Pokémons básicos, logo, desliga Economizador de Energia, o que nos libera da necessidade do banco cheio.

          Team-Magma's-Claydol-Double-Crisis-11  Para a montagem do nosso atacante, podemos contar com a ajuda dos outros Pokémon da equipe. Zangoose da Equipe Magma é a escolha perfeita para iniciar o jogo, pois, com seu primeiro ataque, Chamar a Família, ele busca Pokémons básicos da Equipe Magma e os aloca no banco ao fim do turno, e, em momentos de necessidade, seu segundo ataque, Jogo em Equipe, pode causar algum dano e segurar a partida por mais um turno.

             Cada Camerupt da Equipe Magma permite, uma vez por turno, buscar uma energia de fogo ou lutadora e ligá-la a ele com Brisa Ardente, e cada Claydol da Equipe Magma permite mover uma energia básica de um Pokémon Magma para outro a cada turno com Chave de Magma. Dessa forma temos um combo flexível e consistente para Groudon EX estar sempre energizado e pronto para o ataque.

                 Agora listarei algumas cartas e seus efeitos, que você ainda não tenha visto, mas ajudam muito nas partidas:

Grande Bola da Equipe Magma: uma mola e tanto para o início de partida, por permite buscar um Pokémon Magma básico e uma energia básica;

Admin. da Equipe Magma: Retorna três Pokémons Magma da pilha de descartes para a nossa mão, evitando que fiquemos sem Pokémons por qualquer motivo;Double-Magma-Energy-Double-Crisis-34

Operário da Equipe Magma: a cada carta descartada, permite que compremos três cartas, mas, se for um card da Equipe Magma, podemos comprar quatro. Junto com Compressor de Batalha e as habilidades dos Pokémons, é uma opção para acelerar a energização do Groudon EX;

Base Secreta da Equipe Magma: uma carta para ajudar a aumentar o dano do atacante principal, pois, sempre que um Pokémon básico não Magma for colocado em campo, ele recebe dois marcadores de dano automaticamente;

Ponteiro Magma: é uma ferramenta para momentos de desespero. Qualquer Pokémon Magma com essa ferramenta anexada pode atacar com uma energia lutadora, causando 20 pontos de dano a qualquer Pokémon do oponente;

Energia de Magma Dupla: só pode ser anexado a Pokémons Magma, e gera duas energias lutadoras. Mas deve ser descarta ao fim do turno, use-a de forma calculada;

              Como dito ao início desse parentese, essas cartas são muito úteis para manter o deck com funcionamento estável, e devem ser estudadas para evitar equívocos, pois, não estão entre as principais cartas do formato, o que pode gerar alguns erros e confusões.

OPÇÕES

        Sky-Field-Roaring-Skies-89    A primeira opção é a adição do Estádio de Batalha, aumentado o dano final do Groudon EX da Equipe Magma, mas deve ser feito de forma planejada, e ser testada exaustivamente, para evitar a situação incômoda do deck não responder como deveria.

            Uma opção ainda não testada é uma leve mudança de mecânica nesse baralho, aumentando a lista de Pokémons, acrescentando os temidos morcegos (Zubat, Golbat e Crobat) para gerar dano, e Sky Field para termos espaço para os Pokémons Magma e as bat evoluções.

CONCLUSÃO

                    A coleção Crise Dupla foi desenvolvida para ter como astros principais o Kyogre EX da Equipe Aqua e o Groudon EX da Equipe Magma, e as artes das cartas são incríveis. Espero que tenham gostado dessa ideia de visitar o ano de 2004. No mais, é isso. Boa jogatina a todos.

Nos esbarramos por aí.

Groudon

             Monte e jogue com este deck, e depois envie suas opiniões para nós. Estamos curioso para saber o quanto divertido foi sua experiência.

Ate a próxima!!

Matéria originalmente publicada por Copag Pokémon. (Para ler este artigo no site da Copag Clique aqui)

Anúncios