Olá amigos e amigas. Escrevo com certa regularidade para o blog Delta Pokémon, e hoje trarei um pouco da proposta do site mais rouge do Brasil, ou seja, um deck eficiente e o mais divertido possível para jogadores competitivos ou não.

        A lista a ser analisada nasceu de um desafio entre jogadores no modo online do Pokémon TCG, cujas regras serão explicadas na análise. Acompanhem a decklist e espero que curtam!

 

A LISTA

EXEGGUTOR / SLURPUFF

Pokémon (18)

4x Exeggutor (Plasma Freezer, nº 04)exeggutor-plasma-freeze-plf-5-ptcgo-1
4x Exeggcute (Plasma Freezer, nº 05)
2x Slurpuff (Phanton Force, nº 69)
2x Slurpuff (XY, nº 95)
4x Swirlix
1x Jirachi EX
1x Munna (Boundaries Crossed, nº 68 )

Trainer (36)

4x Professor Sycamore
1x Lysandre
1x N
4x VS Seeker
4x Ultra Ball
3x Battle Compressorslurpuff-phantom-forces-phf-69
1x Computer Search
4x Crushing Hammer
1x Enhanced Hammer
4x Hypnotoxic Laser
1x Sacred Ash
1x Startling Megaphone
1x Switch
3x Muscle Band
3x Virbank City Gym

Energia (6)

6x Fairy Energy

 

 

Existiram três regras para o desafio:

– Os Pokémons não poderiam ter mais 100 HP

– Pokémons com o ataque Night March eram proibidos

– O deck não poderia ultrapassar o valor de R$ 160,00 (base de preços do site Troll & Toad)

 

            A partir dessas diretrizes o vencedor do desafio, Mike PTCGo, partiu da base de deck Exeggutor já descrita pela Copag (clique aqui para ver esta análise) e também pela Delta (clique aqui para ver esta análise), fazendo algumas alterações que mudou a mecânica do baralho, sem alterar a eficiência do mesmo.

            A linha máxima permitida de cartas (quatro cópias) está presente na linha de ataque do deck, Exeggcute e Exeggutor.hypnotoxic-laser-plasma-storm-pls-123-ptcgo-1 O coqueiro é muito rápido de montar e seu ataque Bloqueio, mesmo com pouco dano, cria um grande problema para o oponente, por impedi-lo de usar cartas supporter’s e, com isso, o adversário não tem acesso a Lysandre, Colress, Sycamore, N, e outros. Exeggcute também pode ser usado como descarte para pagar custos das Ultra Ball’s e Computer Search por exemplo, minimizando a perda de recursos ao longo da partida. Contamos ainda com a dobradinha Hypnotoxic Laser e Virbank City Gym, para acelerar o processo de nocautes dos pokémons adversários.

           A grande mudança dessa lista é a utilização de dois Slurpuff’s diferentes, das coleções XY e Phanton Force. O Slurpuff (XY) possui a habilidade Sweet Viel, que impede condições especiais no nosso Pokémon ativo, caso este tenha energias de fada anexadas a ele, e o Slurpuff (Phanton Force) permite compras extras com Tasting, diminuindo e muito dependência de compras com a utilização de supporter’s. Além das vantagens óbvias de imunidade aos Lasers e ataques inimigos, permitiu ao Mike usar e abusar da habilidade do pokémon Munna. Esse Pokémon possui a habilidade Long-Distance Hypnosis, que te permite jogar uma moeda, e se der cara deixa o pokémon ativo do adversário adormecido, se der coroa o nosso fica sob essa condição especial, mas, Slurpuff (XY) impede que fiquemos adormecidos, só deixando as vantagens na utilização dessa carta.

           O deck conta com alguns métodos de aceleração do setup, Battle Compressor ajuda muito a mover os Exeggcute’sslurpuff-xy-95-ptcgo-1 para o descarte (e depois para a sua mão graças à habilidade Propagation), e a remover cartas que não tem utilidade na partida atual. Usamos o supporter Professor Sycamore com o objetivo de acelerar a montagem do jogo e descartar mais cartas inúteis, e Computer Search para acharmos cartas específicas para fechar a estratégia. Já os supporter’s de compra são poucos, pois, com Tasting é possível manter uma quantidade razoável de cards na mão e comprar até três cartas por rodada.

          Por último temos cartas para atrasar o oponente. Crushing Hammer retira energias do campo, deixando o adversário com dificuldades de atacar ou recuar, Enhanced Hammer ajuda a remover energias especiais sem depender da moeda, que uma hora ajuda, outra não. Lysandre torna-se ótimo para puxar para a posição de ativo pokémons chaves para a estratégia opositora, minando as possibilidades de contra ataque e reviravoltas ao longo das partidas.

 

OPÇÕES

 

        As modificações nesse deck ficam por conta de qual formato jogaremos, e quanto dispomos para gastar. Podemos, por exemplo, substituir Slurpuff (XY) por Virizion EX (trocando também as energias básicas para Grass), ato esse que facilitaria muito a montagem do jogo.

      virizion-ex-plasma-blast-plb-9-ptcgo-1 Jirachi EX e Slurpuff (PHF) dariam lugar ao Shaymin EX, acelerando as compras na abertura da partida e, por tabela, gerando duas vagas para outras cartas a nossa escolha. Para aumentar a eficiência das condições especiais, poderíamos lançar mão de algumas cópias de Energy Switch e Malamar EX, eliminando a dependência de moedas para adormecer o pokémon oponente.

 

CONCLUSÃO

 

          Esse deck é muito bom para os iniciantes ou para dar uma variada, indicado para aquelas partidas no intervalo da escola ou do trabalho. É necessário lembrar que ele foi desenvolvido para um metagame mais simples e com pokémons com baixo HP, mas não quer dizer que seja ruim, ou inútil. Espero que tenham gostado das dicas, e que ponham em prática assim que puderem.

           No mais, é isso. Boa jogatina a todos.Nos esbarramos por aí.

 

 

donates 1

 

Matéria originalmente publicada por Copag Pokémon (Para ler este artigo no site da Copag Clique aqui).

Anúncios