Ola treinadores, bem vindos a Delta Pokémon.

          Entre os astros da coleção Ancient Origins, temos os incríveis Sceptile EX e Mega Sceptile EX. Com Sceptile EX você consegue causar muitos danos caso o pokémon defensor esteja com alguma condição especial e com Mega Sceptile EX você é capaz de causar dano, acelerar energia e ainda curar seus pokémons, dando a esta dupla uma combinação excelente entre ataque, defesa e aceleração.

           Sceptile EX e sua mega evolução chegam para assumir o legado deixado por Virizion EX / Genesect EX, prometendo se tornar o principal deck de planta do formato por conseguir bater na fraqueza de grandes atacantes como Seismitoad EX, P.Groundon EX, P.Kyogre EX e outros. Esta variação vem sendo bastante utilizada em terras nipônicas e conquistando bons resultados por lá. Para quem gosta de decks de planta e de abusar das condições especiais vai ai uma boa dica de como utilizar Sceptile EX.

 

A LISTA

SCEPTILE EX / ARIADOS

Pokémon (15)

4x Sceptile Ex sceptile-ex-ancient-origins-aor-7
2x M.Sceptile Ex
2x Ariados
2x Spinarak
2x Dragalge
2x Skrelp
1x Lugia EX

Trainer (34)

4x Professor Sycamore
3x Shauna
2x Lysandre
1x Hex Maniac
3x Ultra Ball
4x VS Seekerariados-ancient-origins-aor-6
3x Muscle Band
2x Trainer’s Mail
2x Professor’s Letter
2x Switch
2x Level Ball
2x Sceptile Spirit Link
1x Energy Retrival
3x Forest of Giant Plants

Energia (11)

11x Grass Energy

 

 

        M.Sceptile EX é um pokémon muito forte com um ataque que causa um bom dano (100, com duas energias), porém suas grandes vantagens são seu poder de aceleração de energia e seu poder de cura. Assim M.Sceptile EX se torna um pokémon muito versátil que poderá se encaixar em muitos decks, mas nesta estratégia nosso grande atacante é outro. O ataque Useen Claw do Sceptile EX causa 60 + 70 de dano caso o pokémon defensor possua alguma condição especial, sendo capaz de nocautear muitos pokémons em apenas um hit.

         dragalge-flashfire-flf-71-ptcgo-1Sem Virizion EX no Formato Standard e com poucas cartas que removam ou previnam condições especiais, Ariados se torna uma grande arma graças a sua habilidade que envenena ambos os pokémons ativos (exceto pokémons Grass), formando um dupla incrível com Sceptile EX.

        E é assim que se desenrola nossa estratégia, Ariados envenenado o pokémon ativo do adversário para que Sceptile EX consiga causar 140 a 160 de dano em apenas um ataque. A habilidade de Dragalge impede que pokémons envenenados recuem, facilitando o nocautes de pokémons EX com 170 de HP. M. Sceptile EX será de grande ajuda para curar nossos atacantes depois de alguns turnos e Lugia EX será essencial em partidas mirro ou contra decks fire.

 

OPÇÕES

 

           Algumas cartas podem se encaixar muito bem nesta lista para equilibrar o deck em diferentes situações. Trevenant EX e Virizion são techs bem interessantes, apesar de deixar o deck em uma variação monotipe. Seus ataques podem ser bem úteis para a estratégia, o primeiro ataque do Trevenant EX causa 20 de dano e impede que o oponente recue, mais uma boa opção de combo com Ariados, seu segundo ataque causa 50 + 20 de dano para cada energia de planta ligada a ele, formando um combo interessante com M.Sceptile EX. Já Virizion pode te ajudar em situações difíceis com seu ataque Prize Count, que com apenas 2 energias  causa 40 + 80 de dano caso você possua mais prêmios restando do que o adversário.

           Outros pokémons também podem se encaixar muito bem neste deck, Charizard EX, se torna uma excelente opção em partidas mirror ou contra decks de metal,trevenant-ex-primal-clash-pcl-19 que no momento é o deck que tem maior vantagem contra condições especiais. O Wing Attack do Charizard EX mais Muscle Band pode derrubar pokémons Grass ou Metal com muita facilidade. Volcarona também é uma opção interessante caso você adicione algumas energias de fogo, ela se tornaria outro bom atacante em mirror’s e um ótimo acelerador de energias para Sceptile Ex. E nem preciso mencionar que Shaymin EX trará uma aceleração incrível a esta lista.

         Gengar EX surge como outra opção de parceiro para Sceptile EX, assim como Giratina EX, Vileplume e Beautifly, porém a entrada destes pokémons exige um mudança significativa na lista acima, mas são boas opções a se considerar. No Formato Expandido teríamos inúmeras outras mudanças possíveis capazes de deixar este deck excelente, entre elas, a substituição do estádio Forest of Giant Plant por Virbank City Gym, que facilitaria muitos nocautes já que poderíamos causar até 180 de dano com Unseen Claw [130 + 20 (Muscle Band) + 30 (Virbank City Gym) = 180].

 

CONCLUSÃO

 

           Sceptile EX traz de volta uma mecânica focada em condições especiais que acabou ficando esquecida após a chegada de Keldeo EX e Virizion EX. Com uma boa aceleração (Tanto de energia como de evolução) e um bom poder de compra, esse deck também pode se popularizar muito no ocidente.

          Jogar com Sceptile EX é muito simples, o que pode ser uma desvantagem pois os adversários estarão preparados para  enfrenta-lo. Ao mesmo tempo que jogar com condições especiais exige uma alta perícia do oponente que precisará manter cartas chaves na mão para se livrar das condições a todo turno. Outro problema para esta estratégia são partidas mirror, ou contra outros decks de planta, no qual você acaba perdendo muito poder de fogo, já que não conseguira envenenar os adversários pela habilidade de Ariados.

           Apesar dos contras, este deck tem um excelente potencial para se tornar um dos mais temidos do metagame e deve ser testado e adaptado ao nosso meta, para que consiga figurar entre os principais decks da temporada.

 

Até a Próxima.

 

 

donates 1

Anúncios