Por Antônio C. Pereira

               Olá amigos e amigas. Cada tipo Pokémon tem características próprias que os definem, logo, o tipo fogo possui alto teto de dano, mas descarta energias, psíquico pode envenenar ou deixar o oponente confuso, mas causa pouco dano, e assim por diante (sabemos que existem exceções como Mewtwo EX e Ho-oh EX, que fogem a regra). Para aproveitar essas constatações, hoje falaremos de um deck do tipo metal que é “osso duro de roer”:

A LISTA

Pokémon (13)

1x Aeghislash EX (Phantom Forces / Forças Fantasmas)
3x Bronzor (Phantom Forces / Forças Fantasmas)81-registeel-ex
3x Bronzong (Phantom Forces / Forças Fantasmas)
1x Cobalion EX (Plasma Storm / Tempestade de Plasma)
1x Jirachi EX (Plasma Blast / Explosão de Plasma)
3x Registeel EX (Dragons Exalted / Dragões Exaltados)
1x Keldeo EX (Legendary Treasures / Fronteiras Cruzadas)

Trainer (34)

1x Battle Compressor (Compressor de Batalha)
1x Heavy Ball (Bola Pesada)
2x Level Ball (Bola de Nível)
1x Max Potion (Poção Máxima)
2x Pokémon Communication (Comunicação Pokémon)
1x Scramble Switch (Chave de Embaralhamento)61-bronzong
1x Super Rod (Super Bastão)
1x Switch (Substituição)

1x Tool Scrapper (Sucateador de Ferramentas)
4x VS Seeker (Pesquisador VS)
1x Colress
1x Lysandre
3x N
1x Professor Birch’s Obsevations (Observações do Professor Birch)
4x Professor Sycamore
3x Steel Shelter (Abrigo de Aço)
2x Float Stone (Pedra Flutuante)
4x Hard Charm (Encanto Severo)
Energia (13)

4x Shield Energy
9x Metal Energy (Energia de Escudo)

ANALISANDO O DECK

               Registeel EX foi uma carta utilizada em alguns decks pelo seu primeiro ataque, Triple Laser, que permitia atingir até três Pokémons do adversário ao custo de três energias incolores. No período entre Black and White e Flash Fire era difícil trazer Pokémons do oponente que estavam no banco para a posição de ativo, por isso, essa carta funcionava como um sniper, atingindo o oponente direto no banco. Contudo, hoje abordaremos outras vias para esse EX, com uma ajuda extra para torná-lo o pesadelo de muitos decks que se especializam em dano direto.

      49-keldeo-ex      O segundo ataque de Registeel causa 80 pontos de dano e reduz o dano tomado por ataques em 20 pontos no próximo turno e, se ligarmos um Hard Charm e duas Shield Energies, teremos uma diminuição de 60 pontos de dano para ataque diretos, o que é muita coisa, tornando o nocaute em um hit possível para dois ou três Pokémons no atual formato.

            O ataque que usaremos, Protect Charge, é pesado se o olharmos sem interesse, mas com a ajuda fornecidas para os decks do tipo metal podemos usá-lo já no segundo turno. A aceleração de energias fica por conta do Bronzong e seu Metal Link, que resgata uma energia básica de metal da pilha de descartes e o liga a um Pokémon no banco, e Keldeo EX mantém a movimentação no campo com o combo Rush In e Recuo (graças à Float Stone), mantendo as energias em campo e nos Pokémons certos.

            Os demais Pokémons foram escolhidos para atrasar o oponente, ou ajudar em momentos críticos da partida. Cobalion EX é um atacante rápido para esse deck e ainda permite descartar energias65-aegislash-ex especiais do Pokémon ativo do oponente, muito útil para retardar ataques com alto dano ou eventuais Quaiking Punchs de Seismitoad EX. Aegislah EX ajuda a evitar ataque que usem energias especiais (com a habilidade Mighty Shield), tornando a troca de prizes bem desfavorável para o adversário e, eventualmente, conseguindo abater alguns Pokémons no outro lado da mesa. Já Jirachi EX nos permite conseguir o melhor Supporter para a rodada em que está sendo jogado com a habilidade Stellar Guidance.

  Shield-Energy-Primal-Clash-143          As trainers possuem uma seleção de cartas voltadas para a conservação de recursos, por isso contamos com Pokémon Communication para buscar cartas sem ter de descartar algo de nossa mão, Level Ball para montar Bronzong e procurar por Jirachi EX e Heavy Ball para alguma eventualidade. A combinação Scramble Switch e Max Potion torna um nocaute certo em uma frustração para o nosso oponente, Super Rod permite-nos resgatar Pokémons e energias do descarte, se não houver alternativas. Tool Scrapper elimina o receio de ser alvo de Head Rings, e estádio ajuda a impedir condições especiais, podemos dizer adeus ao envenenamento, confusão, paralisia…

OPÇÕES

          84-cobalion  Uma das poucas opções para a modificação desse deck que podemos sugerir seria a utilização de um Pokémon não EX para causar dano. Habilidades ou efeitos que negam dano EX ou impedem EX e/ou Pokémons Básicos de atacar são desastrosos para esse deck. Boa pedida para essa lista pode ser Excadrill (Primal Clash, nº 97), Cobalion (Noble Victories n°84) ou Heatran (Phantom Forces)

CONCLUSÃO

            Pokémons do tipo fogo, Pyroar (Flash Fire) em especial, são partidas sem saída. Demais decks podem ser contornados com um pouco de estudo e atenção, por isso, observe atentamente o deck oponente e use as informações para planejar as rodadas seguintes. No mais, é isso.

Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.

379 (1)

              Monte e jogue com este deck, e depois envie suas opiniões para nós. Estamos curioso para saber o quanto divertido foi sua experiência.

Ate a próxima!!

Anúncios