Ola treinadores, bem vindos a Delta Pokémon.

           Com a virada do formato Standard (Modificado) para XY-ON e a chegada da nova coleção Ancient Origins, o deck Night March promete ganhar ainda mais força e mais aceleração, com um novo segundo atacante e mais pokémons de draw, podendo se tornar o principal deck a ser batido no começo da temporada.

              Para entendermos o porque este deck pode ser tornar tão forte, vou apresentar duas versões que estão jogando no Japão, mesmo o metagame deles sendo muito desfavorável para estes pequenos, mais temidos, pokémons.

 

A LISTA

NIGHT MARCH / SLURPUFF

Pokémon (20)

4x Pumpkaboopumpkaboo-phantom-forces-phf-44
4x Joltik
4x Lampent
2x Slurpuff
2x Swirlix
2x Vespiquen
2x Combee

Trainer (34)

4x Professor Sycamore
2x Shauna
1x Lysandre
1x Teammates
4x Battle Compressorslurpuff-phantom-forces-phf-69
3x Acro Bike
3x Trainer’s Mail
4x VS Seeker
4x Ultra Ball
1x Escape Rope
3x Muscle Band
4x Dimension Valley

Energia (6)

4x D.C.E
2x Psychic Energy

 

Night March - Slurpuff

 

          A estratégia deste deck já é conhecida por todos, descartar o maior numero de pokémons que possuam o ataque Night March, para que você possa causar danos muito altos no começo do jogo. Se você é novo no Pokémon TCG e ainda não conhece este deck, o ataque Night March causa 20 de dano vezes o numero de pokémons em sua pilha de descartes com este ataque. Parece pouco, mas com tantas cartas de descarte presentes nesta lista você consegue chegar a 160/180 de dano ainda no primeiro turno, desestabilizando qualquer estratégia adversária. Para ver uma análise completa do deck Night March e entender sua mecânica de jogo, leia a matéria Night March / Flareon – A vingança dos caídos.

           battle-compressor-phantom-forces-phf-92Com a queda de Mew EX e Flareon este deck perderia muitos recursos, já que estes eram suas principais opções como segundo atacantes e sem Empoleon, toda a estratégia poderia ficar mais lenta. Para resolver o problema do draw engine substituímos Empoleon por Slurpuff, que não é tão eficiente mas traz uma grande consistência a lista por proporcionar uma carta extra a todo turno. E para substituir o lugar de segundo atacante deixado por Flareon, temos Vespiquen a rainha da Ancient Origins.

           Vespiquen é uma versão melhorada do Flareon Plasma, seu primeiro ataque com uma energia qualquer causa 10 de dano e lhe permite comprar cartas ate que você tenha 6 cartas na mão. Seu segundo ataque Bee Revenge, causa 20 + 10 de dano para cada pokémon que você tenha em sua pilha de descarte, pode até parecer pouco dano, mas com muito recurso para descartar e com muitos pokémons de baixo HP, você conseguirá elevar o dano de Vespiquen muito facilmente. Além de seus grandes ataques, Vespiquen possui recuo 0 e ainda consegue bater na fraqueza de Seismitoad EX, P.Groundon EX, Wailord EX, P.Kyogre EX, entre outros. Outro motivo para este pokémon se tornar uma grande opção é o fato de que não temos nenhum deck de fogo presentes entre os possíveis Top deck’s do início da próxima temporada.

 

Pumpkaboo

 

        Podemos considerar esta variação de Night March como conservadora, tentando manter o controle durante todo o jogo, não abusando tanto dos descartes e buscando mais consistência durante a partida.

          Já a versão abaixo coloca Night March próximo da categoria de deck’s Donk, devido a seu poder absurdo de aceleração e aumento de dano, e esta sim fará deste um dos deck mais temidos no formato XY-ON.

 

A LISTA

NIGHT MARCH / VESPIQUEN

Pokémon (25)

4x Joltikjoltik-phantom-forces-phf-26
4x Pumpkaboo
4x Lampent
4x Unown
3x Vespiquen
3x Combee
3x Shaymin EX

Trainer (27)

4x Professor Sycamore
1x Shauna
2x Lysandre
1x Teammates
4x Ultra Ballvespiquen-ancient-origins-aor-10
4x VS Seeker
4x Battle Compressor
2x Revive
1x Escape Rope
4x Dimension Valley

Energia (8)

4x D.C.E
2x Grass Energy
2x Psychic Energy

 

Night March - Vespiquen

 

             Nesta variante a estratégia é abusar da habilidade de Shaymin EX, que quando você o coloca em jogo te permite comprar até você ficar com 6 cartas na mão, ajudando a acumular dano rápido para os Night March’s, e Unown, que caso ele esteja em seu banco permite que você descarte-o e compre uma carta, assim você consegue comprar uma carta e descartar mais um pokémon para aumentar o dano de Vespiquen.

            Você deverá começar o jogo atacando forte com os Night March’s para conseguir alguns Hit K.O nos primeiros turnos, e logo em seguida deixar que Vespiquen assuma o lugar de atacante forte.

 

CONCLUSÃO

 

         Apesar de todo o speed e toda a força de ataque deste deck, partidas contra Wobbuffet, Silent Lab e decks que não usem pokémons EX, trazem bastante dificuldade para Night March. O numero reduzido de energias também será um problema quando se enfrentar decks que usem muitos martelos ou Aegislash EX, fora isso você deverá levar vantagem contra todos os outros deck’s.

           Este deck demonstrou na última temporada ter potencial para frequentar o os altos tier’s do metagame, com mais cartas de aceleração e com um novo parceiro como segundo atacante forte, além do baixo custo, Night March deverá estar sempre figurando entre os deck importantes da temporada, mas se vai se firmar ou não no meta, só o tempo dirá.

 

             Até a Próxima!

 

 

donates 1

Anúncios