Por Delta Pokémon

                  Faltando apenas alguns dias para o lançamento da coleção Anciente Origins, a Delta Pokémon resolveu entrar no Hype desta coleção, que vem trazendo muitas cartas incríveis. Resolvemos fugir um pouco da nossa linha de deck’s rogues e divertidos para falar um pouco de metagame.

              Este mês vamos fazer uma análise dos deck’s da AO que vem se popularizando no Japão, com as principais estrelas desta coleção. E para começarmos nada menos que uma análise do deck do rei da destruição. Agora chega de enrolar e vamos a  lista.

A LISTA

Pokémon (13)

4x YveltalM TYRANITAR EX XY ANCIEN ORIGINS 43-98
3x M.Tyranitar Ex
3x Tyranitar Ex
1x Yveltal Ex
1x Absol
1x Sableye

Trainer (35)

4x Professor Sycamore
3x Shauna
3x Tierno
2x Lysandre
4x Ultra Ball
3x Vs.Seeker
3x Switch78-yveltal
2x Battle Compressor
2x Mega Turbo
1x Professor Letter
2x Hard Charm
1x Muscle Band
3x Tyranitar Spirit Link
2x Shadow Circle

Energias (12)

3x D.C.E
4x Dangerous Energy
5x Darkness Energy

ANÁLISANDO O DECK

                A ideia aqui é começar o jogo com Yveltal, por isso quatro copias deste pokémon. Seu primeiro ataque é o que nos interessa, Oblivion Wing causa 30 de dano e recupera uma energia básica da pilha de descartes ligando-a a um de seus pokémons no banco. A função de Yveltal é segurar o jogo para que você tenha tempo de montar o Rei da Destruição, além de acelerar sua energização, ele causa os marcadores de dano necessários para que M.Tyranitar consiga nocautear os pokémons adversários com apenas um ataque.

           Isso mesmo meu caro, M.Tyranitar será capaz de nocautear qualquer pokémon que possua ao menos 3 marcadores de dano. Seu ataque Destruction King, causa Absol-Roaring-Skies-40absurdos 110+60 de dano para cada marcador no pokémon defensor. Vou dar um exemplo para que você possa entender o quanto destrutivo M.Tyranitar pode ser; imagine que você esta enfrentando um Wailord Ex(250 de HP) que sofreu um simples Oblivion Wing no ultimo turno. Você começa seu turno com o Wailord adversário ainda com 220 de HP, eis que você consegue energizar seu M.Tyranitar e coloca-lo como ativo, seu ataque causará nada menos que 290 de dano [110+ (3×60)]. Agora imagine esse mesmo Wailord com apenas 10 de HP, você causará incríveis 1550 de dano em apenas um ataque [110+(24×60)].

             Alem de seu ataque extremamente destrutivo, M.Tyranitar ainda possui uma Ancient Trait que permite que você ligue duas ferramentas pokémon a ele ao mesmo tempo. Mas cuidado com essa habilidade, pois você pode ser alvo de dois Head Ringer ao mesmo tempo e ter um M.Tyranitar inutilizável no jogo.

           Tyranitar Ex é um pokémon muito pesado, tanto em seu custo de recuo quanto Sableyeem seu custo de ataques, mas pode ajudar a segurar o jogo caso seja necessário. Absol pode ser um grande trunfo, graças a sua habilidade, Cursed Eyes, que permite que você mova 3 marcadores de dano de um pokémon do oponente para outro, quando você o coloca em jogo vindo de sua mão. Sendo de grande ajuda para que M.Tyranitar consiga aqueles nocautes importantes.

          Sableye tem um ataque muito interessante, Bewitching Eyes, permite que você use um suporte da pilha de descartes do oponente como efeito deste ataque, ótima forma de sair de uma situação difícil ou se livrar de uma mão morta.

OPÇÕES

           129-team-flare     A um primeiro momento Golbat seria um aliado excelente a M.Tyranitar e provavelmente será a opção mais usada no Ocidente.

               Para atrasar o setup do oponente e nos dar mais algum tempo, Martelos e Team Flare Grunt podem se juntar a lista, além de Shaymin Ex e Hoopa Ex que tem excelentes habilidades e se encaixam em qualquer deck competitivo. Se você pretende usar Golbat como principal aliado de M.Tyranitar vai ai outra sugestão de lista.

A LISTA

Pokémon (18)
3x Tyranitar Ex  TYRANITAR EX 42-98
2x M.Tyranitar Ex
2x Yveltal
1x Yveltal Ex
1x Shaymin Ex
1x Hoopa Ex
4x Zubat
4x Golbat

Trainers (30)
4x Professor Sycamore
3x Professor Birch Observation
1x Pokémon Fan Clube
2x Lysandre
1x AZ
4x Ultra Ball
3x Vs.Seeker32-golbat
2x Battle Compressor
2x Switch
3x Super Scoop Up
2x Exp.Share
3x Tyranitar Spirt Link

Energias (12)
4x D.C.E
5x Darkness Energy
3x Dangerous Energy

CONCLUSÃO

              Em questão de poder de ataque, M.Tyranitar chega a ser absurdo, podendo causar HIT K.O de forma extremamente simples.

                  As grandes dificuldades para este deck são o custo de recuo dos seus principais pokémons e o alto custo de ataque de Tyranitar Ex e M.Tyranitar Ex. Outro problema para este deck será sua fraqueza. Lucario Ex e M.Manectric Ex são muito rápidos e conseguem atingir altíssimos danos nos primeiros turnos, além de outros pokémons que podem derrubar Tyranitar e Yveltal com extrema facilidade, Raichu, Machamp Ex, P.Groudon, M.Rayquaza Ex, Dedene, Night March, são alguns exemplos. Giratina e Vileplume também podem atrasar o setup deste deck consideravelmente, desestabilizando bastante nossa estratégia.

             Apesar de ainda não termos uma boa definição do formato futuro, já podemos perceber que M.Tyranitar enfrentará muitas dificuldades para se firmar nos principais Tier’s, mas com todo o seu poder de ataque e com o talento e criatividade de alguns jogadores, poderemos ver uma combinação que consiga demonstrar todo o seu grande poder.

Mega-Tyranitar_(dream_world)

                Monte e jogue com este deck, e depois envie suas opiniões para nós. Estamos curioso para saber o quanto divertido foi sua experiência.

Ate a próxima!!

Anúncios