Por Antônio C. Pereira

            Olá amigos e amigas. Os Pokémons tipo Fada foram introduzidos a partir da coleção XY, trazendo vários Pokémons de suporte, com habilidades e ataques voltados principalmente para cura e retirada de condições especiais. Houve tentativas de criar de decks monotipo, mas os atacantes fadas eram poucos, o que levou muitos jogadores a desistirem dessa ideia. Contudo, a coleção Primal Clash trouxe algumas cartas que ressuscitaram a opção Fada. Vejamos um exemplo:

A LISTA

Pokémon (17):

3x Xerneas (XY)67-florges-ex
3x Florges EX (Phanton Force / Força Fantasma)
3x Exeggcute (Plasma Freeze / Explosão de Plasma)
2x Spritzee (XY)
2x Aromatisse (XY)
2x Gardevoir EX (Primal Clash / Conflito Primitivo)
2x Mega Gardevoir EX (Primal Clash / Conflito Primitivo)

Trainer (33):

4x Sky Field
3x Professor Syncamore
3x Ultra Ball (Ultra Bola)
3x Muscle Band (Faixa Musculosa)
3x Max Potion (Poção Máxima)96-xerneas
2x Lysandre
1x Pokémon Fan Club (Fã Clube Pokémon)
2x VS Seeker (Pesquisador VS)
2x Random Receiver (Receptor Aleatório)
1x Battle Compressor (Compressor de Batalha)
3x Switch (Substituição)
2x Colress
1x N
1x Computer Serch (Busca Computadorizada)
1x Sacred Ash (Cinza Sagrada)
1x Gardevoir Spirit Link (Elo Espiritual de Gardevoir)

Energia (10):

10x Fairy Energy

ANALISANDO O DECK

            A mecânica desse deck se divide em dois momentos ao longo das partidas, no início montamos o campo, e depois partimos para a ofensiva. Mas, será preciso paciência em alguns momentos, pois, nem sempre a mão inicial vai ajudar-nos, aí entram a cabeça fria e o planejamento.

            Xerneas é o Pokémon ideal para iniciarmos a partida, seu ataque Geomancy 93-aromatisseajuda a trazer energias do deck direto para o banco, acelerando muito a montagem do estratagema. O banco com duas Spritzee e Florges EX no primeiro turno é um detalhe importante para ajudar a mover energias cedo (com a habilidade de Aromatisse, que evolui de Spritzee), e termos um atacante pronto no segundo ou terceiro turno.

            Quem atuará como atacante por um longo tempo nas partidas será Florges EX, seu primeiro ataque pode ser útil no primeiro turno, caso seja forçado a ter essa fada como ativo no princípio do jogo. Porém, o que realmente nos interessa é seu segundo ataque, Bright Garden, que causa 20x o número TOTAL de Pokémons Fada e Grama em jogo (ou seja, seus e do oponente), por apenas uma Energia Fada e uma Incolor. Logo, danos suficientes para nocautear Pokémons EX podem ser obtidos no segundo turno da partida.

            As cartas que propiciaram essa ideia é, na verdade, um combo interessante de Sky-Field-Roaring-Skies-89cartas. Juntando Battle Compressor que descarta três cartas do deck, com Exeggcute e sua habilidade Propagation, e o Stadium Sky Field, que permite termos até oito Pokémons em campo, temos um bom dano ao fim do turno. Mesmo com a quebra de estádio, ainda podemos ter danos de até 140, sem depender de Pokémons do oponente, anexando Muscle Band na Florges EX, e, quando Sky Field retornar ao jogo, basta resgatarmos os Exeggcutes novamente e colocá-los no banco.

            Com Aromatisse em campo, podemos usar sua habilidade, Fairy Transfer, para movermos energias Fada como desejarmos. Isso permite a utilização de Max Potion sem a preocupação de perdermos energias em campo, o que é de grande ajuda para nós, pois, Florges EX não possui HP muito alto para um EX, apenas 160, e pode ser nocauteada com certa facilidade. Sacred Ash entra para voltar Pokémons para o deck, pois contamos com poucas cópias de cada carta, e perder uma Florges EX ou Aromatisse de forma prematura, pode ser desastroso para nós a longo prazo.

          M-Gardevoir-EX-Primal-Clash-106  O supporter Colress será amplamente usado ao longo das partidas, como contaremos com o banco cheio na maioria dos turnos, essa carta garante uma quantidade de compras boa, sempre que for usada. Já Pokémon Fan Club, tem papel interessante nos primeiros turnos, por permitir comprar Pokémons básicos, mas ao fim do jogo e torna uma carta morta, por isso a opção de apenas uma cópia dela.

            Mega Gardevoir EX é uma saída para um possível Pyroar perdido no metagame, sim, ele vive e causa estrago sem Mega Gardevoir no nosso deck. Esse leão não sofre dano por ataques causados por Pokémons básicos, e as únicas evoluções no deck de fadas original que possuímos eram Aromatisse e Slurpuff, atacantes ruins, e as evoluções do tipo Grama exigiriam a troca de energias, fazendo o deck perder rendimento. Logo, essa mega evolução caiu como uma luva para o baralho por vários motivos, por usar energias Fada para atacar, por contarmos com uma mecânica de busca e movimentação de energia, e por termos as energias como multiplicador de dano, pois Bright Arrow causa o dano de 30x o número de energias Fada que temos em campo.

OPÇÕES

            O retorno da Level Ball é muito bom para essa lista, sendo mais um auxílio para buscar a linha evolutiva de Aromatisse e também os Exeggcutes quando necessário. 073- KlefkiAssim como a utilização de uma cópia de Fairy Garden pode ser testada, pois pode ser útil em certos momentos.

       Um Pokémon interessante para techs é o Klefki, sua habilidade Secret Key dobra a resistência dos Pokémons fada, o que, contra um deck dark, pode ser muito conveniente. E os Pokémons dark que mais sofrem contra esse tech são Yveltal e Yveltal EX, que tem seu dano muito reduzido.

CONCLUSÃO

            O deck Florges EX / Gardevoir EX tem um sistema de dano parecido com o badalado Mega Rayquaza EX, mas, por ser bem mais frágil, não foi ou será muito usado. Cheguei a testar as fadas contra Emerald Break e o resultado não me surpreendeu, o Quaza levou todas. Contudo, as fadas são uma boa alternativa que quem está sem recursos, ou quer ter um segundo deck se ter de que gastar muito dinheiro com a base de Pokémons. No mais, é isso. Boa jogatina a todos.

Nos esbarramos por aí.

671Florges

                Monte e jogue com este deck, e depois envie suas opiniões para nós. Estamos curioso para saber o quanto divertido foi sua experiência.

Ate a próxima!!

Anúncios